Impacto dos cursos de especialização na transformação da prática do enfermeiro: um estudo sobre o valor da pesquisa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rev Rene (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5909 |
Resumo: | A educação continuada para o profissional é uma condição e mesmo uma necessidade para sua atualização; na enfermagem, uma forma de educação continuada é a pós-graduação lato sensu. Este estudo objetivou avaliar a contribuição dos cursos de especialização para a transformação da prática dos enfermeiros; verificar o seu interesse na realização de pesquisas para melhorar a prática; e como são utilizados os resultados publicados. Investigou-se junto aos enfermeiros egressos dos cursos de especialização ofertados no período de 1980 a 1996, utilizando-se um questionário para coletar os depoimentos. Os resultados mostraram que 54% dos enfermeiros estudados fizeram Curso de Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica, 74% vivenciaram a experiência de fazer uma pesquisa para escrever a monografia de término de curso, 100% dos que realizaram pesquisa consideram-na como fundamental, pois a produção do conhecimento contribui para a ampliação da ciência, no caso, a enfermagem. No entanto, somente 45% desenvolveram pesquisas após conclusão do curso de especialização e, destes, 54% apresentaram os resultados dos estudos em eventos científicos da área. Concluiu-se que os cursos de especialização constituem estratégias para aproximação do enfermeiro com a pesquisa, mas que ainda não se pode dizer que seus egressos a percebam como instrumento do seu processo de trabalho.DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.2000000100006 |
id |
UFC-16_29f3efde513b42369ad4207dd05b5e2f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufc:article/5909 |
network_acronym_str |
UFC-16 |
network_name_str |
Rev Rene (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Impacto dos cursos de especialização na transformação da prática do enfermeiro: um estudo sobre o valor da pesquisaEducação de pós-graduação em enfermagemPesquisa em enfermagem.A educação continuada para o profissional é uma condição e mesmo uma necessidade para sua atualização; na enfermagem, uma forma de educação continuada é a pós-graduação lato sensu. Este estudo objetivou avaliar a contribuição dos cursos de especialização para a transformação da prática dos enfermeiros; verificar o seu interesse na realização de pesquisas para melhorar a prática; e como são utilizados os resultados publicados. Investigou-se junto aos enfermeiros egressos dos cursos de especialização ofertados no período de 1980 a 1996, utilizando-se um questionário para coletar os depoimentos. Os resultados mostraram que 54% dos enfermeiros estudados fizeram Curso de Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica, 74% vivenciaram a experiência de fazer uma pesquisa para escrever a monografia de término de curso, 100% dos que realizaram pesquisa consideram-na como fundamental, pois a produção do conhecimento contribui para a ampliação da ciência, no caso, a enfermagem. No entanto, somente 45% desenvolveram pesquisas após conclusão do curso de especialização e, destes, 54% apresentaram os resultados dos estudos em eventos científicos da área. Concluiu-se que os cursos de especialização constituem estratégias para aproximação do enfermeiro com a pesquisa, mas que ainda não se pode dizer que seus egressos a percebam como instrumento do seu processo de trabalho.DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.2000000100006Universidade Federal do Ceará2000-02-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5909Rev Rene; Vol. 1 No. 1 (2000)Rev Rene; v. 1 n. 1 (2000)2175-67831517-3852reponame:Rev Rene (Online)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5909/4165Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journalinfo:eu-repo/semantics/openAccessGuedes, Maria Vilani CavalcanteSilva, Lúcia de Fátima daFreitas, Maria Célia de2023-03-09T13:56:10Zoai:periodicos.ufc:article/5909Revistahttp://periodicos.ufc.br/renePUBhttp://periodicos.ufc.br/rene/oairene@ufc.br||2175-67831517-3852opendoar:2023-03-09T13:56:10Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Impacto dos cursos de especialização na transformação da prática do enfermeiro: um estudo sobre o valor da pesquisa |
title |
Impacto dos cursos de especialização na transformação da prática do enfermeiro: um estudo sobre o valor da pesquisa |
spellingShingle |
Impacto dos cursos de especialização na transformação da prática do enfermeiro: um estudo sobre o valor da pesquisa Guedes, Maria Vilani Cavalcante Educação de pós-graduação em enfermagem Pesquisa em enfermagem. |
title_short |
Impacto dos cursos de especialização na transformação da prática do enfermeiro: um estudo sobre o valor da pesquisa |
title_full |
Impacto dos cursos de especialização na transformação da prática do enfermeiro: um estudo sobre o valor da pesquisa |
title_fullStr |
Impacto dos cursos de especialização na transformação da prática do enfermeiro: um estudo sobre o valor da pesquisa |
title_full_unstemmed |
Impacto dos cursos de especialização na transformação da prática do enfermeiro: um estudo sobre o valor da pesquisa |
title_sort |
Impacto dos cursos de especialização na transformação da prática do enfermeiro: um estudo sobre o valor da pesquisa |
author |
Guedes, Maria Vilani Cavalcante |
author_facet |
Guedes, Maria Vilani Cavalcante Silva, Lúcia de Fátima da Freitas, Maria Célia de |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Lúcia de Fátima da Freitas, Maria Célia de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guedes, Maria Vilani Cavalcante Silva, Lúcia de Fátima da Freitas, Maria Célia de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de pós-graduação em enfermagem Pesquisa em enfermagem. |
topic |
Educação de pós-graduação em enfermagem Pesquisa em enfermagem. |
description |
A educação continuada para o profissional é uma condição e mesmo uma necessidade para sua atualização; na enfermagem, uma forma de educação continuada é a pós-graduação lato sensu. Este estudo objetivou avaliar a contribuição dos cursos de especialização para a transformação da prática dos enfermeiros; verificar o seu interesse na realização de pesquisas para melhorar a prática; e como são utilizados os resultados publicados. Investigou-se junto aos enfermeiros egressos dos cursos de especialização ofertados no período de 1980 a 1996, utilizando-se um questionário para coletar os depoimentos. Os resultados mostraram que 54% dos enfermeiros estudados fizeram Curso de Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica, 74% vivenciaram a experiência de fazer uma pesquisa para escrever a monografia de término de curso, 100% dos que realizaram pesquisa consideram-na como fundamental, pois a produção do conhecimento contribui para a ampliação da ciência, no caso, a enfermagem. No entanto, somente 45% desenvolveram pesquisas após conclusão do curso de especialização e, destes, 54% apresentaram os resultados dos estudos em eventos científicos da área. Concluiu-se que os cursos de especialização constituem estratégias para aproximação do enfermeiro com a pesquisa, mas que ainda não se pode dizer que seus egressos a percebam como instrumento do seu processo de trabalho.DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.2000000100006 |
publishDate |
2000 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2000-02-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5909 |
url |
http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5909 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5909/4165 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journal info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journal |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Rev Rene; Vol. 1 No. 1 (2000) Rev Rene; v. 1 n. 1 (2000) 2175-6783 1517-3852 reponame:Rev Rene (Online) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Rev Rene (Online) |
collection |
Rev Rene (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
rene@ufc.br|| |
_version_ |
1797174723635838976 |