A interdisciplinaridade na educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rev Rene (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5286 |
Resumo: | Este artigo procura discutir conceitos teóricos sobre a interdisciplinaridade preconizados por alguns estudiosos para superação do ensino tradicional. Na Educação, considera-se que o desafio atual é o de assumir um paradigma teórico metodológico que permita o enfrentamento da ambiguidade, da contradição, da incerteza e que leve à percepção do significado do caos e da complexidade sem perder de vista a dinâmica e a singularidade do fenômeno em estudo e, sobretudo, dentro de uma perspectiva crítica e reflexiva sobre sua origem, natureza, interações e integralidade. O projeto interdisciplinar é uma ferramenta inovadora e que promove mudanças na educação. A atividade interdisciplinar reclama saber especializado, originalidade e diversidade de conhecimentos, permitindo a pluralidade de contribuições para compreensões mais consistentes acerca de determinado objeto, tal como ocorre no ensino de profissões da área da saúde. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20070001000013 |
id |
UFC-16_4c44ee0021ebcfd30f89aa552564d406 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufc:article/5286 |
network_acronym_str |
UFC-16 |
network_name_str |
Rev Rene (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A interdisciplinaridade na educaçãoEducação em saúdeEducação em EnfermagemComunicação interdisciplinar.Este artigo procura discutir conceitos teóricos sobre a interdisciplinaridade preconizados por alguns estudiosos para superação do ensino tradicional. Na Educação, considera-se que o desafio atual é o de assumir um paradigma teórico metodológico que permita o enfrentamento da ambiguidade, da contradição, da incerteza e que leve à percepção do significado do caos e da complexidade sem perder de vista a dinâmica e a singularidade do fenômeno em estudo e, sobretudo, dentro de uma perspectiva crítica e reflexiva sobre sua origem, natureza, interações e integralidade. O projeto interdisciplinar é uma ferramenta inovadora e que promove mudanças na educação. A atividade interdisciplinar reclama saber especializado, originalidade e diversidade de conhecimentos, permitindo a pluralidade de contribuições para compreensões mais consistentes acerca de determinado objeto, tal como ocorre no ensino de profissões da área da saúde. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20070001000013 Universidade Federal do Ceará2007-02-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5286Rev Rene; Vol. 8 No. 1 (2007)Rev Rene; v. 8 n. 1 (2007)2175-67831517-3852reponame:Rev Rene (Online)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5286/3890Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journalinfo:eu-repo/semantics/openAccessGattás, Maria Lúcia BorgesFuregato, Antonia Regina Ferreira2023-03-02T12:41:04Zoai:periodicos.ufc:article/5286Revistahttp://periodicos.ufc.br/renePUBhttp://periodicos.ufc.br/rene/oairene@ufc.br||2175-67831517-3852opendoar:2023-03-02T12:41:04Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A interdisciplinaridade na educação |
title |
A interdisciplinaridade na educação |
spellingShingle |
A interdisciplinaridade na educação Gattás, Maria Lúcia Borges Educação em saúde Educação em Enfermagem Comunicação interdisciplinar. |
title_short |
A interdisciplinaridade na educação |
title_full |
A interdisciplinaridade na educação |
title_fullStr |
A interdisciplinaridade na educação |
title_full_unstemmed |
A interdisciplinaridade na educação |
title_sort |
A interdisciplinaridade na educação |
author |
Gattás, Maria Lúcia Borges |
author_facet |
Gattás, Maria Lúcia Borges Furegato, Antonia Regina Ferreira |
author_role |
author |
author2 |
Furegato, Antonia Regina Ferreira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gattás, Maria Lúcia Borges Furegato, Antonia Regina Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em saúde Educação em Enfermagem Comunicação interdisciplinar. |
topic |
Educação em saúde Educação em Enfermagem Comunicação interdisciplinar. |
description |
Este artigo procura discutir conceitos teóricos sobre a interdisciplinaridade preconizados por alguns estudiosos para superação do ensino tradicional. Na Educação, considera-se que o desafio atual é o de assumir um paradigma teórico metodológico que permita o enfrentamento da ambiguidade, da contradição, da incerteza e que leve à percepção do significado do caos e da complexidade sem perder de vista a dinâmica e a singularidade do fenômeno em estudo e, sobretudo, dentro de uma perspectiva crítica e reflexiva sobre sua origem, natureza, interações e integralidade. O projeto interdisciplinar é uma ferramenta inovadora e que promove mudanças na educação. A atividade interdisciplinar reclama saber especializado, originalidade e diversidade de conhecimentos, permitindo a pluralidade de contribuições para compreensões mais consistentes acerca de determinado objeto, tal como ocorre no ensino de profissões da área da saúde. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20070001000013 |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-02-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5286 |
url |
http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5286 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5286/3890 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journal info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journal |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Rev Rene; Vol. 8 No. 1 (2007) Rev Rene; v. 8 n. 1 (2007) 2175-6783 1517-3852 reponame:Rev Rene (Online) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Rev Rene (Online) |
collection |
Rev Rene (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
rene@ufc.br|| |
_version_ |
1797174722686877696 |