A biblioteca no contexto da cultura maker

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabral, Viviane de Holanda
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informação em Pauta
DOI: 10.36517/2525-3468.ip.v7i00.2022.78109.1-3
Texto Completo: http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/78109
Resumo: Os espaços maker são espaços definidos pelo trabalho colaborativo, que disponibilizam tecnologias, ferramentas e recursos para a criação de projetos individuais e coletivos. Entretanto, não são os equipamentos que definem o espaço. O espaço evidencia-se pelo fortalecimento das ações coletivas. Nesse sentido, a pesquisa busca interpretar de que modo a filosofia maker e os pressupostos da cultura maker podem contribuir para as bibliotecas universitárias? Quanto aos objetivos, esta tem, como objetivo geral: identificar as contribuições da cultura maker para as bibliotecas universitárias, como objetivos específicos: analisar as interlocuções teóricas entre a cultura maker e as bibliotecas, com ênfase nas bibliotecas universitárias; identificar ações, atividades e tecnologias que podem ser utilizadas em espaços maker nas bibliotecas universitárias; identificar ações, atividades e tecnologias da Biblioteca de Ciências Humanas da UFC que dialogam com a filosofia maker. Para tanto, realizou-se uma pesquisa em bases de dados e em outras fontes formais de informação, a fim de compor uma revisão de literatura. Assim, identificou-se que algumas bibliotecas brasileiras e no mundo têm um caráter similar à proposta e filosofia dos espaços maker. Como estratégia metodológica, adotou-se a perspectiva dialética por meio de uma pesquisa exploratória. A partir da BCH/UFC, realizou-se a coleta dos dados, por meio de entrevista não estruturada, sobre as ações extensionistas desenvolvidas pela biblioteca nos últimos sete anos, via Google Meet e por telefone com a gestão anterior e atual da referida biblioteca. A partir do contato estabelecido com os gestores e bibliotecários da BCH, bem como durante as conversas e discussões informais, este estudo fomentou um projeto colaborativo de implantação de um espaço maker na BCH. Os dados da pesquisa evidenciam que as ações extensionistas desenvolvidas pela BCH são próximas da filosofia da cultura maker, tem impacto, estimula a colaboração e troca de conhecimentos entre as pessoas. Conclui-se que o engajamento dos bibliotecários da BCH no desenvolvimento das ações extensionistas está alinhado com a cultura maker, especialmente porque traz em seu núcleo a colaboração, incentivo à aprendizagem, descobertas, cocriação e compartilhamento de recursos. Portanto, esta pesquisa mostra que as bibliotecas são locais que podem incorporar aspectos da cultura maker e implantar esses espaços alternativos, inclusive em ações que sejam desenvolvidas sob a égide da extensão, assim como já vêm acontecendo em outras bibliotecas pelo mundo.
id UFC-15_554b91d44d0b4cc389ee10a227cf4c36
oai_identifier_str oai:periodicos.ufc:article/78109
network_acronym_str UFC-15
network_name_str Informação em Pauta
spelling A biblioteca no contexto da cultura makerCultura makerBiblioteca universitáriaInovaçãoCultura makerOs espaços maker são espaços definidos pelo trabalho colaborativo, que disponibilizam tecnologias, ferramentas e recursos para a criação de projetos individuais e coletivos. Entretanto, não são os equipamentos que definem o espaço. O espaço evidencia-se pelo fortalecimento das ações coletivas. Nesse sentido, a pesquisa busca interpretar de que modo a filosofia maker e os pressupostos da cultura maker podem contribuir para as bibliotecas universitárias? Quanto aos objetivos, esta tem, como objetivo geral: identificar as contribuições da cultura maker para as bibliotecas universitárias, como objetivos específicos: analisar as interlocuções teóricas entre a cultura maker e as bibliotecas, com ênfase nas bibliotecas universitárias; identificar ações, atividades e tecnologias que podem ser utilizadas em espaços maker nas bibliotecas universitárias; identificar ações, atividades e tecnologias da Biblioteca de Ciências Humanas da UFC que dialogam com a filosofia maker. Para tanto, realizou-se uma pesquisa em bases de dados e em outras fontes formais de informação, a fim de compor uma revisão de literatura. Assim, identificou-se que algumas bibliotecas brasileiras e no mundo têm um caráter similar à proposta e filosofia dos espaços maker. Como estratégia metodológica, adotou-se a perspectiva dialética por meio de uma pesquisa exploratória. A partir da BCH/UFC, realizou-se a coleta dos dados, por meio de entrevista não estruturada, sobre as ações extensionistas desenvolvidas pela biblioteca nos últimos sete anos, via Google Meet e por telefone com a gestão anterior e atual da referida biblioteca. A partir do contato estabelecido com os gestores e bibliotecários da BCH, bem como durante as conversas e discussões informais, este estudo fomentou um projeto colaborativo de implantação de um espaço maker na BCH. Os dados da pesquisa evidenciam que as ações extensionistas desenvolvidas pela BCH são próximas da filosofia da cultura maker, tem impacto, estimula a colaboração e troca de conhecimentos entre as pessoas. Conclui-se que o engajamento dos bibliotecários da BCH no desenvolvimento das ações extensionistas está alinhado com a cultura maker, especialmente porque traz em seu núcleo a colaboração, incentivo à aprendizagem, descobertas, cocriação e compartilhamento de recursos. Portanto, esta pesquisa mostra que as bibliotecas são locais que podem incorporar aspectos da cultura maker e implantar esses espaços alternativos, inclusive em ações que sejam desenvolvidas sob a égide da extensão, assim como já vêm acontecendo