Curso técnico de enfermagem: motivos de ingresso na percepção de seus alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alencar, Girlene Maria Magalhães Cavalcante de
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: Vasconcelos, Francisca de Fátima, Brito, Daniele Mary Silva de, Moreira, Thereza Maria Magalhães
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rev Rene (Online)
Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5777
Resumo: Objetivou-se investigar os motivos de ingresso de alunos em um curso técnico de enfermagem. O estudo descritivo qualitativo foi desenvolvido em fevereiro de 2002, com 56 alunos de um curso técnico de enfermagem privado. Os aspectos éticos foram considerados. Os achados foram organizados em categorias temáticas e analisados, mostrando os seguintes motivos: Preocupação social, contato anterior com a profissão, gostar de cuidar, interesse pela área ou por áreas afins, oferta de trabalho e vocação/vontade própria ou de outrem. Conclui-se que os achados são importantes para orientação dos cursos técnicos de enfermagem. Recomenda-se realizar novas pesquisas em outras instituições, inclusive públicas. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.2002000200008
id UFC-16_2945c2fc695c5468f1a0a28bdfdf94ae
oai_identifier_str oai:periodicos.ufc:article/5777
network_acronym_str UFC-16
network_name_str Rev Rene (Online)
repository_id_str
spelling Curso técnico de enfermagem: motivos de ingresso na percepção de seus alunosEnsinoEducação em enfermagem.Objetivou-se investigar os motivos de ingresso de alunos em um curso técnico de enfermagem. O estudo descritivo qualitativo foi desenvolvido em fevereiro de 2002, com 56 alunos de um curso técnico de enfermagem privado. Os aspectos éticos foram considerados. Os achados foram organizados em categorias temáticas e analisados, mostrando os seguintes motivos: Preocupação social, contato anterior com a profissão, gostar de cuidar, interesse pela área ou por áreas afins, oferta de trabalho e vocação/vontade própria ou de outrem. Conclui-se que os achados são importantes para orientação dos cursos técnicos de enfermagem. Recomenda-se realizar novas pesquisas em outras instituições, inclusive públicas. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.2002000200008Universidade Federal do Ceará2002-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5777Rev Rene; Vol. 3 No. 2 (2002)Rev Rene; v. 3 n. 2 (2002)2175-67831517-3852reponame:Rev Rene (Online)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5777/4117Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journalinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlencar, Girlene Maria Magalhães Cavalcante deVasconcelos, Francisca de FátimaBrito, Daniele Mary Silva deMoreira, Thereza Maria Magalhães2023-03-08T17:39:50Zoai:periodicos.ufc:article/5777Revistahttp://periodicos.ufc.br/renePUBhttp://periodicos.ufc.br/rene/oairene@ufc.br||2175-67831517-3852opendoar:2023-03-08T17:39:50Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Curso técnico de enfermagem: motivos de ingresso na percepção de seus alunos
title Curso técnico de enfermagem: motivos de ingresso na percepção de seus alunos
spellingShingle Curso técnico de enfermagem: motivos de ingresso na percepção de seus alunos
Alencar, Girlene Maria Magalhães Cavalcante de
Ensino
Educação em enfermagem.
title_short Curso técnico de enfermagem: motivos de ingresso na percepção de seus alunos
title_full Curso técnico de enfermagem: motivos de ingresso na percepção de seus alunos
title_fullStr Curso técnico de enfermagem: motivos de ingresso na percepção de seus alunos
title_full_unstemmed Curso técnico de enfermagem: motivos de ingresso na percepção de seus alunos
title_sort Curso técnico de enfermagem: motivos de ingresso na percepção de seus alunos
author Alencar, Girlene Maria Magalhães Cavalcante de
author_facet Alencar, Girlene Maria Magalhães Cavalcante de
Vasconcelos, Francisca de Fátima
Brito, Daniele Mary Silva de
Moreira, Thereza Maria Magalhães
author_role author
author2 Vasconcelos, Francisca de Fátima
Brito, Daniele Mary Silva de
Moreira, Thereza Maria Magalhães
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alencar, Girlene Maria Magalhães Cavalcante de
Vasconcelos, Francisca de Fátima
Brito, Daniele Mary Silva de
Moreira, Thereza Maria Magalhães
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Educação em enfermagem.
topic Ensino
Educação em enfermagem.
description Objetivou-se investigar os motivos de ingresso de alunos em um curso técnico de enfermagem. O estudo descritivo qualitativo foi desenvolvido em fevereiro de 2002, com 56 alunos de um curso técnico de enfermagem privado. Os aspectos éticos foram considerados. Os achados foram organizados em categorias temáticas e analisados, mostrando os seguintes motivos: Preocupação social, contato anterior com a profissão, gostar de cuidar, interesse pela área ou por áreas afins, oferta de trabalho e vocação/vontade própria ou de outrem. Conclui-se que os achados são importantes para orientação dos cursos técnicos de enfermagem. Recomenda-se realizar novas pesquisas em outras instituições, inclusive públicas. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.2002000200008
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5777
url http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5777
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5777/4117
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journal
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journal
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Rev Rene; Vol. 3 No. 2 (2002)
Rev Rene; v. 3 n. 2 (2002)
2175-6783
1517-3852
reponame:Rev Rene (Online)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Rev Rene (Online)
collection Rev Rene (Online)
repository.name.fl_str_mv Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv rene@ufc.br||
_version_ 1797174723576070144