O processo morte-morrer: definições de acadêmicos de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sales, Catarina Aparecida
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Ferreira, Patrícia Chatalov, Silva, Vladimir Araujo da, Oliveira, William Tiago de, Marcon, Sonia Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rev Rene (Online)
Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/3425
Resumo: A finalidade do estudo foi conhecer as definições dos estudantes de enfermagem acerca do processo de morte-morrer. Estudo descritivo, qualitativo, desenvolvido em 2010, junto a 65 acadêmicos do primeiro e último ano de Enfermagem de uma universidade pública. Os dados foram colhidos por meio de questionário, depois submetidos à análise de conteúdo. Os dados evidenciaram que os acadêmicos possuem opiniões variadas acerca deste processo, por vezes percebendo-o como natural, porém difícil de ser compreendido e aceito, especialmente porque traz dor, sofrimento, perdas e desestruturação familiar. Demonstraram, ainda, que não se sentem preparados para vivenciar a terminalidade de seus futuros clientes. Os resultados reforçam ainda a importância da temática ser abordada no início da graduação, em componentes curriculares ou atividades extracurriculares, de forma a oportunizar o desenvolvimento de sustentáculos necessários para vivenciar o processo morte-morrer dos clientes.
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