Câncer infantil: sentimentos manifestados por crianças em quimioterapia durante sessões de brinquedo terapêutico
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Data de Publicação: | 2012 |
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Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rev Rene (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4010 |
Resumo: | Este estudo objetivou compreender os sentimentos vivenciados pela criança com câncer manifestados durante sessões de Brinquedo Terapêutico. Trata-se de pesquisa qualitativa com cinco crianças com idade entre três e doze anos, de ambos os sexos. A coleta de dados foi realizada através de uma observação sistemática e participativa, associada a uma entrevista intermediada pelo Brinquedo Terapêutico. Os dados foram trabalhados utilizando-se a análise do discurso. A criança com câncer configurou-se como um ser repleto de sentimentos. O medo da morte, as dores, a tristeza diante das limitações impostas pela doença, o retraimento e revolta com os procedimentos, a angústia perante as incertezas constituíram sentimentos negativos expressos pelas crianças nas dramatizações. No entanto, a evolução do tratamento, a manifestação de um bom prognóstico e o desfecho de cura faziam emergir sentimentos de esperança e felicidade diante do tratamento, otimismo em retornar às atividades habituais e superação em meio às dificuldades vivenciadas. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20120003000022 |
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Câncer infantil: sentimentos manifestados por crianças em quimioterapia durante sessões de brinquedo terapêuticoJogos e BrinquedosCriançaNeoplasiasQuimioterapiaEste estudo objetivou compreender os sentimentos vivenciados pela criança com câncer manifestados durante sessões de Brinquedo Terapêutico. Trata-se de pesquisa qualitativa com cinco crianças com idade entre três e doze anos, de ambos os sexos. A coleta de dados foi realizada através de uma observação sistemática e participativa, associada a uma entrevista intermediada pelo Brinquedo Terapêutico. Os dados foram trabalhados utilizando-se a análise do discurso. A criança com câncer configurou-se como um ser repleto de sentimentos. O medo da morte, as dores, a tristeza diante das limitações impostas pela doença, o retraimento e revolta com os procedimentos, a angústia perante as incertezas constituíram sentimentos negativos expressos pelas crianças nas dramatizações. No entanto, a evolução do tratamento, a manifestação de um bom prognóstico e o desfecho de cura faziam emergir sentimentos de esperança e felicidade diante do tratamento, otimismo em retornar às atividades habituais e superação em meio às dificuldades vivenciadas. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20120003000022Universidade Federal do Ceará2012-06-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4010Rev Rene; Vol. 13 No. 3 (2012)Rev Rene; v. 13 n. 3 (2012)2175-67831517-3852reponame:Rev Rene (Online)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4010/3154Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journalinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Luís Paulo Souza eSilva, Raiane Katielle PereiraAmaral, Renata GuimarãesSouza, Ana Augusta Maciel deMota, Écila CamposSilva, Carla Silvana de Oliveira e2023-02-09T16:53:13Zoai:periodicos.ufc:article/4010Revistahttp://periodicos.ufc.br/renePUBhttp://periodicos.ufc.br/rene/oairene@ufc.br||2175-67831517-3852opendoar:2023-02-09T16:53:13Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
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