Métodos contraceptivos: estratégia educativa com adolescentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rev Rene (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4751 |
Resumo: | Objetivou-se descrever estratégias educativas em saúde abordando-se métodos contraceptivos com 20 adolescentes de 12 a 15 anos de idade, da 7ª série de uma escola pública de Fortaleza, em novembro de 2007. A metodologia participativa do tipo relato de experiência foi utilizada durante as práticas educativas, com uma média de 150 minutos. Os adolescentes foram divididos em quatro subgrupos interagindo-se em rodízio. Os métodos explorados foram: tabelinha, vasectomia, laqueadura, dispositivo intra-uterino (DIU), diafragma, camisinhas masculina e feminina e anticoncepcional oral. Cada método foi explicado através de materiais como cartazes, bexigas, ilustrações e amarelinha com posterior questionamento aos grupos. Verificou-se déficit de conhecimento sobre anatomia e fisiologia, acarretando dúvidas acerca de alguns métodos. A camisinha masculina foi o método mais popular, a feminina, o DIU e o diafragma, demonstraram serem os métodos com menos esclarecimentos. A participação do enfermeiro na escola facilita o aprendizado de novos conhecimentos para o adolescente. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20090001000018 |
id |
UFC-16_bd1789fafaa28acd8d5cb90ca25ff13a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufc:article/4751 |
network_acronym_str |
UFC-16 |
network_name_str |
Rev Rene (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Métodos contraceptivos: estratégia educativa com adolescentesEnfermagemEducação em SaúdeAdolescenteAnticoncepcionais.Objetivou-se descrever estratégias educativas em saúde abordando-se métodos contraceptivos com 20 adolescentes de 12 a 15 anos de idade, da 7ª série de uma escola pública de Fortaleza, em novembro de 2007. A metodologia participativa do tipo relato de experiência foi utilizada durante as práticas educativas, com uma média de 150 minutos. Os adolescentes foram divididos em quatro subgrupos interagindo-se em rodízio. Os métodos explorados foram: tabelinha, vasectomia, laqueadura, dispositivo intra-uterino (DIU), diafragma, camisinhas masculina e feminina e anticoncepcional oral. Cada método foi explicado através de materiais como cartazes, bexigas, ilustrações e amarelinha com posterior questionamento aos grupos. Verificou-se déficit de conhecimento sobre anatomia e fisiologia, acarretando dúvidas acerca de alguns métodos. A camisinha masculina foi o método mais popular, a feminina, o DIU e o diafragma, demonstraram serem os métodos com menos esclarecimentos. A participação do enfermeiro na escola facilita o aprendizado de novos conhecimentos para o adolescente. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20090001000018Universidade Federal do Ceará2009-02-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4751Rev Rene; Vol. 10 No. 1 (2009)Rev Rene; v. 10 n. 1 (2009)2175-67831517-3852reponame:Rev Rene (Online)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4751/3522Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journalinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Kelanne Lima daIzidoro, Ilya de Fátima Ruiz VasconcelosMaia, Carlos ColaresSobreira, Tanara Távora2023-02-27T15:36:53Zoai:periodicos.ufc:article/4751Revistahttp://periodicos.ufc.br/renePUBhttp://periodicos.ufc.br/rene/oairene@ufc.br||2175-67831517-3852opendoar:2023-02-27T15:36:53Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Métodos contraceptivos: estratégia educativa com adolescentes |
title |
Métodos contraceptivos: estratégia educativa com adolescentes |
spellingShingle |
Métodos contraceptivos: estratégia educativa com adolescentes Silva, Kelanne Lima da Enfermagem Educação em Saúde Adolescente Anticoncepcionais. |
title_short |
Métodos contraceptivos: estratégia educativa com adolescentes |
title_full |
Métodos contraceptivos: estratégia educativa com adolescentes |
title_fullStr |
Métodos contraceptivos: estratégia educativa com adolescentes |
title_full_unstemmed |
Métodos contraceptivos: estratégia educativa com adolescentes |
title_sort |
Métodos contraceptivos: estratégia educativa com adolescentes |
author |
Silva, Kelanne Lima da |
author_facet |
Silva, Kelanne Lima da Izidoro, Ilya de Fátima Ruiz Vasconcelos Maia, Carlos Colares Sobreira, Tanara Távora |
author_role |
author |
author2 |
Izidoro, Ilya de Fátima Ruiz Vasconcelos Maia, Carlos Colares Sobreira, Tanara Távora |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Kelanne Lima da Izidoro, Ilya de Fátima Ruiz Vasconcelos Maia, Carlos Colares Sobreira, Tanara Távora |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem Educação em Saúde Adolescente Anticoncepcionais. |
topic |
Enfermagem Educação em Saúde Adolescente Anticoncepcionais. |
description |
Objetivou-se descrever estratégias educativas em saúde abordando-se métodos contraceptivos com 20 adolescentes de 12 a 15 anos de idade, da 7ª série de uma escola pública de Fortaleza, em novembro de 2007. A metodologia participativa do tipo relato de experiência foi utilizada durante as práticas educativas, com uma média de 150 minutos. Os adolescentes foram divididos em quatro subgrupos interagindo-se em rodízio. Os métodos explorados foram: tabelinha, vasectomia, laqueadura, dispositivo intra-uterino (DIU), diafragma, camisinhas masculina e feminina e anticoncepcional oral. Cada método foi explicado através de materiais como cartazes, bexigas, ilustrações e amarelinha com posterior questionamento aos grupos. Verificou-se déficit de conhecimento sobre anatomia e fisiologia, acarretando dúvidas acerca de alguns métodos. A camisinha masculina foi o método mais popular, a feminina, o DIU e o diafragma, demonstraram serem os métodos com menos esclarecimentos. A participação do enfermeiro na escola facilita o aprendizado de novos conhecimentos para o adolescente. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20090001000018 |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-02-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4751 |
url |
http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4751 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4751/3522 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journal info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journal |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Rev Rene; Vol. 10 No. 1 (2009) Rev Rene; v. 10 n. 1 (2009) 2175-6783 1517-3852 reponame:Rev Rene (Online) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Rev Rene (Online) |
collection |
Rev Rene (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
rene@ufc.br|| |
_version_ |
1797174721841725440 |