Os sentimentos da clientela assistida com atividades lúdicas durante a sessão de hemodiálise
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rev Rene (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4193 |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo apreender os sentimentos gerados por atividades lúdicas desenvolvidas durante a hemodiálise. Adotou-se a abordagem qualitativa fenomenológica, considerando 12 clientes que se encontravam durante o tratamento hemodialítico em um Hospital Geral, de médio porte, situado em Alfenas, Minas Gerais. Utilizou-se entrevista aberta com a seguinte questão norteadora: Como você se sente com as atividades lúdicas desenvolvidas durante a sessão de hemodiálise? Foram apreendidos na totalidade das entrevistas somente sentimentos positivos, estes expressos pelos núcleos de sentidos: felicidade/alegria; entretenimento/diversão; amizade/gratidão. O desenvolvimento de atividades lúdicas mostrou-se benéfico, despertando alegria, risos e amenizando as quatro horas de hemodiálise. Os relatos obtidos mostram a importância do desenvolvimento do vinculo, da escuta e da humanização estabelecidos por atividade extensionista, como articuladora no processo de cuidar e, ainda permite a implementação de estratégias para o fortalecimento do processo de humanização da assistência. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20110001000016 |
id |
UFC-16_1160cfce1ff1bd42ea26a7dd48545e25 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufc:article/4193 |
network_acronym_str |
UFC-16 |
network_name_str |
Rev Rene (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Os sentimentos da clientela assistida com atividades lúdicas durante a sessão de hemodiáliseEnfermagemHumanização da AssistênciaRecreação.Este estudo tem como objetivo apreender os sentimentos gerados por atividades lúdicas desenvolvidas durante a hemodiálise. Adotou-se a abordagem qualitativa fenomenológica, considerando 12 clientes que se encontravam durante o tratamento hemodialítico em um Hospital Geral, de médio porte, situado em Alfenas, Minas Gerais. Utilizou-se entrevista aberta com a seguinte questão norteadora: Como você se sente com as atividades lúdicas desenvolvidas durante a sessão de hemodiálise? Foram apreendidos na totalidade das entrevistas somente sentimentos positivos, estes expressos pelos núcleos de sentidos: felicidade/alegria; entretenimento/diversão; amizade/gratidão. O desenvolvimento de atividades lúdicas mostrou-se benéfico, despertando alegria, risos e amenizando as quatro horas de hemodiálise. Os relatos obtidos mostram a importância do desenvolvimento do vinculo, da escuta e da humanização estabelecidos por atividade extensionista, como articuladora no processo de cuidar e, ainda permite a implementação de estratégias para o fortalecimento do processo de humanização da assistência. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20110001000016Universidade Federal do Ceará2011-02-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4193Rev Rene; Vol. 12 No. 1 (2011)Rev Rene; v. 12 n. 1 (2011)2175-67831517-3852reponame:Rev Rene (Online)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4193/3246Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journalinfo:eu-repo/semantics/openAccessTeixeira, Renata BritesResck, Zélia Marilda Rodrigues2023-02-13T14:25:00Zoai:periodicos.ufc:article/4193Revistahttp://periodicos.ufc.br/renePUBhttp://periodicos.ufc.br/rene/oairene@ufc.br||2175-67831517-3852opendoar:2023-02-13T14:25Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os sentimentos da clientela assistida com atividades lúdicas durante a sessão de hemodiálise |
title |
Os sentimentos da clientela assistida com atividades lúdicas durante a sessão de hemodiálise |
spellingShingle |
Os sentimentos da clientela assistida com atividades lúdicas durante a sessão de hemodiálise Teixeira, Renata Brites Enfermagem Humanização da Assistência Recreação. |
title_short |
Os sentimentos da clientela assistida com atividades lúdicas durante a sessão de hemodiálise |
title_full |
Os sentimentos da clientela assistida com atividades lúdicas durante a sessão de hemodiálise |
title_fullStr |
Os sentimentos da clientela assistida com atividades lúdicas durante a sessão de hemodiálise |
title_full_unstemmed |
Os sentimentos da clientela assistida com atividades lúdicas durante a sessão de hemodiálise |
title_sort |
Os sentimentos da clientela assistida com atividades lúdicas durante a sessão de hemodiálise |
author |
Teixeira, Renata Brites |
author_facet |
Teixeira, Renata Brites Resck, Zélia Marilda Rodrigues |
author_role |
author |
author2 |
Resck, Zélia Marilda Rodrigues |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Renata Brites Resck, Zélia Marilda Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem Humanização da Assistência Recreação. |
topic |
Enfermagem Humanização da Assistência Recreação. |
description |
Este estudo tem como objetivo apreender os sentimentos gerados por atividades lúdicas desenvolvidas durante a hemodiálise. Adotou-se a abordagem qualitativa fenomenológica, considerando 12 clientes que se encontravam durante o tratamento hemodialítico em um Hospital Geral, de médio porte, situado em Alfenas, Minas Gerais. Utilizou-se entrevista aberta com a seguinte questão norteadora: Como você se sente com as atividades lúdicas desenvolvidas durante a sessão de hemodiálise? Foram apreendidos na totalidade das entrevistas somente sentimentos positivos, estes expressos pelos núcleos de sentidos: felicidade/alegria; entretenimento/diversão; amizade/gratidão. O desenvolvimento de atividades lúdicas mostrou-se benéfico, despertando alegria, risos e amenizando as quatro horas de hemodiálise. Os relatos obtidos mostram a importância do desenvolvimento do vinculo, da escuta e da humanização estabelecidos por atividade extensionista, como articuladora no processo de cuidar e, ainda permite a implementação de estratégias para o fortalecimento do processo de humanização da assistência. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20110001000016 |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-02-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4193 |
url |
http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4193 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4193/3246 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journal info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journal |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Rev Rene; Vol. 12 No. 1 (2011) Rev Rene; v. 12 n. 1 (2011) 2175-6783 1517-3852 reponame:Rev Rene (Online) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Rev Rene (Online) |
collection |
Rev Rene (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
rene@ufc.br|| |
_version_ |
1797174720977698816 |