Os sentimentos da clientela assistida com atividades lúdicas durante a sessão de hemodiálise

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Renata Brites
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Resck, Zélia Marilda Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rev Rene (Online)
Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4193
Resumo: Este estudo tem como objetivo apreender os sentimentos gerados por atividades lúdicas desenvolvidas durante a hemodiálise. Adotou-se a abordagem qualitativa fenomenológica, considerando 12 clientes que se encontravam durante o tratamento hemodialítico em um Hospital Geral, de médio porte, situado em Alfenas, Minas Gerais. Utilizou-se entrevista aberta com a seguinte questão norteadora: Como você se sente com as atividades lúdicas desenvolvidas durante a sessão de hemodiálise? Foram apreendidos na totalidade das entrevistas somente sentimentos positivos, estes expressos pelos núcleos de sentidos: felicidade/alegria; entretenimento/diversão; amizade/gratidão. O desenvolvimento de atividades lúdicas mostrou-se benéfico, despertando alegria, risos e amenizando as quatro horas de hemodiálise. Os relatos obtidos mostram a importância do desenvolvimento do vinculo, da escuta e da humanização estabelecidos por atividade extensionista, como articuladora no processo de cuidar e, ainda permite a implementação de estratégias para o fortalecimento do processo de humanização da assistência. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20110001000016
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