Educação permanente em enfermagem e a interface com a ouvidoria hospitalar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Raquel Costa Rodrigues de
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Soares, Enedina, Souza, Ivanise Arouche de, Oliveira, Jane Conceição, Salles, Roseluci Santos de, Cordeiro, Carlos Eduardo Marques
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rev Rene (Online)
Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4614
Resumo: Trata-se de um estudo descritivo-exploratório, com abordagem qualitativa, que tem como objetivo investigar as demandas dos usuário sem ouvidoria relacionadas à assistência de enfermagem e discutir sua contribuição para a educação continuada. A pesquisa foi desenvolvida em hospital público federal, de referência na realização de procedimentos diagnósticos e terapêuticos de alta complexidade em Ortopedia. A coleta de dados baseou-se na técnica de análise documental, incluindo o manejo de informações e materiais a partir das demandas dos usuários contidas nos registros no Serviço de Ouvidoria, referentes ao ano de 2009, computando um total de 3.895 manifestações. As manifestações recebidas estão classificadas, neste estudo, por natureza da comunicação: elogio, pedido de informação, reclamação, sugestão e denúncia. Considerou-se a importância do Serviço da Ouvidoria para o aprimoramento da atuação de enfermagem, tendo em vista as contribuições extraídas do contexto das demandas e que o relacionamento interdisciplinar possibilita perceber e avaliar as necessidades evidenciadas. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.2010000400009
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