Relacionamento professor-aluno na graduação de enfermagem: visão do discente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Adna de Araújo
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Cavalcante, Karenine Maria Holanda, Ximenes, Lorena Barbosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rev Rene (Online)
Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5511
Resumo: Este estudo teve como objetivo identificar os comportamentos e atitudes que facilitaram e os que prejudicaram a relação professor-aluno experienciada no curso de graduação em Enfermagem na percepção do discente. Aplicamos um questionário a 16 alunos de uma universidade pública do Estado do Ceará. O diálogo, a amizade, a flexibilidade e a disponibilidade por parte dos docentes do curso foram citados como elementos que favorecem a relação professor-aluno. Já o autoritarismo, intransigência e falta de flexibilidade foram mencionados como prejudiciais para esta relação. Assim, podemos perceber o quanto é relevante que educadores e educandos estejam comprometidos na construção de um relacionamento que vise à melhoria do processo ensino-aprendizagem. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20050002000010
id UFC-16_a4126ea0c0fcfbb377cd441681573f83
oai_identifier_str oai:periodicos.ufc:article/5511
network_acronym_str UFC-16
network_name_str Rev Rene (Online)
repository_id_str
spelling Relacionamento professor-aluno na graduação de enfermagem: visão do discenteEnsinoEnfermagemRelação professor-aluno.Este estudo teve como objetivo identificar os comportamentos e atitudes que facilitaram e os que prejudicaram a relação professor-aluno experienciada no curso de graduação em Enfermagem na percepção do discente. Aplicamos um questionário a 16 alunos de uma universidade pública do Estado do Ceará. O diálogo, a amizade, a flexibilidade e a disponibilidade por parte dos docentes do curso foram citados como elementos que favorecem a relação professor-aluno. Já o autoritarismo, intransigência e falta de flexibilidade foram mencionados como prejudiciais para esta relação. Assim, podemos perceber o quanto é relevante que educadores e educandos estejam comprometidos na construção de um relacionamento que vise à melhoria do processo ensino-aprendizagem. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20050002000010Universidade Federal do Ceará2005-04-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5511Rev Rene; Vol. 6 No. 2 (2005)Rev Rene; v. 6 n. 2 (2005)2175-67831517-3852reponame:Rev Rene (Online)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5511/3992Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journalinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Adna de AraújoCavalcante, Karenine Maria HolandaXimenes, Lorena Barbosa2023-03-07T13:55:20Zoai:periodicos.ufc:article/5511Revistahttp://periodicos.ufc.br/renePUBhttp://periodicos.ufc.br/rene/oairene@ufc.br||2175-67831517-3852opendoar:2023-03-07T13:55:20Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Relacionamento professor-aluno na graduação de enfermagem: visão do discente
title Relacionamento professor-aluno na graduação de enfermagem: visão do discente
spellingShingle Relacionamento professor-aluno na graduação de enfermagem: visão do discente
Silva, Adna de Araújo
Ensino
Enfermagem
Relação professor-aluno.
title_short Relacionamento professor-aluno na graduação de enfermagem: visão do discente
title_full Relacionamento professor-aluno na graduação de enfermagem: visão do discente
title_fullStr Relacionamento professor-aluno na graduação de enfermagem: visão do discente
title_full_unstemmed Relacionamento professor-aluno na graduação de enfermagem: visão do discente
title_sort Relacionamento professor-aluno na graduação de enfermagem: visão do discente
author Silva, Adna de Araújo
author_facet Silva, Adna de Araújo
Cavalcante, Karenine Maria Holanda
Ximenes, Lorena Barbosa
author_role author
author2 Cavalcante, Karenine Maria Holanda
Ximenes, Lorena Barbosa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Adna de Araújo
Cavalcante, Karenine Maria Holanda
Ximenes, Lorena Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Enfermagem
Relação professor-aluno.
topic Ensino
Enfermagem
Relação professor-aluno.
description Este estudo teve como objetivo identificar os comportamentos e atitudes que facilitaram e os que prejudicaram a relação professor-aluno experienciada no curso de graduação em Enfermagem na percepção do discente. Aplicamos um questionário a 16 alunos de uma universidade pública do Estado do Ceará. O diálogo, a amizade, a flexibilidade e a disponibilidade por parte dos docentes do curso foram citados como elementos que favorecem a relação professor-aluno. Já o autoritarismo, intransigência e falta de flexibilidade foram mencionados como prejudiciais para esta relação. Assim, podemos perceber o quanto é relevante que educadores e educandos estejam comprometidos na construção de um relacionamento que vise à melhoria do processo ensino-aprendizagem. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20050002000010
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-04-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5511
url http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5511
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5511/3992
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journal
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journal
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Rev Rene; Vol. 6 No. 2 (2005)
Rev Rene; v. 6 n. 2 (2005)
2175-6783
1517-3852
reponame:Rev Rene (Online)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Rev Rene (Online)
collection Rev Rene (Online)
repository.name.fl_str_mv Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv rene@ufc.br||
_version_ 1797174722817949696