Satisfação do cliente portador de infarto agudo do miocárdio acerca dos cuidados de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Marcelo Alves de
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Albuquerque, Grayce Alencar, Alencar, Ana Maria Parente Garcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rev Rene (Online)
Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4739
Resumo: Trata-se de um estudo de natureza qualitativa que teve como objetivo conhecer o nível de satisfação do cliente portador de infarto agudo do miocárdio acerca dos cuidados de enfermagem prestados. Para tanto, foram entrevistados e observados dez clientes internados em uma unidade de referência cardíaca do município de Barbalha-Ce, durante os meses de abril e maio de 2005. Os dados coletados foram organizados e apresentados em três categorias, conforme as expressões mais representativas do conteúdo dos depoimentos dos sujeitos da pesquisa, e tratados por meio da análise do discurso. Os resultados desvelaram o apego e o valor devotados pelo cliente a um cuidado como reflexo da arte de cuidar, o que foi observado em diversos momentos da pesquisa, fato que demonstra que elementos relacionais como a intencionalidade, a humanidade e o desvelo constituem condicionantes que conferem intensa satisfação a essa clientela. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20090001000011  
id UFC-16_a3a7faec87ef0ece433c2bd95cc70352
oai_identifier_str oai:periodicos.ufc:article/4739
network_acronym_str UFC-16
network_name_str Rev Rene (Online)
repository_id_str
spelling Satisfação do cliente portador de infarto agudo do miocárdio acerca dos cuidados de enfermagemSatisfação do pacienteInfarto do miocárdioCuidados de enfermagem.Trata-se de um estudo de natureza qualitativa que teve como objetivo conhecer o nível de satisfação do cliente portador de infarto agudo do miocárdio acerca dos cuidados de enfermagem prestados. Para tanto, foram entrevistados e observados dez clientes internados em uma unidade de referência cardíaca do município de Barbalha-Ce, durante os meses de abril e maio de 2005. Os dados coletados foram organizados e apresentados em três categorias, conforme as expressões mais representativas do conteúdo dos depoimentos dos sujeitos da pesquisa, e tratados por meio da análise do discurso. Os resultados desvelaram o apego e o valor devotados pelo cliente a um cuidado como reflexo da arte de cuidar, o que foi observado em diversos momentos da pesquisa, fato que demonstra que elementos relacionais como a intencionalidade, a humanidade e o desvelo constituem condicionantes que conferem intensa satisfação a essa clientela. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20090001000011  Universidade Federal do Ceará2009-02-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4739Rev Rene; Vol. 10 No. 1 (2009)Rev Rene; v. 10 n. 1 (2009)2175-67831517-3852reponame:Rev Rene (Online)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4739/3516Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journalinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Marcelo Alves deAlbuquerque, Grayce AlencarAlencar, Ana Maria Parente Garcia2023-02-27T15:31:28Zoai:periodicos.ufc:article/4739Revistahttp://periodicos.ufc.br/renePUBhttp://periodicos.ufc.br/rene/oairene@ufc.br||2175-67831517-3852opendoar:2023-02-27T15:31:28Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Satisfação do cliente portador de infarto agudo do miocárdio acerca dos cuidados de enfermagem
title Satisfação do cliente portador de infarto agudo do miocárdio acerca dos cuidados de enfermagem
spellingShingle Satisfação do cliente portador de infarto agudo do miocárdio acerca dos cuidados de enfermagem
Oliveira, Marcelo Alves de
Satisfação do paciente
Infarto do miocárdio
Cuidados de enfermagem.
title_short Satisfação do cliente portador de infarto agudo do miocárdio acerca dos cuidados de enfermagem
title_full Satisfação do cliente portador de infarto agudo do miocárdio acerca dos cuidados de enfermagem
title_fullStr Satisfação do cliente portador de infarto agudo do miocárdio acerca dos cuidados de enfermagem
title_full_unstemmed Satisfação do cliente portador de infarto agudo do miocárdio acerca dos cuidados de enfermagem
title_sort Satisfação do cliente portador de infarto agudo do miocárdio acerca dos cuidados de enfermagem
author Oliveira, Marcelo Alves de
author_facet Oliveira, Marcelo Alves de
Albuquerque, Grayce Alencar
Alencar, Ana Maria Parente Garcia
author_role author
author2 Albuquerque, Grayce Alencar
Alencar, Ana Maria Parente Garcia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Marcelo Alves de
Albuquerque, Grayce Alencar
Alencar, Ana Maria Parente Garcia
dc.subject.por.fl_str_mv Satisfação do paciente
Infarto do miocárdio
Cuidados de enfermagem.
topic Satisfação do paciente
Infarto do miocárdio
Cuidados de enfermagem.
description Trata-se de um estudo de natureza qualitativa que teve como objetivo conhecer o nível de satisfação do cliente portador de infarto agudo do miocárdio acerca dos cuidados de enfermagem prestados. Para tanto, foram entrevistados e observados dez clientes internados em uma unidade de referência cardíaca do município de Barbalha-Ce, durante os meses de abril e maio de 2005. Os dados coletados foram organizados e apresentados em três categorias, conforme as expressões mais representativas do conteúdo dos depoimentos dos sujeitos da pesquisa, e tratados por meio da análise do discurso. Os resultados desvelaram o apego e o valor devotados pelo cliente a um cuidado como reflexo da arte de cuidar, o que foi observado em diversos momentos da pesquisa, fato que demonstra que elementos relacionais como a intencionalidade, a humanidade e o desvelo constituem condicionantes que conferem intensa satisfação a essa clientela. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20090001000011  
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-02-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4739
url http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4739
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4739/3516
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journal
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journal
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Rev Rene; Vol. 10 No. 1 (2009)
Rev Rene; v. 10 n. 1 (2009)
2175-6783
1517-3852
reponame:Rev Rene (Online)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Rev Rene (Online)
collection Rev Rene (Online)
repository.name.fl_str_mv Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv rene@ufc.br||
_version_ 1797174721833336832