Prática de ensino aprendizagem em enfermagem no processo de cuidar do adulto
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Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rev Rene (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5706 |
Resumo: | O estudo objetivou avaliar uma disciplina do curso de Graduação em Enfermagem, realizado nos meses de abril e maio de 2003. Foram observadas seis aulas teóricas e uma prática de laboratório da disciplina Enfermagem no Processo do Cuidar do Adulto. Os registros foram categorizados em: descrição da realidade, análise crítica da realidade e construção coletiva. Verificou-se que a linha pedagógica adotada foi a tradicional e que a relação aluno-professor era vertical. A metodologia de ensino e a forma de avaliação não foram discutidas. Os recursos pedagógicos foram predominantemente retroprojetor e transparências. A avaliação do conteúdo abordado foi realizado segundo uma linha positivista. Diante deste contexto, pôde-se concluir que existe uma dicotomia entre o que é vivido e idealizado na pós-graduação e o que é realizado junto à graduação. Para que houvesse uma transformação desta realidade seria necessário uma complementaridade mais efetiva entre estas duas formações. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20030002000014 |
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Prática de ensino aprendizagem em enfermagem no processo de cuidar do adultoEnsinoEnfermagem.O estudo objetivou avaliar uma disciplina do curso de Graduação em Enfermagem, realizado nos meses de abril e maio de 2003. Foram observadas seis aulas teóricas e uma prática de laboratório da disciplina Enfermagem no Processo do Cuidar do Adulto. Os registros foram categorizados em: descrição da realidade, análise crítica da realidade e construção coletiva. Verificou-se que a linha pedagógica adotada foi a tradicional e que a relação aluno-professor era vertical. A metodologia de ensino e a forma de avaliação não foram discutidas. Os recursos pedagógicos foram predominantemente retroprojetor e transparências. A avaliação do conteúdo abordado foi realizado segundo uma linha positivista. Diante deste contexto, pôde-se concluir que existe uma dicotomia entre o que é vivido e idealizado na pós-graduação e o que é realizado junto à graduação. Para que houvesse uma transformação desta realidade seria necessário uma complementaridade mais efetiva entre estas duas formações. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20030002000014Universidade Federal do Ceará2003-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5706Rev Rene; Vol. 4 No. 2 (2003)Rev Rene; v. 4 n. 2 (2003)2175-67831517-3852reponame:Rev Rene (Online)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5706/4089Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journalinfo:eu-repo/semantics/openAccessChaves, Emília SoaresLúcio, Ingrid Martins LeitePalmeira, Isaura Letícia TavaresFernandes, Ana Fátima CarvalhoGurgel, Almerinda Holanda2023-03-08T14:20:56Zoai:periodicos.ufc:article/5706Revistahttp://periodicos.ufc.br/renePUBhttp://periodicos.ufc.br/rene/oairene@ufc.br||2175-67831517-3852opendoar:2023-03-08T14:20:56Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
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