Aprendizagem de professoras de ensino fundamental em oficinas educativas na saúde do adolescente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rev Rene (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4324 |
Resumo: | Esta pesquisa buscou verificar o processo de aprendizagem de professoras, a partir de oficinas educativas no que se refere à promoção da saúde dos adolescentes. Trata-se de um estudo qualitativo, realizado com oito professoras do ensino fundamental no ano de 2009. Usou-se um formulário para coletar os dados referentes ao conhecimento adquirido pelas professoras nas oficinas educativas e o Discurso do Sujeito Coletivo para analisá-los. Evidenciou-se a compreensão de saúde como requisito para qualidade de vida e a educação em saúde como ferramenta para conscientizar e transformar. Sobre as drogas, as professoras ampliaram o conhecimento sobre suas consequências, e sobre as transformações biopsicossociais dos adolescentes, apresentaram satisfatório entendimento sobre as principais mudanças ocorridas nesta fase. Acredita-se que o processo educativo desenvolvido foi importante para futuras práticas dos professores junto aos escolares. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.2011000400008 |
id |
UFC-16_4d0a681e2311de28896f10697a1aec32 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufc:article/4324 |
network_acronym_str |
UFC-16 |
network_name_str |
Rev Rene (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Aprendizagem de professoras de ensino fundamental em oficinas educativas na saúde do adolescentePromoção da SaúdeEducação em SaúdeAprendizagemDocentesSaúde do Adolescente.Esta pesquisa buscou verificar o processo de aprendizagem de professoras, a partir de oficinas educativas no que se refere à promoção da saúde dos adolescentes. Trata-se de um estudo qualitativo, realizado com oito professoras do ensino fundamental no ano de 2009. Usou-se um formulário para coletar os dados referentes ao conhecimento adquirido pelas professoras nas oficinas educativas e o Discurso do Sujeito Coletivo para analisá-los. Evidenciou-se a compreensão de saúde como requisito para qualidade de vida e a educação em saúde como ferramenta para conscientizar e transformar. Sobre as drogas, as professoras ampliaram o conhecimento sobre suas consequências, e sobre as transformações biopsicossociais dos adolescentes, apresentaram satisfatório entendimento sobre as principais mudanças ocorridas nesta fase. Acredita-se que o processo educativo desenvolvido foi importante para futuras práticas dos professores junto aos escolares. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.2011000400008Universidade Federal do Ceará2011-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4324Rev Rene; Vol. 12 No. 4 (2011)Rev Rene; v. 12 n. 4 (2011)2175-67831517-3852reponame:Rev Rene (Online)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4324/3322Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journalinfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Itamara da CostaMachado, Maria de Fátima Antero Sousa2023-02-14T13:31:34Zoai:periodicos.ufc:article/4324Revistahttp://periodicos.ufc.br/renePUBhttp://periodicos.ufc.br/rene/oairene@ufc.br||2175-67831517-3852opendoar:2023-02-14T13:31:34Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem de professoras de ensino fundamental em oficinas educativas na saúde do adolescente |
title |
Aprendizagem de professoras de ensino fundamental em oficinas educativas na saúde do adolescente |
spellingShingle |
Aprendizagem de professoras de ensino fundamental em oficinas educativas na saúde do adolescente Sousa, Itamara da Costa Promoção da Saúde Educação em Saúde Aprendizagem Docentes Saúde do Adolescente. |
title_short |
Aprendizagem de professoras de ensino fundamental em oficinas educativas na saúde do adolescente |
title_full |
Aprendizagem de professoras de ensino fundamental em oficinas educativas na saúde do adolescente |
title_fullStr |
Aprendizagem de professoras de ensino fundamental em oficinas educativas na saúde do adolescente |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem de professoras de ensino fundamental em oficinas educativas na saúde do adolescente |
title_sort |
Aprendizagem de professoras de ensino fundamental em oficinas educativas na saúde do adolescente |
author |
Sousa, Itamara da Costa |
author_facet |
Sousa, Itamara da Costa Machado, Maria de Fátima Antero Sousa |
author_role |
author |
author2 |
Machado, Maria de Fátima Antero Sousa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Itamara da Costa Machado, Maria de Fátima Antero Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Promoção da Saúde Educação em Saúde Aprendizagem Docentes Saúde do Adolescente. |
topic |
Promoção da Saúde Educação em Saúde Aprendizagem Docentes Saúde do Adolescente. |
description |
Esta pesquisa buscou verificar o processo de aprendizagem de professoras, a partir de oficinas educativas no que se refere à promoção da saúde dos adolescentes. Trata-se de um estudo qualitativo, realizado com oito professoras do ensino fundamental no ano de 2009. Usou-se um formulário para coletar os dados referentes ao conhecimento adquirido pelas professoras nas oficinas educativas e o Discurso do Sujeito Coletivo para analisá-los. Evidenciou-se a compreensão de saúde como requisito para qualidade de vida e a educação em saúde como ferramenta para conscientizar e transformar. Sobre as drogas, as professoras ampliaram o conhecimento sobre suas consequências, e sobre as transformações biopsicossociais dos adolescentes, apresentaram satisfatório entendimento sobre as principais mudanças ocorridas nesta fase. Acredita-se que o processo educativo desenvolvido foi importante para futuras práticas dos professores junto aos escolares. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.2011000400008 |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4324 |
url |
http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4324 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4324/3322 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journal info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journal |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Rev Rene; Vol. 12 No. 4 (2011) Rev Rene; v. 12 n. 4 (2011) 2175-6783 1517-3852 reponame:Rev Rene (Online) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Rev Rene (Online) |
collection |
Rev Rene (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
rene@ufc.br|| |
_version_ |
1797174721057390592 |