Prática de ensino aprendizagem em enfermagem no processo de cuidar do adulto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chaves, Emília Soares
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Lúcio, Ingrid Martins Leite, Palmeira, Isaura Letícia Tavares, Fernandes, Ana Fátima Carvalho, Gurgel, Almerinda Holanda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rev Rene (Online)
Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5706
Resumo: O estudo objetivou avaliar uma disciplina do curso de Graduação em Enfermagem, realizado nos meses de abril e maio de 2003. Foram observadas seis aulas teóricas e uma prática de laboratório da disciplina Enfermagem no Processo do Cuidar do Adulto. Os registros foram categorizados em: descrição da realidade, análise crítica da realidade e construção coletiva. Verificou-se que a linha pedagógica adotada foi a tradicional e que a relação aluno-professor era vertical. A metodologia de ensino e a forma de avaliação não foram discutidas. Os recursos pedagógicos foram predominantemente retroprojetor e transparências. A avaliação do conteúdo abordado foi realizado segundo uma linha positivista. Diante deste contexto, pôde-se concluir que existe uma dicotomia entre o que é vivido e idealizado na pós-graduação e o que é realizado junto à graduação. Para que houvesse uma transformação desta realidade seria necessário uma complementaridade mais efetiva entre estas duas formações. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20030002000014
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