Opinião de alunos acerca de uma instrução assistida por computador para ensino de necessidades humanas básicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Marcos Venícios de Oliveira
Data de Publicação: 2000
Outros Autores: Araújo, Thelma Leite de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rev Rene (Online)
Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/32752
Resumo: Estudo de caráter descritivo que visa levantar a opinião de alunos sobre o uso de uma ferramenta de informática para ensino de Necessidades Humanas Básicas de Horta (1979). O trabalho foi desenvolvido junto a 27 alunos do primeiro semestre do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Ceará no período de 1998.2. Os dados foram organizados em categorias e analisadas conforme a convergência das falas. Os resultados permitiram o levantamento de aspectos do software que necessitavam de ajustes para seu melhor desempenho. Os alunos apontaram a presença de termos científicos desconhecidos, a necessidade de trabalho conjunto com o professor durante a utilização do software e exaltaram a interatividade e liberdade no estudo do tema proporcionado pela interface do programa. Concluímos que o software poderá ser utilizado como recurso adicional para o ensino de necessidades humanas básicas após os ajustes sugeridos serem efetuados. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20000002000012
id UFC-16_7b640f33234e8152cd58fa04de79ac3a
oai_identifier_str oai:periodicos.ufc:article/32752
network_acronym_str UFC-16
network_name_str Rev Rene (Online)
repository_id_str
spelling Opinião de alunos acerca de uma instrução assistida por computador para ensino de necessidades humanas básicasInformática médicaProcessos de enfermagemInstrução por computador.Estudo de caráter descritivo que visa levantar a opinião de alunos sobre o uso de uma ferramenta de informática para ensino de Necessidades Humanas Básicas de Horta (1979). O trabalho foi desenvolvido junto a 27 alunos do primeiro semestre do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Ceará no período de 1998.2. Os dados foram organizados em categorias e analisadas conforme a convergência das falas. Os resultados permitiram o levantamento de aspectos do software que necessitavam de ajustes para seu melhor desempenho. Os alunos apontaram a presença de termos científicos desconhecidos, a necessidade de trabalho conjunto com o professor durante a utilização do software e exaltaram a interatividade e liberdade no estudo do tema proporcionado pela interface do programa. Concluímos que o software poderá ser utilizado como recurso adicional para o ensino de necessidades humanas básicas após os ajustes sugeridos serem efetuados. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20000002000012Universidade Federal do Ceará2000-08-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/32752Rev Rene; Vol. 1 No. 2 (2000)Rev Rene; v. 1 n. 2 (2000)2175-67831517-3852reponame:Rev Rene (Online)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/32752/72909Copyright (c) 2018 Northeast Network Nursing Journalinfo:eu-repo/semantics/openAccessLopes, Marcos Venícios de OliveiraAraújo, Thelma Leite de2023-03-09T15:01:32Zoai:periodicos.ufc:article/32752Revistahttp://periodicos.ufc.br/renePUBhttp://periodicos.ufc.br/rene/oairene@ufc.br||2175-67831517-3852opendoar:2023-03-09T15:01:32Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Opinião de alunos acerca de uma instrução assistida por computador para ensino de necessidades humanas básicas
title Opinião de alunos acerca de uma instrução assistida por computador para ensino de necessidades humanas básicas
spellingShingle Opinião de alunos acerca de uma instrução assistida por computador para ensino de necessidades humanas básicas
Lopes, Marcos Venícios de Oliveira
Informática médica
Processos de enfermagem
Instrução por computador.
title_short Opinião de alunos acerca de uma instrução assistida por computador para ensino de necessidades humanas básicas
title_full Opinião de alunos acerca de uma instrução assistida por computador para ensino de necessidades humanas básicas
title_fullStr Opinião de alunos acerca de uma instrução assistida por computador para ensino de necessidades humanas básicas
title_full_unstemmed Opinião de alunos acerca de uma instrução assistida por computador para ensino de necessidades humanas básicas
title_sort Opinião de alunos acerca de uma instrução assistida por computador para ensino de necessidades humanas básicas
author Lopes, Marcos Venícios de Oliveira
author_facet Lopes, Marcos Venícios de Oliveira
Araújo, Thelma Leite de
author_role author
author2 Araújo, Thelma Leite de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Marcos Venícios de Oliveira
Araújo, Thelma Leite de
dc.subject.por.fl_str_mv Informática médica
Processos de enfermagem
Instrução por computador.
topic Informática médica
Processos de enfermagem
Instrução por computador.
description Estudo de caráter descritivo que visa levantar a opinião de alunos sobre o uso de uma ferramenta de informática para ensino de Necessidades Humanas Básicas de Horta (1979). O trabalho foi desenvolvido junto a 27 alunos do primeiro semestre do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Ceará no período de 1998.2. Os dados foram organizados em categorias e analisadas conforme a convergência das falas. Os resultados permitiram o levantamento de aspectos do software que necessitavam de ajustes para seu melhor desempenho. Os alunos apontaram a presença de termos científicos desconhecidos, a necessidade de trabalho conjunto com o professor durante a utilização do software e exaltaram a interatividade e liberdade no estudo do tema proporcionado pela interface do programa. Concluímos que o software poderá ser utilizado como recurso adicional para o ensino de necessidades humanas básicas após os ajustes sugeridos serem efetuados. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20000002000012
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-08-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/32752
url http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/32752
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/32752/72909
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Northeast Network Nursing Journal
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Northeast Network Nursing Journal
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Rev Rene; Vol. 1 No. 2 (2000)
Rev Rene; v. 1 n. 2 (2000)
2175-6783
1517-3852
reponame:Rev Rene (Online)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Rev Rene (Online)
collection Rev Rene (Online)
repository.name.fl_str_mv Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv rene@ufc.br||
_version_ 1797174723676733440