Políticas de educação permanente e formação em saúde: uma análise documental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Celedônio, Raquel Mendes
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Jorge, Maria Salete Bessa, Santos, Danielle Christine Moura dos, Freitas, Consuelo Helena Aires de, Aquino, Francisca Ozanira Torres Pinto de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rev Rene (Online)
Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4112
Resumo: Na construção do Sistema Único de Saúde, a formação em saúde e a educação permanente para profissionais são consideradas instrumentos para as mudanças e transformações em uma sociedade. Desse modo, objetivou-se analisar publicações científicas e documentos do Ministério da Saúde acerca da política nacional de educação permanente. Trata-se de análise documental realizada no período de março a setembro de 2011, com busca em publicações do Ministério da Saúde. Encontraram-se oito documentos, analisados por catalogação em quadros sínteses e análise de conteúdo. A Política Nacional de Educação Permanente em Saúde foi implantada como uma das estratégias do Sistema Único de Saúde para mudar aspectos da formação profissional em saúde. Conclui-se que apesar das necessidades de mudança, a formação dos profissionais mostra-se como um desafio, pois se configura com a complexidade da gestão, do serviço e do ensino com as políticas intergovernamentais entre os Ministérios da Saúde e Educação. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20120005000015
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