Uso do brinquedo terapêutico no preparo de crianças préescolares para quimioterapia ambulatorial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Artilheiro,Ana Paula Scupeliti
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Almeida,Fabiane de Amorim, Chacon,Julieta Maria Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Acta Paulista de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002011000500003
Resumo: OBJETIVOS: Descrever o uso do brinquedo terapêutico (BT) no preparo de crianças pré-escolares para realização da quimioterapia em ambulatório e identificar suas reações manifestadas durante a sessão de BT em relação aos procedimentos realizados na sessão de quimioterapia ambulatorial. MÉTODOS: Pesquisa descritiva exploratória, de abordagem quantitativa, realizada com 30 crianças pré-escolares, submetidas ao tratamento de quimioterapia ambulatorial. Os dados foram coletados por meio da observação das crianças e entrevistas com os acompanhantes. RESULTADOS: Após o preparo com o BT, as crianças demonstraram comportamentos mais positivos, cooperando com os procedimentos e colaborando com os profissionais (93,3%), apresentando postura relaxada (93,3%), estabelecendo um vínculo de confiança com o profissional (76,6%) e sorrindo durante as brincadeiras (70%). CONCLUSÃO: O uso do BT apresenta grande valor como facilitador de uma interação mais efetiva do adulto com a criança, favorecendo a compreensão do pré-escolar, tornando sua permanência no ambulatório mais agradável e descontraída.
id USP-8_8e8467ee177dce641e84335ad913c342
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-21002011000500003
network_acronym_str USP-8
network_name_str Acta Paulista de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Uso do brinquedo terapêutico no preparo de crianças préescolares para quimioterapia ambulatorialBrinquedos e jogosCriançaNeoplasiasquimioterapiaEnfermagem pediátricaEnfermagem oncológicaOBJETIVOS: Descrever o uso do brinquedo terapêutico (BT) no preparo de crianças pré-escolares para realização da quimioterapia em ambulatório e identificar suas reações manifestadas durante a sessão de BT em relação aos procedimentos realizados na sessão de quimioterapia ambulatorial. MÉTODOS: Pesquisa descritiva exploratória, de abordagem quantitativa, realizada com 30 crianças pré-escolares, submetidas ao tratamento de quimioterapia ambulatorial. Os dados foram coletados por meio da observação das crianças e entrevistas com os acompanhantes. RESULTADOS: Após o preparo com o BT, as crianças demonstraram comportamentos mais positivos, cooperando com os procedimentos e colaborando com os profissionais (93,3%), apresentando postura relaxada (93,3%), estabelecendo um vínculo de confiança com o profissional (76,6%) e sorrindo durante as brincadeiras (70%). CONCLUSÃO: O uso do BT apresenta grande valor como facilitador de uma interação mais efetiva do adulto com a criança, favorecendo a compreensão do pré-escolar, tornando sua permanência no ambulatório mais agradável e descontraída.Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo2011-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002011000500003Acta Paulista de Enfermagem v.24 n.5 2011reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:USP10.1590/S0103-21002011000500003info:eu-repo/semantics/openAccessArtilheiro,Ana Paula ScupelitiAlmeida,Fabiane de AmorimChacon,Julieta Maria Ferreirapor2011-12-02T00:00:00Zoai:scielo:S0103-21002011000500003Revistahttp://www.scielo.br/apePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br1982-01940103-2100opendoar:2011-12-02T00:00Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso do brinquedo terapêutico no preparo de crianças préescolares para quimioterapia ambulatorial
title Uso do brinquedo terapêutico no preparo de crianças préescolares para quimioterapia ambulatorial
spellingShingle Uso do brinquedo terapêutico no preparo de crianças préescolares para quimioterapia ambulatorial
Artilheiro,Ana Paula Scupeliti
Brinquedos e jogos
Criança
Neoplasias
quimioterapia
Enfermagem pediátrica
Enfermagem oncológica
title_short Uso do brinquedo terapêutico no preparo de crianças préescolares para quimioterapia ambulatorial
title_full Uso do brinquedo terapêutico no preparo de crianças préescolares para quimioterapia ambulatorial
title_fullStr Uso do brinquedo terapêutico no preparo de crianças préescolares para quimioterapia ambulatorial
title_full_unstemmed Uso do brinquedo terapêutico no preparo de crianças préescolares para quimioterapia ambulatorial
title_sort Uso do brinquedo terapêutico no preparo de crianças préescolares para quimioterapia ambulatorial
author Artilheiro,Ana Paula Scupeliti
author_facet Artilheiro,Ana Paula Scupeliti
Almeida,Fabiane de Amorim
Chacon,Julieta Maria Ferreira
author_role author
author2 Almeida,Fabiane de Amorim
Chacon,Julieta Maria Ferreira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Artilheiro,Ana Paula Scupeliti
Almeida,Fabiane de Amorim
Chacon,Julieta Maria Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Brinquedos e jogos
Criança
Neoplasias
quimioterapia
Enfermagem pediátrica
Enfermagem oncológica
topic Brinquedos e jogos
Criança
Neoplasias
quimioterapia
Enfermagem pediátrica
Enfermagem oncológica
description OBJETIVOS: Descrever o uso do brinquedo terapêutico (BT) no preparo de crianças pré-escolares para realização da quimioterapia em ambulatório e identificar suas reações manifestadas durante a sessão de BT em relação aos procedimentos realizados na sessão de quimioterapia ambulatorial. MÉTODOS: Pesquisa descritiva exploratória, de abordagem quantitativa, realizada com 30 crianças pré-escolares, submetidas ao tratamento de quimioterapia ambulatorial. Os dados foram coletados por meio da observação das crianças e entrevistas com os acompanhantes. RESULTADOS: Após o preparo com o BT, as crianças demonstraram comportamentos mais positivos, cooperando com os procedimentos e colaborando com os profissionais (93,3%), apresentando postura relaxada (93,3%), estabelecendo um vínculo de confiança com o profissional (76,6%) e sorrindo durante as brincadeiras (70%). CONCLUSÃO: O uso do BT apresenta grande valor como facilitador de uma interação mais efetiva do adulto com a criança, favorecendo a compreensão do pré-escolar, tornando sua permanência no ambulatório mais agradável e descontraída.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002011000500003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002011000500003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-21002011000500003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Acta Paulista de Enfermagem v.24 n.5 2011
reponame:Acta Paulista de Enfermagem (Online)
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:USP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Acta Paulista de Enfermagem (Online)
collection Acta Paulista de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Acta Paulista de Enfermagem (Online) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv ape@unifesp.br||schirmer.janine@unifesp.br
_version_ 1748858264536219648