Aprendizagem de professoras de ensino fundamental em oficinas educativas na saúde do adolescente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Itamara da Costa
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Machado, Maria de Fátima Antero Sousa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rev Rene (Online)
Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4324
Resumo: Esta pesquisa buscou verificar o processo de aprendizagem de professoras, a partir de oficinas educativas no que se refere à promoção da saúde dos adolescentes. Trata-se de um estudo qualitativo, realizado com oito professoras do ensino fundamental no ano de 2009. Usou-se um formulário para coletar os dados referentes ao conhecimento adquirido pelas professoras nas oficinas educativas e o Discurso do Sujeito Coletivo para analisá-los. Evidenciou-se a compreensão de saúde como requisito para qualidade de vida e a educação em saúde como ferramenta para conscientizar e transformar. Sobre as drogas, as professoras ampliaram o conhecimento sobre suas consequências, e sobre as transformações biopsicossociais dos adolescentes, apresentaram satisfatório entendimento sobre as principais mudanças ocorridas nesta fase. Acredita-se que o processo educativo desenvolvido foi importante para futuras práticas dos professores junto aos escolares. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.2011000400008
id UFC-16_4d0a681e2311de28896f10697a1aec32
oai_identifier_str oai:periodicos.ufc:article/4324
network_acronym_str UFC-16
network_name_str Rev Rene (Online)
repository_id_str
spelling Aprendizagem de professoras de ensino fundamental em oficinas educativas na saúde do adolescentePromoção da SaúdeEducação em SaúdeAprendizagemDocentesSaúde do Adolescente.Esta pesquisa buscou verificar o processo de aprendizagem de professoras, a partir de oficinas educativas no que se refere à promoção da saúde dos adolescentes. Trata-se de um estudo qualitativo, realizado com oito professoras do ensino fundamental no ano de 2009. Usou-se um formulário para coletar os dados referentes ao conhecimento adquirido pelas professoras nas oficinas educativas e o Discurso do Sujeito Coletivo para analisá-los. Evidenciou-se a compreensão de saúde como requisito para qualidade de vida e a educação em saúde como ferramenta para conscientizar e transformar. Sobre as drogas, as professoras ampliaram o conhecimento sobre suas consequências, e sobre as transformações biopsicossociais dos adolescentes, apresentaram satisfatório entendimento sobre as principais mudanças ocorridas nesta fase. Acredita-se que o processo educativo desenvolvido foi importante para futuras práticas dos professores junto aos escolares. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.2011000400008Universidade Federal do Ceará2011-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4324Rev Rene; Vol. 12 No. 4 (2011)Rev Rene; v. 12 n. 4 (2011)2175-67831517-3852reponame:Rev Rene (Online)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4324/3322Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journalinfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Itamara da CostaMachado, Maria de Fátima Antero Sousa2023-02-14T13:31:34Zoai:periodicos.ufc:article/4324Revistahttp://periodicos.ufc.br/renePUBhttp://periodicos.ufc.br/rene/oairene@ufc.br||2175-67831517-3852opendoar:2023-02-14T13:31:34Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem de professoras de ensino fundamental em oficinas educativas na saúde do adolescente
title Aprendizagem de professoras de ensino fundamental em oficinas educativas na saúde do adolescente
spellingShingle Aprendizagem de professoras de ensino fundamental em oficinas educativas na saúde do adolescente
Sousa, Itamara da Costa
Promoção da Saúde
Educação em Saúde
Aprendizagem
Docentes
Saúde do Adolescente.
title_short Aprendizagem de professoras de ensino fundamental em oficinas educativas na saúde do adolescente
title_full Aprendizagem de professoras de ensino fundamental em oficinas educativas na saúde do adolescente
title_fullStr Aprendizagem de professoras de ensino fundamental em oficinas educativas na saúde do adolescente
title_full_unstemmed Aprendizagem de professoras de ensino fundamental em oficinas educativas na saúde do adolescente
title_sort Aprendizagem de professoras de ensino fundamental em oficinas educativas na saúde do adolescente
author Sousa, Itamara da Costa
author_facet Sousa, Itamara da Costa
Machado, Maria de Fátima Antero Sousa
author_role author
author2 Machado, Maria de Fátima Antero Sousa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Itamara da Costa
Machado, Maria de Fátima Antero Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Promoção da Saúde
Educação em Saúde
Aprendizagem
Docentes
Saúde do Adolescente.
topic Promoção da Saúde
Educação em Saúde
Aprendizagem
Docentes
Saúde do Adolescente.
description Esta pesquisa buscou verificar o processo de aprendizagem de professoras, a partir de oficinas educativas no que se refere à promoção da saúde dos adolescentes. Trata-se de um estudo qualitativo, realizado com oito professoras do ensino fundamental no ano de 2009. Usou-se um formulário para coletar os dados referentes ao conhecimento adquirido pelas professoras nas oficinas educativas e o Discurso do Sujeito Coletivo para analisá-los. Evidenciou-se a compreensão de saúde como requisito para qualidade de vida e a educação em saúde como ferramenta para conscientizar e transformar. Sobre as drogas, as professoras ampliaram o conhecimento sobre suas consequências, e sobre as transformações biopsicossociais dos adolescentes, apresentaram satisfatório entendimento sobre as principais mudanças ocorridas nesta fase. Acredita-se que o processo educativo desenvolvido foi importante para futuras práticas dos professores junto aos escolares. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.2011000400008
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4324
url http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4324
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4324/3322
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journal
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journal
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Rev Rene; Vol. 12 No. 4 (2011)
Rev Rene; v. 12 n. 4 (2011)
2175-6783
1517-3852
reponame:Rev Rene (Online)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Rev Rene (Online)
collection Rev Rene (Online)
repository.name.fl_str_mv Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv rene@ufc.br||
_version_ 1797174721057390592