Coadjuvantes das mudanças no contexto do ensino e da prática da enfermagem obstétrica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rev Rene (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4352 |
Resumo: | A pesquisa buscou conhecer os fatores que facilitaram a formação e reinserção das enfermeiras obstétricas na assistência ao parto, a partir da década de 1980 do século XX. Para compreender o processo, foi utilizada a História Oral Temática, metodologia que permite perceber o passado como algo que tem continuidade hoje. Foram entrevistadas 11 profissionais que participaram ativamente do processo, como coordenadoras e docentes de cursos de especialização em enfermagem obstétrica, membros da Área Temática Saúde da Mulher do Ministério da Saúde e da Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras. Dentre os fatores que contribuíram, estão as políticas ministeriais, o financiamento de cursos de especialização, a continuidade da atuação das profissionais e a criação dos Centros de Parto Normal. Conclui-se que o reconhecimento do trabalho dos profissionais depende de uma formação e atuação de qualidade, e que, é necessário realizar pesquisas sobre sua atuação, e divulgar seus resultados. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20110004000022 |
id |
UFC-16_8bfee793672f0833fe2696f480f3f90e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufc:article/4352 |
network_acronym_str |
UFC-16 |
network_name_str |
Rev Rene (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Coadjuvantes das mudanças no contexto do ensino e da prática da enfermagem obstétricaEnfermagem ObstetríciaPrática ProfissionalPesquisa Qualitativa.A pesquisa buscou conhecer os fatores que facilitaram a formação e reinserção das enfermeiras obstétricas na assistência ao parto, a partir da década de 1980 do século XX. Para compreender o processo, foi utilizada a História Oral Temática, metodologia que permite perceber o passado como algo que tem continuidade hoje. Foram entrevistadas 11 profissionais que participaram ativamente do processo, como coordenadoras e docentes de cursos de especialização em enfermagem obstétrica, membros da Área Temática Saúde da Mulher do Ministério da Saúde e da Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras. Dentre os fatores que contribuíram, estão as políticas ministeriais, o financiamento de cursos de especialização, a continuidade da atuação das profissionais e a criação dos Centros de Parto Normal. Conclui-se que o reconhecimento do trabalho dos profissionais depende de uma formação e atuação de qualidade, e que, é necessário realizar pesquisas sobre sua atuação, e divulgar seus resultados. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20110004000022Universidade Federal do Ceará2011-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4352Rev Rene; Vol. 12 No. 4 (2011)Rev Rene; v. 12 n. 4 (2011)2175-67831517-3852reponame:Rev Rene (Online)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4352/3336Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journalinfo:eu-repo/semantics/openAccessAmorim, TorcataGualda, Dulce Maria Rosa2023-02-14T13:48:42Zoai:periodicos.ufc:article/4352Revistahttp://periodicos.ufc.br/renePUBhttp://periodicos.ufc.br/rene/oairene@ufc.br||2175-67831517-3852opendoar:2023-02-14T13:48:42Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Coadjuvantes das mudanças no contexto do ensino e da prática da enfermagem obstétrica |
title |
Coadjuvantes das mudanças no contexto do ensino e da prática da enfermagem obstétrica |
spellingShingle |
Coadjuvantes das mudanças no contexto do ensino e da prática da enfermagem obstétrica Amorim, Torcata Enfermagem Obstetrícia Prática Profissional Pesquisa Qualitativa. |
title_short |
Coadjuvantes das mudanças no contexto do ensino e da prática da enfermagem obstétrica |
title_full |
Coadjuvantes das mudanças no contexto do ensino e da prática da enfermagem obstétrica |
title_fullStr |
Coadjuvantes das mudanças no contexto do ensino e da prática da enfermagem obstétrica |
title_full_unstemmed |
Coadjuvantes das mudanças no contexto do ensino e da prática da enfermagem obstétrica |
title_sort |
Coadjuvantes das mudanças no contexto do ensino e da prática da enfermagem obstétrica |
author |
Amorim, Torcata |
author_facet |
Amorim, Torcata Gualda, Dulce Maria Rosa |
author_role |
author |
author2 |
Gualda, Dulce Maria Rosa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amorim, Torcata Gualda, Dulce Maria Rosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem Obstetrícia Prática Profissional Pesquisa Qualitativa. |
topic |
Enfermagem Obstetrícia Prática Profissional Pesquisa Qualitativa. |
description |
A pesquisa buscou conhecer os fatores que facilitaram a formação e reinserção das enfermeiras obstétricas na assistência ao parto, a partir da década de 1980 do século XX. Para compreender o processo, foi utilizada a História Oral Temática, metodologia que permite perceber o passado como algo que tem continuidade hoje. Foram entrevistadas 11 profissionais que participaram ativamente do processo, como coordenadoras e docentes de cursos de especialização em enfermagem obstétrica, membros da Área Temática Saúde da Mulher do Ministério da Saúde e da Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras. Dentre os fatores que contribuíram, estão as políticas ministeriais, o financiamento de cursos de especialização, a continuidade da atuação das profissionais e a criação dos Centros de Parto Normal. Conclui-se que o reconhecimento do trabalho dos profissionais depende de uma formação e atuação de qualidade, e que, é necessário realizar pesquisas sobre sua atuação, e divulgar seus resultados. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20110004000022 |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4352 |
url |
http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4352 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4352/3336 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journal info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journal |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Rev Rene; Vol. 12 No. 4 (2011) Rev Rene; v. 12 n. 4 (2011) 2175-6783 1517-3852 reponame:Rev Rene (Online) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Rev Rene (Online) |
collection |
Rev Rene (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
rene@ufc.br|| |
_version_ |
1797174721078362112 |