O ensino e práticas de cuidado: o caso de um curso de graduação em enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Acta Paulista de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002005000100004 |
Resumo: | Vivências e inquietações construídas ao longo da formação e atuação profissional da autora motivaram esta pesquisa, tendo como objeto o processo de ensino do cuidar/cuidado em um Curso de Enfermagem que teve por objetivo analisar o processo de formação da enfermeira, buscando conhecer sua dinâmica sob a ótica de docentes da Área de Saúde do Adulto, discentes e egressas do curso. Com base no conhecido, por meio do material empírico, os significados do ensinar e aprender o cuidar/cuidado foram descritos e analisados, fazendo uma reflexão a respeito da formação dessas profissionais. A abordagem metodológica foi a qualitativa com o método de Estudo de Caso. A coleta de material foi realizada por meio da técnica de entrevista com roteiro semi-estruturado. Para análise do material, foi trabalhada a estratégia metodológica do Discurso do Sujeito Coletivo. As análises dos discursos possibilitaram a criação de temáticas, sendo abordada neste artigo a que trata do cuidar/cuidado, como objeto de trabalho da Enfermagem e sua construção para uma prática social. |
id |
USP-8_313955d3b773636aa338dffd380619c7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0103-21002005000100004 |
network_acronym_str |
USP-8 |
network_name_str |
Acta Paulista de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino e práticas de cuidado: o caso de um curso de graduação em enfermagemEnsinoEducação em enfermagemCuidados de enfermagemVivências e inquietações construídas ao longo da formação e atuação profissional da autora motivaram esta pesquisa, tendo como objeto o processo de ensino do cuidar/cuidado em um Curso de Enfermagem que teve por objetivo analisar o processo de formação da enfermeira, buscando conhecer sua dinâmica sob a ótica de docentes da Área de Saúde do Adulto, discentes e egressas do curso. Com base no conhecido, por meio do material empírico, os significados do ensinar e aprender o cuidar/cuidado foram descritos e analisados, fazendo uma reflexão a respeito da formação dessas profissionais. A abordagem metodológica foi a qualitativa com o método de Estudo de Caso. A coleta de material foi realizada por meio da técnica de entrevista com roteiro semi-estruturado. Para análise do material, foi trabalhada a estratégia metodológica do Discurso do Sujeito Coletivo. As análises dos discursos possibilitaram a criação de temáticas, sendo abordada neste artigo a que trata do cuidar/cuidado, como objeto de trabalho da Enfermagem e sua construção para uma prática social.Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo2005-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002005000100004Acta Paulista de Enfermagem v.18 n.1 2005reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:USP10.1590/S0103-21002005000100004info:eu-repo/semantics/openAccessAmorim,Rita da CruzOliveira,Eleonora Meniccuci depor2007-09-25T00:00:00Zoai:scielo:S0103-21002005000100004Revistahttp://www.scielo.br/apePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br1982-01940103-2100opendoar:2007-09-25T00:00Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino e práticas de cuidado: o caso de um curso de graduação em enfermagem |
title |
O ensino e práticas de cuidado: o caso de um curso de graduação em enfermagem |
spellingShingle |
O ensino e práticas de cuidado: o caso de um curso de graduação em enfermagem Amorim,Rita da Cruz Ensino Educação em enfermagem Cuidados de enfermagem |
title_short |
O ensino e práticas de cuidado: o caso de um curso de graduação em enfermagem |
title_full |
O ensino e práticas de cuidado: o caso de um curso de graduação em enfermagem |
title_fullStr |
O ensino e práticas de cuidado: o caso de um curso de graduação em enfermagem |
title_full_unstemmed |
O ensino e práticas de cuidado: o caso de um curso de graduação em enfermagem |
title_sort |
O ensino e práticas de cuidado: o caso de um curso de graduação em enfermagem |
author |
Amorim,Rita da Cruz |
author_facet |
Amorim,Rita da Cruz Oliveira,Eleonora Meniccuci de |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira,Eleonora Meniccuci de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amorim,Rita da Cruz Oliveira,Eleonora Meniccuci de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Educação em enfermagem Cuidados de enfermagem |
topic |
Ensino Educação em enfermagem Cuidados de enfermagem |
description |
Vivências e inquietações construídas ao longo da formação e atuação profissional da autora motivaram esta pesquisa, tendo como objeto o processo de ensino do cuidar/cuidado em um Curso de Enfermagem que teve por objetivo analisar o processo de formação da enfermeira, buscando conhecer sua dinâmica sob a ótica de docentes da Área de Saúde do Adulto, discentes e egressas do curso. Com base no conhecido, por meio do material empírico, os significados do ensinar e aprender o cuidar/cuidado foram descritos e analisados, fazendo uma reflexão a respeito da formação dessas profissionais. A abordagem metodológica foi a qualitativa com o método de Estudo de Caso. A coleta de material foi realizada por meio da técnica de entrevista com roteiro semi-estruturado. Para análise do material, foi trabalhada a estratégia metodológica do Discurso do Sujeito Coletivo. As análises dos discursos possibilitaram a criação de temáticas, sendo abordada neste artigo a que trata do cuidar/cuidado, como objeto de trabalho da Enfermagem e sua construção para uma prática social. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002005000100004 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002005000100004 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0103-21002005000100004 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Acta Paulista de Enfermagem v.18 n.1 2005 reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online) instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Acta Paulista de Enfermagem (Online) |
collection |
Acta Paulista de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br |
_version_ |
1748858262025928704 |