Educação permanente e suas interfaces com as condições sensíveis à atenção primária
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rev Rene (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/31094 |
Resumo: | Objetivo: compreender o processo de educação permanente realizado pelos enfermeiros da atenção primária à saúde e suas interfaces com as condições sensíveis à atenção primária. Métodos: estudo qualitativo, realizado com 14 enfermeiros de unidades de saúde. Para captação dos dados, utilizou-se entrevista semiestruturada e análise por meio da hermenêutica dialética. Resultados: emergiram duas categorias: Assistência na atenção primária à saúde e internações hospitalares – apontou que a maior causa de internações está relacionada a doenças crônicas, e que grande parte delas poderia ser evitada; Educação: ferramenta para lidar com as condições sensíveis à atenção primária – a educação permanente é reconhecida como ferramenta para interferir na ocorrência dessas hospitalizações, porém as práticas realizadas aproximam-se mais da educação continuada. Conclusão: os enfermeiros desenvolvem processos educativos que se aproximam mais da educação continuada. A relação entre educação permanente e condições sensíveis a atenção primária ainda é incipiente. |
id |
UFC-16_bb3f11c45264e4f9e27f7966802f3257 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufc:article/31094 |
network_acronym_str |
UFC-16 |
network_name_str |
Rev Rene (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação permanente e suas interfaces com as condições sensíveis à atenção primáriaAtenção Primária à SaúdeEducação ContinuadaEducação em EnfermagemHospitalização.Objetivo: compreender o processo de educação permanente realizado pelos enfermeiros da atenção primária à saúde e suas interfaces com as condições sensíveis à atenção primária. Métodos: estudo qualitativo, realizado com 14 enfermeiros de unidades de saúde. Para captação dos dados, utilizou-se entrevista semiestruturada e análise por meio da hermenêutica dialética. Resultados: emergiram duas categorias: Assistência na atenção primária à saúde e internações hospitalares – apontou que a maior causa de internações está relacionada a doenças crônicas, e que grande parte delas poderia ser evitada; Educação: ferramenta para lidar com as condições sensíveis à atenção primária – a educação permanente é reconhecida como ferramenta para interferir na ocorrência dessas hospitalizações, porém as práticas realizadas aproximam-se mais da educação continuada. Conclusão: os enfermeiros desenvolvem processos educativos que se aproximam mais da educação continuada. A relação entre educação permanente e condições sensíveis a atenção primária ainda é incipiente.Universidade Federal do Ceará2018-01-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/31094Rev Rene; Vol 18 No 6 (2017); 794-802Rev Rene; v. 18 n. 6 (2017); 794-8022175-67831517-3852reponame:Rev Rene (Online)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/31094/71685Copyright (c) 2018 Northeast Network Nursing Journalinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Charlene Ester MachadoFriedrich, Denise Barbosa de CastroFarah, Beatriz FranciscoSilva, Kênia Lara2018-10-23T18:54:40Zoai:periodicos.ufc:article/31094Revistahttp://periodicos.ufc.br/renePUBhttp://periodicos.ufc.br/rene/oairene@ufc.br||2175-67831517-3852opendoar:2018-10-23T18:54:40Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação permanente e suas interfaces com as condições sensíveis à atenção primária |
title |
Educação permanente e suas interfaces com as condições sensíveis à atenção primária |
spellingShingle |
Educação permanente e suas interfaces com as condições sensíveis à atenção primária Silva, Charlene Ester Machado Atenção Primária à Saúde Educação Continuada Educação em Enfermagem Hospitalização. |
title_short |
Educação permanente e suas interfaces com as condições sensíveis à atenção primária |
title_full |
Educação permanente e suas interfaces com as condições sensíveis à atenção primária |
title_fullStr |
Educação permanente e suas interfaces com as condições sensíveis à atenção primária |
title_full_unstemmed |
Educação permanente e suas interfaces com as condições sensíveis à atenção primária |
title_sort |
Educação permanente e suas interfaces com as condições sensíveis à atenção primária |
author |
Silva, Charlene Ester Machado |
author_facet |
Silva, Charlene Ester Machado Friedrich, Denise Barbosa de Castro Farah, Beatriz Francisco Silva, Kênia Lara |
author_role |
author |
author2 |
Friedrich, Denise Barbosa de Castro Farah, Beatriz Francisco Silva, Kênia Lara |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Charlene Ester Machado Friedrich, Denise Barbosa de Castro Farah, Beatriz Francisco Silva, Kênia Lara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atenção Primária à Saúde Educação Continuada Educação em Enfermagem Hospitalização. |
topic |
Atenção Primária à Saúde Educação Continuada Educação em Enfermagem Hospitalização. |
description |
Objetivo: compreender o processo de educação permanente realizado pelos enfermeiros da atenção primária à saúde e suas interfaces com as condições sensíveis à atenção primária. Métodos: estudo qualitativo, realizado com 14 enfermeiros de unidades de saúde. Para captação dos dados, utilizou-se entrevista semiestruturada e análise por meio da hermenêutica dialética. Resultados: emergiram duas categorias: Assistência na atenção primária à saúde e internações hospitalares – apontou que a maior causa de internações está relacionada a doenças crônicas, e que grande parte delas poderia ser evitada; Educação: ferramenta para lidar com as condições sensíveis à atenção primária – a educação permanente é reconhecida como ferramenta para interferir na ocorrência dessas hospitalizações, porém as práticas realizadas aproximam-se mais da educação continuada. Conclusão: os enfermeiros desenvolvem processos educativos que se aproximam mais da educação continuada. A relação entre educação permanente e condições sensíveis a atenção primária ainda é incipiente. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/31094 |
url |
http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/31094 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/31094/71685 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Northeast Network Nursing Journal info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Northeast Network Nursing Journal |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Rev Rene; Vol 18 No 6 (2017); 794-802 Rev Rene; v. 18 n. 6 (2017); 794-802 2175-6783 1517-3852 reponame:Rev Rene (Online) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Rev Rene (Online) |
collection |
Rev Rene (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
rene@ufc.br|| |
_version_ |
1797174733136986112 |