Coadjuvantes das mudanças no contexto do ensino e da prática da enfermagem obstétrica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amorim, Torcata
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Gualda, Dulce Maria Rosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rev Rene (Online)
Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4352
Resumo: A pesquisa buscou conhecer os fatores que facilitaram a formação e reinserção das enfermeiras obstétricas na assistência ao parto, a partir da década de 1980 do século XX. Para compreender o processo, foi utilizada a História Oral Temática, metodologia que permite perceber o passado como algo que tem continuidade hoje. Foram entrevistadas 11 profissionais que participaram ativamente do processo, como coordenadoras e docentes de cursos de especialização em enfermagem obstétrica, membros da Área Temática Saúde da Mulher do Ministério da Saúde e da Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras. Dentre os fatores que contribuíram, estão as políticas ministeriais, o financiamento de cursos de especialização, a continuidade da atuação das profissionais e a criação dos Centros de Parto Normal. Conclui-se que o reconhecimento do trabalho dos profissionais depende de uma formação e atuação de qualidade, e que, é necessário realizar pesquisas sobre sua atuação, e divulgar seus resultados. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20110004000022
id UFC-16_8bfee793672f0833fe2696f480f3f90e
oai_identifier_str oai:periodicos.ufc:article/4352
network_acronym_str UFC-16
network_name_str Rev Rene (Online)
repository_id_str
spelling Coadjuvantes das mudanças no contexto do ensino e da prática da enfermagem obstétricaEnfermagem ObstetríciaPrática ProfissionalPesquisa Qualitativa.A pesquisa buscou conhecer os fatores que facilitaram a formação e reinserção das enfermeiras obstétricas na assistência ao parto, a partir da década de 1980 do século XX. Para compreender o processo, foi utilizada a História Oral Temática, metodologia que permite perceber o passado como algo que tem continuidade hoje. Foram entrevistadas 11 profissionais que participaram ativamente do processo, como coordenadoras e docentes de cursos de especialização em enfermagem obstétrica, membros da Área Temática Saúde da Mulher do Ministério da Saúde e da Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras. Dentre os fatores que contribuíram, estão as políticas ministeriais, o financiamento de cursos de especialização, a continuidade da atuação das profissionais e a criação dos Centros de Parto Normal. Conclui-se que o reconhecimento do trabalho dos profissionais depende de uma formação e atuação de qualidade, e que, é necessário realizar pesquisas sobre sua atuação, e divulgar seus resultados. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20110004000022Universidade Federal do Ceará2011-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4352Rev Rene; Vol. 12 No. 4 (2011)Rev Rene; v. 12 n. 4 (2011)2175-67831517-3852reponame:Rev Rene (Online)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4352/3336Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journalinfo:eu-repo/semantics/openAccessAmorim, TorcataGualda, Dulce Maria Rosa2023-02-14T13:48:42Zoai:periodicos.ufc:article/4352Revistahttp://periodicos.ufc.br/renePUBhttp://periodicos.ufc.br/rene/oairene@ufc.br||2175-67831517-3852opendoar:2023-02-14T13:48:42Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Coadjuvantes das mudanças no contexto do ensino e da prática da enfermagem obstétrica
title Coadjuvantes das mudanças no contexto do ensino e da prática da enfermagem obstétrica
spellingShingle Coadjuvantes das mudanças no contexto do ensino e da prática da enfermagem obstétrica
Amorim, Torcata
Enfermagem Obstetrícia
Prática Profissional
Pesquisa Qualitativa.
title_short Coadjuvantes das mudanças no contexto do ensino e da prática da enfermagem obstétrica
title_full Coadjuvantes das mudanças no contexto do ensino e da prática da enfermagem obstétrica
title_fullStr Coadjuvantes das mudanças no contexto do ensino e da prática da enfermagem obstétrica
title_full_unstemmed Coadjuvantes das mudanças no contexto do ensino e da prática da enfermagem obstétrica
title_sort Coadjuvantes das mudanças no contexto do ensino e da prática da enfermagem obstétrica
author Amorim, Torcata
author_facet Amorim, Torcata
Gualda, Dulce Maria Rosa
author_role author
author2 Gualda, Dulce Maria Rosa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amorim, Torcata
Gualda, Dulce Maria Rosa
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem Obstetrícia
Prática Profissional
Pesquisa Qualitativa.
topic Enfermagem Obstetrícia
Prática Profissional
Pesquisa Qualitativa.
description A pesquisa buscou conhecer os fatores que facilitaram a formação e reinserção das enfermeiras obstétricas na assistência ao parto, a partir da década de 1980 do século XX. Para compreender o processo, foi utilizada a História Oral Temática, metodologia que permite perceber o passado como algo que tem continuidade hoje. Foram entrevistadas 11 profissionais que participaram ativamente do processo, como coordenadoras e docentes de cursos de especialização em enfermagem obstétrica, membros da Área Temática Saúde da Mulher do Ministério da Saúde e da Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras. Dentre os fatores que contribuíram, estão as políticas ministeriais, o financiamento de cursos de especialização, a continuidade da atuação das profissionais e a criação dos Centros de Parto Normal. Conclui-se que o reconhecimento do trabalho dos profissionais depende de uma formação e atuação de qualidade, e que, é necessário realizar pesquisas sobre sua atuação, e divulgar seus resultados. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20110004000022
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4352
url http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4352
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4352/3336
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journal
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journal
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Rev Rene; Vol. 12 No. 4 (2011)
Rev Rene; v. 12 n. 4 (2011)
2175-6783
1517-3852
reponame:Rev Rene (Online)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Rev Rene (Online)
collection Rev Rene (Online)
repository.name.fl_str_mv Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv rene@ufc.br||
_version_ 1797174721078362112