Condições de saúde de escolares e intervenção de enfermagem: relato de experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Loraine Machado de
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Araújo, Lorena Machado de, Souza, Éricka Cecília Resende de, Simpson, Clélia Albino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rev Rene (Online)
Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4354
Resumo: Trata-se de um estudo descritivo/exploratório, com o objetivo de descrever as condições de saúde de escolares e relatar a experiência de um trabalho educativo referente à higiene pessoal e bucal. Foram realizadas consultas de enfermagem com 127 alunos do ensino fundamental de uma escola de Parnamirim/Rio Grande do Norte, entre outubro/dezembro de 2009. Os principais problemas de saúde identificados nas consultas foram: higiene precária, pediculose, problemas bucais, índice de massa corpórea baixo e situação vacinal irregular. A ação educativa envolveu dinâmicas de grupo, apresentação de vídeos educativos, exposição dialogada, distribuição de folhetos e kits de higiene pessoal, e a prática de escovação dental. Assim, uma intervenção na saúde escolar se faz necessária para a promoção de conhecimentos e competências em saúde, contribuindo para a atenção integral da criança. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20110004000026
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