Curso técnico de enfermagem: motivos de ingresso na percepção de seus alunos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rev Rene (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5777 |
Resumo: | Objetivou-se investigar os motivos de ingresso de alunos em um curso técnico de enfermagem. O estudo descritivo qualitativo foi desenvolvido em fevereiro de 2002, com 56 alunos de um curso técnico de enfermagem privado. Os aspectos éticos foram considerados. Os achados foram organizados em categorias temáticas e analisados, mostrando os seguintes motivos: Preocupação social, contato anterior com a profissão, gostar de cuidar, interesse pela área ou por áreas afins, oferta de trabalho e vocação/vontade própria ou de outrem. Conclui-se que os achados são importantes para orientação dos cursos técnicos de enfermagem. Recomenda-se realizar novas pesquisas em outras instituições, inclusive públicas. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.2002000200008 |
id |
UFC-16_2945c2fc695c5468f1a0a28bdfdf94ae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufc:article/5777 |
network_acronym_str |
UFC-16 |
network_name_str |
Rev Rene (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Curso técnico de enfermagem: motivos de ingresso na percepção de seus alunosEnsinoEducação em enfermagem.Objetivou-se investigar os motivos de ingresso de alunos em um curso técnico de enfermagem. O estudo descritivo qualitativo foi desenvolvido em fevereiro de 2002, com 56 alunos de um curso técnico de enfermagem privado. Os aspectos éticos foram considerados. Os achados foram organizados em categorias temáticas e analisados, mostrando os seguintes motivos: Preocupação social, contato anterior com a profissão, gostar de cuidar, interesse pela área ou por áreas afins, oferta de trabalho e vocação/vontade própria ou de outrem. Conclui-se que os achados são importantes para orientação dos cursos técnicos de enfermagem. Recomenda-se realizar novas pesquisas em outras instituições, inclusive públicas. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.2002000200008Universidade Federal do Ceará2002-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5777Rev Rene; Vol. 3 No. 2 (2002)Rev Rene; v. 3 n. 2 (2002)2175-67831517-3852reponame:Rev Rene (Online)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5777/4117Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journalinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlencar, Girlene Maria Magalhães Cavalcante deVasconcelos, Francisca de FátimaBrito, Daniele Mary Silva deMoreira, Thereza Maria Magalhães2023-03-08T17:39:50Zoai:periodicos.ufc:article/5777Revistahttp://periodicos.ufc.br/renePUBhttp://periodicos.ufc.br/rene/oairene@ufc.br||2175-67831517-3852opendoar:2023-03-08T17:39:50Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Curso técnico de enfermagem: motivos de ingresso na percepção de seus alunos |
title |
Curso técnico de enfermagem: motivos de ingresso na percepção de seus alunos |
spellingShingle |
Curso técnico de enfermagem: motivos de ingresso na percepção de seus alunos Alencar, Girlene Maria Magalhães Cavalcante de Ensino Educação em enfermagem. |
title_short |
Curso técnico de enfermagem: motivos de ingresso na percepção de seus alunos |
title_full |
Curso técnico de enfermagem: motivos de ingresso na percepção de seus alunos |
title_fullStr |
Curso técnico de enfermagem: motivos de ingresso na percepção de seus alunos |
title_full_unstemmed |
Curso técnico de enfermagem: motivos de ingresso na percepção de seus alunos |
title_sort |
Curso técnico de enfermagem: motivos de ingresso na percepção de seus alunos |
author |
Alencar, Girlene Maria Magalhães Cavalcante de |
author_facet |
Alencar, Girlene Maria Magalhães Cavalcante de Vasconcelos, Francisca de Fátima Brito, Daniele Mary Silva de Moreira, Thereza Maria Magalhães |
author_role |
author |
author2 |
Vasconcelos, Francisca de Fátima Brito, Daniele Mary Silva de Moreira, Thereza Maria Magalhães |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alencar, Girlene Maria Magalhães Cavalcante de Vasconcelos, Francisca de Fátima Brito, Daniele Mary Silva de Moreira, Thereza Maria Magalhães |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Educação em enfermagem. |
topic |
Ensino Educação em enfermagem. |
description |
Objetivou-se investigar os motivos de ingresso de alunos em um curso técnico de enfermagem. O estudo descritivo qualitativo foi desenvolvido em fevereiro de 2002, com 56 alunos de um curso técnico de enfermagem privado. Os aspectos éticos foram considerados. Os achados foram organizados em categorias temáticas e analisados, mostrando os seguintes motivos: Preocupação social, contato anterior com a profissão, gostar de cuidar, interesse pela área ou por áreas afins, oferta de trabalho e vocação/vontade própria ou de outrem. Conclui-se que os achados são importantes para orientação dos cursos técnicos de enfermagem. Recomenda-se realizar novas pesquisas em outras instituições, inclusive públicas. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.2002000200008 |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5777 |
url |
http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5777 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5777/4117 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journal info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journal |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Rev Rene; Vol. 3 No. 2 (2002) Rev Rene; v. 3 n. 2 (2002) 2175-6783 1517-3852 reponame:Rev Rene (Online) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Rev Rene (Online) |
collection |
Rev Rene (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
rene@ufc.br|| |
_version_ |
1797174723576070144 |