Humanização do atendimento à criança na atenção básica: visão dos profissionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Akemi Iwata
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Lima, Kálya Yasmine Nunes de, Santos, Ana Dulce Batista dos, Teixeira, Gabriela Bezerra, Macêdo, Isabelle Pinheiro de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rev Rene (Online)
Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4021
Resumo: Objetivou-se compreender a humanização do atendimento à criança na Atenção Básica na visão dos profissionais. Estudo qualitativo, realizado em uma Unidade de Saúde da Família de Natal-RN, Brasil. Dezesseis profissionais responderam a um formulário contendo questões referentes ao atendimento à criança, à humanização e às práticas realizadas para humanizar o atendimento. Os dados foram categorizados por temas e analisados a partir dos princípios da Política Nacional de Humanização. Para os profissionais, humanizar o atendimento envolve acolher, escutar, aconselhar sobre o que está sendo realizado com a criança, valorizar a família, e tornar o sujeito ativo no atendimento, mesmo que de forma incipiente. A maioria dos profissionais descreveu atendimento que valorizava parte dos princípios da política de humanização, mesmo com dificuldades para implementá-los na rotina. Requer, portanto, estímulos e atualização dos profissionais para uma postura autocrítica sobre o atendimento. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.2012000400002
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