Cultura Maker, através das metodologias ativas e outros ambientes de aprendizagem para o compartilhamento de saberes na educação do século XXI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marostica, Luciana
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/242957
Resumo: O movimento maker, de origem do conceito DIY – “do it yourself” (faça você mesmo), influenciou a cultura maker, vista como uma das metodologias ativas. Com base nesse objeto de estudo, essa pesquisa busca responder às seguintes questões: “como inserir e aplicar a cultura maker, através das metodologias ativas e outros ambientes de aprendizagem?” E “de que forma a cultura e práticas makers podem contribuir para que os estudantes ressignifiquem o aprendizado e sua relação com a escola?”. Com base nessas questões norteadoras estabelecemos como principal objetivo uma análise da cultura maker, na educação pública, e a influência desta para uma educação significativa e como objetivos específicos, a construção de espaço makerpara o desenvolvimento de atividades interdisciplinares, dentro e fora da escola, assim como uma análise comparativa entre as competências gerais elencadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a aprendizagem e a abordagem maker. Por meio de uma metodologia de pesquisa exploratória e de revisão bibliográfica narrativa procurou-se fazer um levantamento do tema do objeto da pesquisa em estudo. Para responder às questões norteadoras utilizou-se o diagrama V de Gowin e para a realização do produto final, criou-se, também, mapa conceitual para análise prévia e posterior do conhecimento dos alunos a respeito do tema gerador trabalhado.
id UNSP_4512b6f921ef950cb16def158f9b98af
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/242957
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Cultura Maker, através das metodologias ativas e outros ambientes de aprendizagem para o compartilhamento de saberes na educação do século XXICulture Maker, through active methodologies and other learning environments for sharing knowledge in 21st century educationCultura makerMetodologias ativasEspaço makerCulture makeractive methodologiesMaker spaceO movimento maker, de origem do conceito DIY – “do it yourself” (faça você mesmo), influenciou a cultura maker, vista como uma das metodologias ativas. Com base nesse objeto de estudo, essa pesquisa busca responder às seguintes questões: “como inserir e aplicar a cultura maker, através das metodologias ativas e outros ambientes de aprendizagem?” E “de que forma a cultura e práticas makers podem contribuir para que os estudantes ressignifiquem o aprendizado e sua relação com a escola?”. Com base nessas questões norteadoras estabelecemos como principal objetivo uma análise da cultura maker, na educação pública, e a influência desta para uma educação significativa e como objetivos específicos, a construção de espaço makerpara o desenvolvimento de atividades interdisciplinares, dentro e fora da escola, assim como uma análise comparativa entre as competências gerais elencadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a aprendizagem e a abordagem maker. Por meio de uma metodologia de pesquisa exploratória e de revisão bibliográfica narrativa procurou-se fazer um levantamento do tema do objeto da pesquisa em estudo. Para responder às questões norteadoras utilizou-se o diagrama V de Gowin e para a realização do produto final, criou-se, também, mapa conceitual para análise prévia e posterior do conhecimento dos alunos a respeito do tema gerador trabalhado.The maker movement, originating from the DIY concept - "doit yourself", influenced the maker culture, seen as one of the active methodologies. Based on this object of study, this research seeks to answer the following questions: "how to insert and apply the maker culture, through active methodologies and other learning environments?" And "how can maker culture and practices contribute to students re-signify learning and their relationship with the school?" Based on these guiding questions we have established as the main objective an analysis of the maker culture, in public education, and its influence for a meaningful education and as specific objectives, the construction of a maker space for the development of interdisciplinary activities, inside and outside the school, as well as a comparative analysis between the general competencies listed by the National Common Curricular Base (BNCC) for learning. Through an exploratory research methodology and narrative bibliographic review, we sought to make a survey of the theme of the object of the research under study. To answer the guiding questions, Gowin's V diagram was used and for the realization of the final product, a conceptual map was also created for prior and subsequent analysis of students' knowledge about the generator theme worked.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rossi, Dorival Campos [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Marostica, Luciana2023-04-13T11:03:41Z2023-04-13T11:03:41Z2023-03-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/24295733004056088P9porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-22T13:54:00Zoai:repositorio.unesp.br:11449/242957Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:25:02.236669Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Cultura Maker, através das metodologias ativas e outros ambientes de aprendizagem para o compartilhamento de saberes na educação do século XXI
Culture Maker, through active methodologies and other learning environments for sharing knowledge in 21st century education
title Cultura Maker, através das metodologias ativas e outros ambientes de aprendizagem para o compartilhamento de saberes na educação do século XXI
spellingShingle Cultura Maker, através das metodologias ativas e outros ambientes de aprendizagem para o compartilhamento de saberes na educação do século XXI
Marostica, Luciana
Cultura maker
Metodologias ativas
Espaço maker
Culture maker
active methodologies
Maker space
title_short Cultura Maker, através das metodologias ativas e outros ambientes de aprendizagem para o compartilhamento de saberes na educação do século XXI
title_full Cultura Maker, através das metodologias ativas e outros ambientes de aprendizagem para o compartilhamento de saberes na educação do século XXI
title_fullStr Cultura Maker, através das metodologias ativas e outros ambientes de aprendizagem para o compartilhamento de saberes na educação do século XXI
title_full_unstemmed Cultura Maker, através das metodologias ativas e outros ambientes de aprendizagem para o compartilhamento de saberes na educação do século XXI
title_sort Cultura Maker, através das metodologias ativas e outros ambientes de aprendizagem para o compartilhamento de saberes na educação do século XXI
author Marostica, Luciana
author_facet Marostica, Luciana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rossi, Dorival Campos [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Marostica, Luciana
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura maker
Metodologias ativas
Espaço maker
Culture maker
active methodologies
Maker space
topic Cultura maker
Metodologias ativas
Espaço maker
Culture maker
active methodologies
Maker space
description O movimento maker, de origem do conceito DIY – “do it yourself” (faça você mesmo), influenciou a cultura maker, vista como uma das metodologias ativas. Com base nesse objeto de estudo, essa pesquisa busca responder às seguintes questões: “como inserir e aplicar a cultura maker, através das metodologias ativas e outros ambientes de aprendizagem?” E “de que forma a cultura e práticas makers podem contribuir para que os estudantes ressignifiquem o aprendizado e sua relação com a escola?”. Com base nessas questões norteadoras estabelecemos como principal objetivo uma análise da cultura maker, na educação pública, e a influência desta para uma educação significativa e como objetivos específicos, a construção de espaço makerpara o desenvolvimento de atividades interdisciplinares, dentro e fora da escola, assim como uma análise comparativa entre as competências gerais elencadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a aprendizagem e a abordagem maker. Por meio de uma metodologia de pesquisa exploratória e de revisão bibliográfica narrativa procurou-se fazer um levantamento do tema do objeto da pesquisa em estudo. Para responder às questões norteadoras utilizou-se o diagrama V de Gowin e para a realização do produto final, criou-se, também, mapa conceitual para análise prévia e posterior do conhecimento dos alunos a respeito do tema gerador trabalhado.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-13T11:03:41Z
2023-04-13T11:03:41Z
2023-03-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/242957
33004056088P9
url http://hdl.handle.net/11449/242957
identifier_str_mv 33004056088P9
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128511670484992