A interdisciplinaridade na educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gattás, Maria Lúcia Borges
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Furegato, Antonia Regina Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rev Rene (Online)
Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5286
Resumo: Este artigo procura discutir conceitos teóricos sobre a interdisciplinaridade preconizados por alguns estudiosos para superação do ensino tradicional. Na Educação, considera-se que o desafio atual é o de assumir um paradigma teórico metodológico que permita o enfrentamento da ambiguidade, da contradição, da incerteza e que leve à percepção do significado do caos e da complexidade sem perder de vista a dinâmica e a singularidade do fenômeno em estudo e, sobretudo, dentro de uma perspectiva crítica e reflexiva sobre sua origem, natureza, interações e integralidade. O projeto interdisciplinar é uma ferramenta inovadora e que promove mudanças na educação. A atividade interdisciplinar reclama saber especializado, originalidade e diversidade de conhecimentos, permitindo a pluralidade de contribuições para compreensões mais consistentes acerca de determinado objeto, tal como ocorre no ensino de profissões da área da saúde. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20070001000013  
id UFC-16_4c44ee0021ebcfd30f89aa552564d406
oai_identifier_str oai:periodicos.ufc:article/5286
network_acronym_str UFC-16
network_name_str Rev Rene (Online)
repository_id_str
spelling A interdisciplinaridade na educaçãoEducação em saúdeEducação em EnfermagemComunicação interdisciplinar.Este artigo procura discutir conceitos teóricos sobre a interdisciplinaridade preconizados por alguns estudiosos para superação do ensino tradicional. Na Educação, considera-se que o desafio atual é o de assumir um paradigma teórico metodológico que permita o enfrentamento da ambiguidade, da contradição, da incerteza e que leve à percepção do significado do caos e da complexidade sem perder de vista a dinâmica e a singularidade do fenômeno em estudo e, sobretudo, dentro de uma perspectiva crítica e reflexiva sobre sua origem, natureza, interações e integralidade. O projeto interdisciplinar é uma ferramenta inovadora e que promove mudanças na educação. A atividade interdisciplinar reclama saber especializado, originalidade e diversidade de conhecimentos, permitindo a pluralidade de contribuições para compreensões mais consistentes acerca de determinado objeto, tal como ocorre no ensino de profissões da área da saúde. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20070001000013  Universidade Federal do Ceará2007-02-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5286Rev Rene; Vol. 8 No. 1 (2007)Rev Rene; v. 8 n. 1 (2007)2175-67831517-3852reponame:Rev Rene (Online)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5286/3890Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journalinfo:eu-repo/semantics/openAccessGattás, Maria Lúcia BorgesFuregato, Antonia Regina Ferreira2023-03-02T12:41:04Zoai:periodicos.ufc:article/5286Revistahttp://periodicos.ufc.br/renePUBhttp://periodicos.ufc.br/rene/oairene@ufc.br||2175-67831517-3852opendoar:2023-03-02T12:41:04Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A interdisciplinaridade na educação
title A interdisciplinaridade na educação
spellingShingle A interdisciplinaridade na educação
Gattás, Maria Lúcia Borges
Educação em saúde
Educação em Enfermagem
Comunicação interdisciplinar.
title_short A interdisciplinaridade na educação
title_full A interdisciplinaridade na educação
title_fullStr A interdisciplinaridade na educação
title_full_unstemmed A interdisciplinaridade na educação
title_sort A interdisciplinaridade na educação
author Gattás, Maria Lúcia Borges
author_facet Gattás, Maria Lúcia Borges
Furegato, Antonia Regina Ferreira
author_role author
author2 Furegato, Antonia Regina Ferreira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gattás, Maria Lúcia Borges
Furegato, Antonia Regina Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em saúde
Educação em Enfermagem
Comunicação interdisciplinar.
topic Educação em saúde
Educação em Enfermagem
Comunicação interdisciplinar.
description Este artigo procura discutir conceitos teóricos sobre a interdisciplinaridade preconizados por alguns estudiosos para superação do ensino tradicional. Na Educação, considera-se que o desafio atual é o de assumir um paradigma teórico metodológico que permita o enfrentamento da ambiguidade, da contradição, da incerteza e que leve à percepção do significado do caos e da complexidade sem perder de vista a dinâmica e a singularidade do fenômeno em estudo e, sobretudo, dentro de uma perspectiva crítica e reflexiva sobre sua origem, natureza, interações e integralidade. O projeto interdisciplinar é uma ferramenta inovadora e que promove mudanças na educação. A atividade interdisciplinar reclama saber especializado, originalidade e diversidade de conhecimentos, permitindo a pluralidade de contribuições para compreensões mais consistentes acerca de determinado objeto, tal como ocorre no ensino de profissões da área da saúde. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20070001000013  
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-02-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5286
url http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5286
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5286/3890
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journal
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journal
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Rev Rene; Vol. 8 No. 1 (2007)
Rev Rene; v. 8 n. 1 (2007)
2175-6783
1517-3852
reponame:Rev Rene (Online)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Rev Rene (Online)
collection Rev Rene (Online)
repository.name.fl_str_mv Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv rene@ufc.br||
_version_ 1797174722686877696