Visão de acadêmicos de enfermagem em relação ao processo de envelhecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Fabíola de Araújo Leite
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Rodrigues, Ranielly Pereira Lacerda, Nóbrega, Maria Miriam Lima da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rev Rene (Online)
Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4041
Resumo: O objetivo principal deste estudo foi analisar a percepção de acadêmicos do Curso de Enfermagem sobre o processo de envelhecimento, refletindo sua contribuição na reformulação de currículos que contextualizam a saúde do idoso. Os dados foram coletados em duas instituições de ensino superior de Enfermagem, no período de agosto de 2009 a julho de 2010, com a participação de 84 acadêmicos. Por meio da análise do conteúdo, foram elencadas três categorias temáticas: o processo de envelhecimento se refere ao estágio vital de fragilidade e necessidades de cuidados especiais; o envelhecimento é um processo natural do ciclo vital; o processo de envelhecimento é uma fase que requer mais atenção social. Os resultados demonstram que há necessidade de se planejarem ações de ensino, pesquisa e extensão, dentro do enfoque da gerontologia, para romper com os tabus em torno da velhice e enfocar o tão almejado envelhecimento saudável. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20120004000012
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