Impacto dos cursos de especialização na transformação da prática do enfermeiro: um estudo sobre o valor da pesquisa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guedes, Maria Vilani Cavalcante
Data de Publicação: 2000
Outros Autores: Silva, Lúcia de Fátima da, Freitas, Maria Célia de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rev Rene (Online)
Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5909
Resumo: A educação continuada para o profissional é uma condição e mesmo uma necessidade para sua atualização; na enfermagem, uma forma de educação continuada é a pós-graduação lato sensu. Este estudo objetivou avaliar a contribuição dos cursos de especialização para a transformação da prática dos enfermeiros; verificar o seu interesse na realização de pesquisas para melhorar a prática; e como são utilizados os resultados publicados.  Investigou-se junto aos enfermeiros egressos dos cursos de especialização ofertados no período de 1980 a 1996, utilizando-se um questionário para coletar os depoimentos. Os resultados mostraram que 54% dos enfermeiros estudados fizeram Curso de Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica, 74% vivenciaram a experiência de fazer uma pesquisa para escrever a monografia de término de curso, 100% dos que realizaram pesquisa consideram-na como fundamental, pois a produção do conhecimento contribui para a ampliação da ciência, no caso, a enfermagem. No entanto, somente 45% desenvolveram pesquisas após conclusão do curso de especialização e, destes, 54% apresentaram os resultados dos estudos em eventos científicos da área. Concluiu-se que os cursos de especialização constituem estratégias para aproximação do enfermeiro com a pesquisa, mas que ainda não se pode dizer que seus egressos a percebam como instrumento do seu processo de trabalho.DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.2000000100006
id UFC-16_29f3efde513b42369ad4207dd05b5e2f
oai_identifier_str oai:periodicos.ufc:article/5909
network_acronym_str UFC-16
network_name_str Rev Rene (Online)
repository_id_str
spelling Impacto dos cursos de especialização na transformação da prática do enfermeiro: um estudo sobre o valor da pesquisaEducação de pós-graduação em enfermagemPesquisa em enfermagem.A educação continuada para o profissional é uma condição e mesmo uma necessidade para sua atualização; na enfermagem, uma forma de educação continuada é a pós-graduação lato sensu. Este estudo objetivou avaliar a contribuição dos cursos de especialização para a transformação da prática dos enfermeiros; verificar o seu interesse na realização de pesquisas para melhorar a prática; e como são utilizados os resultados publicados.  Investigou-se junto aos enfermeiros egressos dos cursos de especialização ofertados no período de 1980 a 1996, utilizando-se um questionário para coletar os depoimentos. Os resultados mostraram que 54% dos enfermeiros estudados fizeram Curso de Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica, 74% vivenciaram a experiência de fazer uma pesquisa para escrever a monografia de término de curso, 100% dos que realizaram pesquisa consideram-na como fundamental, pois a produção do conhecimento contribui para a ampliação da ciência, no caso, a enfermagem. No entanto, somente 45% desenvolveram pesquisas após conclusão do curso de especialização e, destes, 54% apresentaram os resultados dos estudos em eventos científicos da área. Concluiu-se que os cursos de especialização constituem estratégias para aproximação do enfermeiro com a pesquisa, mas que ainda não se pode dizer que seus egressos a percebam como instrumento do seu processo de trabalho.DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.2000000100006Universidade Federal do Ceará2000-02-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5909Rev Rene; Vol. 1 No. 1 (2000)Rev Rene; v. 1 n. 1 (2000)2175-67831517-3852reponame:Rev Rene (Online)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5909/4165Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journalinfo:eu-repo/semantics/openAccessGuedes, Maria Vilani CavalcanteSilva, Lúcia de Fátima daFreitas, Maria Célia de2023-03-09T13:56:10Zoai:periodicos.ufc:article/5909Revistahttp://periodicos.ufc.br/renePUBhttp://periodicos.ufc.br/rene/oairene@ufc.br||2175-67831517-3852opendoar:2023-03-09T13:56:10Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Impacto dos cursos de especialização na transformação da prática do enfermeiro: um estudo sobre o valor da pesquisa
title Impacto dos cursos de especialização na transformação da prática do enfermeiro: um estudo sobre o valor da pesquisa
spellingShingle Impacto dos cursos de especialização na transformação da prática do enfermeiro: um estudo sobre o valor da pesquisa
Guedes, Maria Vilani Cavalcante
Educação de pós-graduação em enfermagem
Pesquisa em enfermagem.
title_short Impacto dos cursos de especialização na transformação da prática do enfermeiro: um estudo sobre o valor da pesquisa
title_full Impacto dos cursos de especialização na transformação da prática do enfermeiro: um estudo sobre o valor da pesquisa
title_fullStr Impacto dos cursos de especialização na transformação da prática do enfermeiro: um estudo sobre o valor da pesquisa
title_full_unstemmed Impacto dos cursos de especialização na transformação da prática do enfermeiro: um estudo sobre o valor da pesquisa
title_sort Impacto dos cursos de especialização na transformação da prática do enfermeiro: um estudo sobre o valor da pesquisa
author Guedes, Maria Vilani Cavalcante
author_facet Guedes, Maria Vilani Cavalcante
Silva, Lúcia de Fátima da
Freitas, Maria Célia de
author_role author
author2 Silva, Lúcia de Fátima da
Freitas, Maria Célia de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guedes, Maria Vilani Cavalcante
Silva, Lúcia de Fátima da
Freitas, Maria Célia de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de pós-graduação em enfermagem
Pesquisa em enfermagem.
topic Educação de pós-graduação em enfermagem
Pesquisa em enfermagem.
description A educação continuada para o profissional é uma condição e mesmo uma necessidade para sua atualização; na enfermagem, uma forma de educação continuada é a pós-graduação lato sensu. Este estudo objetivou avaliar a contribuição dos cursos de especialização para a transformação da prática dos enfermeiros; verificar o seu interesse na realização de pesquisas para melhorar a prática; e como são utilizados os resultados publicados.  Investigou-se junto aos enfermeiros egressos dos cursos de especialização ofertados no período de 1980 a 1996, utilizando-se um questionário para coletar os depoimentos. Os resultados mostraram que 54% dos enfermeiros estudados fizeram Curso de Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica, 74% vivenciaram a experiência de fazer uma pesquisa para escrever a monografia de término de curso, 100% dos que realizaram pesquisa consideram-na como fundamental, pois a produção do conhecimento contribui para a ampliação da ciência, no caso, a enfermagem. No entanto, somente 45% desenvolveram pesquisas após conclusão do curso de especialização e, destes, 54% apresentaram os resultados dos estudos em eventos científicos da área. Concluiu-se que os cursos de especialização constituem estratégias para aproximação do enfermeiro com a pesquisa, mas que ainda não se pode dizer que seus egressos a percebam como instrumento do seu processo de trabalho.DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.2000000100006
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-02-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5909
url http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5909
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5909/4165
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journal
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journal
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Rev Rene; Vol. 1 No. 1 (2000)
Rev Rene; v. 1 n. 1 (2000)
2175-6783
1517-3852
reponame:Rev Rene (Online)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Rev Rene (Online)
collection Rev Rene (Online)
repository.name.fl_str_mv Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv rene@ufc.br||
_version_ 1797174723635838976