em outras bibliotecas pelo mundo.Universidade Federal do Ceará2022-01-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoapplication/pdfhttp://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/7810910.36517/2525-3468.ip.v7i00.2022.78109.1-3Informação em Pauta; Vol 7 No 00 (2022): Informação em Pauta; 1-3Informação em Pauta; v. 7 n. 00 (2022): Informação em Pauta; 1-32525-346810.36517/2525-3468.ip.v7i00.2022reponame:Informação em Pautainstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/78109/218117Copyright (c) 2022 Viviane de Holanda Cabralhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCabral, Viviane de Holanda2022-10-31T13:55:24Zoai:periodicos.ufc:article/78109Revistahttp://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/indexPUBhttp://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/oaiinformacaoempauta@gmail.com||2525-34682525-3468opendoar:2022-10-31T13:55:24Informação em Pauta - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A biblioteca no contexto da cultura maker
title A biblioteca no contexto da cultura maker
spellingShingle A biblioteca no contexto da cultura maker
A biblioteca no contexto da cultura maker
Cabral, Viviane de Holanda
Cultura maker
Biblioteca universitária
Inovação
Cultura maker
Cabral, Viviane de Holanda
Cultura maker
Biblioteca universitária
Inovação
Cultura maker
title_short A biblioteca no contexto da cultura maker
title_full A biblioteca no contexto da cultura maker
title_fullStr A biblioteca no contexto da cultura maker
A biblioteca no contexto da cultura maker
title_full_unstemmed A biblioteca no contexto da cultura maker
A biblioteca no contexto da cultura maker
title_sort A biblioteca no contexto da cultura maker
author Cabral, Viviane de Holanda
author_facet Cabral, Viviane de Holanda
Cabral, Viviane de Holanda
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cabral, Viviane de Holanda
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura maker
Biblioteca universitária
Inovação
Cultura maker
topic Cultura maker
Biblioteca universitária
Inovação
Cultura maker
description Os espaços maker são espaços definidos pelo trabalho colaborativo, que disponibilizam tecnologias, ferramentas e recursos para a criação de projetos individuais e coletivos. Entretanto, não são os equipamentos que definem o espaço. O espaço evidencia-se pelo fortalecimento das ações coletivas. Nesse sentido, a pesquisa busca interpretar de que modo a filosofia maker e os pressupostos da cultura maker podem contribuir para as bibliotecas universitárias? Quanto aos objetivos, esta tem, como objetivo geral: identificar as contribuições da cultura maker para as bibliotecas universitárias, como objetivos específicos: analisar as interlocuções teóricas entre a cultura maker e as bibliotecas, com ênfase nas bibliotecas universitárias; identificar ações, atividades e tecnologias que podem ser utilizadas em espaços maker nas bibliotecas universitárias; identificar ações, atividades e tecnologias da Biblioteca de Ciências Humanas da UFC que dialogam com a filosofia maker. Para tanto, realizou-se uma pesquisa em bases de dados e em outras fontes formais de informação, a fim de compor uma revisão de literatura. Assim, identificou-se que algumas bibliotecas brasileiras e no mundo têm um caráter similar à proposta e filosofia dos espaços maker. Como estratégia metodológica, adotou-se a perspectiva dialética por meio de uma pesquisa exploratória. A partir da BCH/UFC, realizou-se a coleta dos dados, por meio de entrevista não estruturada, sobre as ações extensionistas desenvolvidas pela biblioteca nos últimos sete anos, via Google Meet e por telefone com a gestão anterior e atual da referida biblioteca. A partir do contato estabelecido com os gestores e bibliotecários da BCH, bem como durante as conversas e discussões informais, este estudo fomentou um projeto colaborativo de implantação de um espaço maker na BCH. Os dados da pesquisa evidenciam que as ações extensionistas desenvolvidas pela BCH são próximas da filosofia da cultura maker, tem impacto, estimula a colaboração e troca de conhecimentos entre as pessoas. Conclui-se que o engajamento dos bibliotecários da BCH no desenvolvimento das ações extensionistas está alinhado com a cultura maker, especialmente porque traz em seu núcleo a colaboração, incentivo à aprendizagem, descobertas, cocriação e compartilhamento de recursos. Portanto, esta pesquisa mostra que as bibliotecas são locais que podem incorporar aspectos da cultura maker e implantar esses espaços alternativos, inclusive em ações que sejam desenvolvidas sob a égide da extensão, assim como já vêm acontecendo em outras bibliotecas pelo mundo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/78109
10.36517/2525-3468.ip.v7i00.2022.78109.1-3
url http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/78109
identifier_str_mv 10.36517/2525-3468.ip.v7i00.2022.78109.1-3
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/78109/218117
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Viviane de Holanda Cabral
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Viviane de Holanda Cabral
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Informação em Pauta; Vol 7 No 00 (2022): Informação em Pauta; 1-3
Informação em Pauta; v. 7 n. 00 (2022): Informação em Pauta; 1-3
2525-3468
10.36517/2525-3468.ip.v7i00.2022
reponame:Informação em Pauta
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Informação em Pauta
collection Informação em Pauta
repository.name.fl_str_mv Informação em Pauta - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv informacaoempauta@gmail.com||
_version_ 1822180300950601728
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.36517/2525-3468.ip.v7i00.2022.78109.1-3