Estudo de usuários para o desenvolvimento das atividades nas bibliotecas do Instituto Federal da Bahia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informação em Pauta |
Texto Completo: | http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/31434 |
Resumo: | Apresenta o estudo de usuários desenvolvido no Instituto Federal da Bahia com o objetivo de investigar o perfil da comunidade acadêmica e suas necessidades de informação. Aponta o estudo de usuários como um canal de comunicação entre a comunidade e à biblioteca. Trazendo o modelo de comportamento de busca e uso da informação desenvolvido por Kuhlthau (1991) que representa o processo de construção de sentidos. A abordagem de tratamento dos dados é quali-quantitativa, utilizando a técnica dos questionários on line. Traz como resultados, que a informação é a condição necessária para o indivíduo adquirir conhecimentos e a biblioteca é o local apropriado para fomentar programas para o desenvolvimento de habilidades informacionais. Desse modo, precisa ocorrer maior envolvimento por parte dos profissionais da informação no que tange ofertar produtos e serviços que satisfaçam a relação de usuários com as bibliotecas. |
id |
UFC-15_9baf7fe8618367d2aa49d46626988fee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufc:article/31434 |
network_acronym_str |
UFC-15 |
network_name_str |
Informação em Pauta |
repository_id_str |
|
spelling |
Estudo de usuários para o desenvolvimento das atividades nas bibliotecas do Instituto Federal da BahiaEstudo de usuários. Habilidades informacionais. Instituto Federal da Bahia.Apresenta o estudo de usuários desenvolvido no Instituto Federal da Bahia com o objetivo de investigar o perfil da comunidade acadêmica e suas necessidades de informação. Aponta o estudo de usuários como um canal de comunicação entre a comunidade e à biblioteca. Trazendo o modelo de comportamento de busca e uso da informação desenvolvido por Kuhlthau (1991) que representa o processo de construção de sentidos. A abordagem de tratamento dos dados é quali-quantitativa, utilizando a técnica dos questionários on line. Traz como resultados, que a informação é a condição necessária para o indivíduo adquirir conhecimentos e a biblioteca é o local apropriado para fomentar programas para o desenvolvimento de habilidades informacionais. Desse modo, precisa ocorrer maior envolvimento por parte dos profissionais da informação no que tange ofertar produtos e serviços que satisfaçam a relação de usuários com as bibliotecas. Universidade Federal do Ceará2018-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa de Campoapplication/pdftext/htmlapplication/octet-streamhttp://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/3143410.32810/2525-3468.ip.v3i1.2018.31434Informação em Pauta; Vol 3 No 1 (2018): Informação em Pauta; 52-80Informação em Pauta; v. 3 n. 1 (2018): Informação em Pauta; 52-802525-346810.32810/2525-3468.ip.v3i1.2018reponame:Informação em Pautainstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/31434/72970http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/31434/72971http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/31434/98162Copyright (c) 2018 Informação em Pautahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Andréia Santos RibeiroLima, Marcia Ferreira2022-01-01T04:46:36Zoai:periodicos.ufc:article/31434Revistahttp://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/indexPUBhttp://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/oaiinformacaoempauta@gmail.com||2525-34682525-3468opendoar:2022-01-01T04:46:36Informação em Pauta - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo de usuários para o desenvolvimento das atividades nas bibliotecas do Instituto Federal da Bahia |
title |
Estudo de usuários para o desenvolvimento das atividades nas bibliotecas do Instituto Federal da Bahia |
spellingShingle |
Estudo de usuários para o desenvolvimento das atividades nas bibliotecas do Instituto Federal da Bahia Silva, Andréia Santos Ribeiro Estudo de usuários. Habilidades informacionais. Instituto Federal da Bahia. |
title_short |
Estudo de usuários para o desenvolvimento das atividades nas bibliotecas do Instituto Federal da Bahia |
title_full |
Estudo de usuários para o desenvolvimento das atividades nas bibliotecas do Instituto Federal da Bahia |
title_fullStr |
Estudo de usuários para o desenvolvimento das atividades nas bibliotecas do Instituto Federal da Bahia |
title_full_unstemmed |
Estudo de usuários para o desenvolvimento das atividades nas bibliotecas do Instituto Federal da Bahia |
title_sort |
Estudo de usuários para o desenvolvimento das atividades nas bibliotecas do Instituto Federal da Bahia |
author |
Silva, Andréia Santos Ribeiro |
author_facet |
Silva, Andréia Santos Ribeiro Lima, Marcia Ferreira |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Marcia Ferreira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Andréia Santos Ribeiro Lima, Marcia Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudo de usuários. Habilidades informacionais. Instituto Federal da Bahia. |
topic |
Estudo de usuários. Habilidades informacionais. Instituto Federal da Bahia. |
description |
Apresenta o estudo de usuários desenvolvido no Instituto Federal da Bahia com o objetivo de investigar o perfil da comunidade acadêmica e suas necessidades de informação. Aponta o estudo de usuários como um canal de comunicação entre a comunidade e à biblioteca. Trazendo o modelo de comportamento de busca e uso da informação desenvolvido por Kuhlthau (1991) que representa o processo de construção de sentidos. A abordagem de tratamento dos dados é quali-quantitativa, utilizando a técnica dos questionários on line. Traz como resultados, que a informação é a condição necessária para o indivíduo adquirir conhecimentos e a biblioteca é o local apropriado para fomentar programas para o desenvolvimento de habilidades informacionais. Desse modo, precisa ocorrer maior envolvimento por parte dos profissionais da informação no que tange ofertar produtos e serviços que satisfaçam a relação de usuários com as bibliotecas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa de Campo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/31434 10.32810/2525-3468.ip.v3i1.2018.31434 |
url |
http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/31434 |
identifier_str_mv |
10.32810/2525-3468.ip.v3i1.2018.31434 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/31434/72970 http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/31434/72971 http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/31434/98162 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Informação em Pauta https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Informação em Pauta https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/html application/octet-stream |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Informação em Pauta; Vol 3 No 1 (2018): Informação em Pauta; 52-80 Informação em Pauta; v. 3 n. 1 (2018): Informação em Pauta; 52-80 2525-3468 10.32810/2525-3468.ip.v3i1.2018 reponame:Informação em Pauta instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Informação em Pauta |
collection |
Informação em Pauta |
repository.name.fl_str_mv |
Informação em Pauta - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
informacaoempauta@gmail.com|| |
_version_ |
1797231542289825792 |