Comunidades de práticas virtuais dos técnicos administrativos em educação de Instituições de Ensino Superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informação em Pauta |
Texto Completo: | http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/6244 |
Resumo: | Apresenta-se a “Gestão pública dos técnicos administrativos em educação” (GPTAE) à luz das comunidades de práticas virtuais como um grupo que, se utilizando dessa estratégia, amplia e desenvolve conhecimentos entre os componentes oriundos de várias regiões e vinculados a diferentes instituições de ensino superior (IES) brasileiras. Trata-se de estudo de caso, realizado por meio de pesquisa documental, bibliográfica e observação participante, com abordagem qualitativa e uso de netnografia. Os resultados atestam extrapolação da comunidade de prática virtual. As ações saem do campo virtual e se materializam como consequência da união e do engajamento dos envolvidos. Infere-se que a comunidade GPTAE preocupa-se com o aprendizado coletivo, com a atualização e a gestão dos conteúdos gerados e disseminados entre seus integrantes, como também incentiva o compartilhamento de conhecimentos através de editais anuais para publicação de electronic books (ebooks). |
id |
UFC-15_4dc133b7d23c8e3f1cdcaec2ff8ca1d0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufc:article/6244 |
network_acronym_str |
UFC-15 |
network_name_str |
Informação em Pauta |
repository_id_str |
|
spelling |
Comunidades de práticas virtuais dos técnicos administrativos em educação de Instituições de Ensino SuperiorComunidades de práticas virtuais. Comunidades de práticas. CoP. Gestão pública dos técnicos administrativos em educação. Equipe GPTAE.Apresenta-se a “Gestão pública dos técnicos administrativos em educação” (GPTAE) à luz das comunidades de práticas virtuais como um grupo que, se utilizando dessa estratégia, amplia e desenvolve conhecimentos entre os componentes oriundos de várias regiões e vinculados a diferentes instituições de ensino superior (IES) brasileiras. Trata-se de estudo de caso, realizado por meio de pesquisa documental, bibliográfica e observação participante, com abordagem qualitativa e uso de netnografia. Os resultados atestam extrapolação da comunidade de prática virtual. As ações saem do campo virtual e se materializam como consequência da união e do engajamento dos envolvidos. Infere-se que a comunidade GPTAE preocupa-se com o aprendizado coletivo, com a atualização e a gestão dos conteúdos gerados e disseminados entre seus integrantes, como também incentiva o compartilhamento de conhecimentos através de editais anuais para publicação de electronic books (ebooks).Universidade Federal do Ceará2017-06-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEstudo de caso; Pesquisa documental, bibliográfica e observação participante.application/pdftext/htmlhttp://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/624410.32810/2525-3468.ip.v2i1.2017.6244Informação em Pauta; Vol 2 No 1 (2017): Informação em Pauta; 8-27Informação em Pauta; v. 2 n. 1 (2017): Informação em Pauta; 8-272525-346810.32810/2525-3468.ip.v2i1.2017reponame:Informação em Pautainstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/6244/30020http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/6244/30029Copyright (c) 2017 Informação em Pautahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRimá, Jacqueline de CastroGarcia, Joana Coeli RibeiroTargino, Maria das Graças2022-01-01T04:43:07Zoai:periodicos.ufc:article/6244Revistahttp://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/indexPUBhttp://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/oaiinformacaoempauta@gmail.com||2525-34682525-3468opendoar:2022-01-01T04:43:07Informação em Pauta - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comunidades de práticas virtuais dos técnicos administrativos em educação de Instituições de Ensino Superior |
title |
Comunidades de práticas virtuais dos técnicos administrativos em educação de Instituições de Ensino Superior |
spellingShingle |
Comunidades de práticas virtuais dos técnicos administrativos em educação de Instituições de Ensino Superior Rimá, Jacqueline de Castro Comunidades de práticas virtuais. Comunidades de práticas. CoP. Gestão pública dos técnicos administrativos em educação. Equipe GPTAE. |
title_short |
Comunidades de práticas virtuais dos técnicos administrativos em educação de Instituições de Ensino Superior |
title_full |
Comunidades de práticas virtuais dos técnicos administrativos em educação de Instituições de Ensino Superior |
title_fullStr |
Comunidades de práticas virtuais dos técnicos administrativos em educação de Instituições de Ensino Superior |
title_full_unstemmed |
Comunidades de práticas virtuais dos técnicos administrativos em educação de Instituições de Ensino Superior |
title_sort |
Comunidades de práticas virtuais dos técnicos administrativos em educação de Instituições de Ensino Superior |
author |
Rimá, Jacqueline de Castro |
author_facet |
Rimá, Jacqueline de Castro Garcia, Joana Coeli Ribeiro Targino, Maria das Graças |
author_role |
author |
author2 |
Garcia, Joana Coeli Ribeiro Targino, Maria das Graças |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rimá, Jacqueline de Castro Garcia, Joana Coeli Ribeiro Targino, Maria das Graças |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunidades de práticas virtuais. Comunidades de práticas. CoP. Gestão pública dos técnicos administrativos em educação. Equipe GPTAE. |
topic |
Comunidades de práticas virtuais. Comunidades de práticas. CoP. Gestão pública dos técnicos administrativos em educação. Equipe GPTAE. |
description |
Apresenta-se a “Gestão pública dos técnicos administrativos em educação” (GPTAE) à luz das comunidades de práticas virtuais como um grupo que, se utilizando dessa estratégia, amplia e desenvolve conhecimentos entre os componentes oriundos de várias regiões e vinculados a diferentes instituições de ensino superior (IES) brasileiras. Trata-se de estudo de caso, realizado por meio de pesquisa documental, bibliográfica e observação participante, com abordagem qualitativa e uso de netnografia. Os resultados atestam extrapolação da comunidade de prática virtual. As ações saem do campo virtual e se materializam como consequência da união e do engajamento dos envolvidos. Infere-se que a comunidade GPTAE preocupa-se com o aprendizado coletivo, com a atualização e a gestão dos conteúdos gerados e disseminados entre seus integrantes, como também incentiva o compartilhamento de conhecimentos através de editais anuais para publicação de electronic books (ebooks). |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Estudo de caso; Pesquisa documental, bibliográfica e observação participante. |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/6244 10.32810/2525-3468.ip.v2i1.2017.6244 |
url |
http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/6244 |
identifier_str_mv |
10.32810/2525-3468.ip.v2i1.2017.6244 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/6244/30020 http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/6244/30029 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Informação em Pauta https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Informação em Pauta https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Informação em Pauta; Vol 2 No 1 (2017): Informação em Pauta; 8-27 Informação em Pauta; v. 2 n. 1 (2017): Informação em Pauta; 8-27 2525-3468 10.32810/2525-3468.ip.v2i1.2017 reponame:Informação em Pauta instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Informação em Pauta |
collection |
Informação em Pauta |
repository.name.fl_str_mv |
Informação em Pauta - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
informacaoempauta@gmail.com|| |
_version_ |
1797231542242639872 |