Competências para aplicação do processo de enfermagem: autoavaliação de discentes concluintes do curso de graduação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rev Rene (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4591 |
Resumo: | O ensino do processo de enfermagem tem representado um desafio na formação profissional, cujo enfrentamento reclama pela valorização do cuidado e dos profissionais da área. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo, que objetivou investigar as competências, conhecimento e habilidade, de discentes concluintes da graduação para a aplicação do processo de enfermagem; desenvolvido em João Pessoa-PB, de junho a dezembro de 2007, em três Instituições de Ensino Superior; teve como amostra 97 discentes, e como instrumento um questionário tipo Likert, fundamentado nas competências dispostas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Enfermagem e na literatura pertinente. Os resultados foram analisados quantitativamente, revelando que a maioria concorda com a detenção das competências, conhecimento e habilidade, para aplicação das etapas do processo de enfermagem, mesmo quando uma destas competências se destacava em detrimento da outra; fato que suscita reflexões acerca da contribuição da integração teórico-prática em nível de formação acadêmica. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.2010000300009 |
id |
UFC-16_e4614c48bbe98fdcadbc23375a492ba9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufc:article/4591 |
network_acronym_str |
UFC-16 |
network_name_str |
Rev Rene (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Competências para aplicação do processo de enfermagem: autoavaliação de discentes concluintes do curso de graduaçãoProcessos de EnfermagemEnsinoCompetência Profissional.O ensino do processo de enfermagem tem representado um desafio na formação profissional, cujo enfrentamento reclama pela valorização do cuidado e dos profissionais da área. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo, que objetivou investigar as competências, conhecimento e habilidade, de discentes concluintes da graduação para a aplicação do processo de enfermagem; desenvolvido em João Pessoa-PB, de junho a dezembro de 2007, em três Instituições de Ensino Superior; teve como amostra 97 discentes, e como instrumento um questionário tipo Likert, fundamentado nas competências dispostas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Enfermagem e na literatura pertinente. Os resultados foram analisados quantitativamente, revelando que a maioria concorda com a detenção das competências, conhecimento e habilidade, para aplicação das etapas do processo de enfermagem, mesmo quando uma destas competências se destacava em detrimento da outra; fato que suscita reflexões acerca da contribuição da integração teórico-prática em nível de formação acadêmica. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.2010000300009Universidade Federal do Ceará2010-06-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4591Rev Rene; Vol. 11 No. 3 (2010)Rev Rene; v. 11 n. 3 (2010)2175-67831517-3852reponame:Rev Rene (Online)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4591/3442Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journalinfo:eu-repo/semantics/openAccessFontes, Wilma Dias deLeadebal, Oriana Deyze Correia PaivaFerreira, Jocelly de Araújo2023-02-17T14:37:02Zoai:periodicos.ufc:article/4591Revistahttp://periodicos.ufc.br/renePUBhttp://periodicos.ufc.br/rene/oairene@ufc.br||2175-67831517-3852opendoar:2023-02-17T14:37:02Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Competências para aplicação do processo de enfermagem: autoavaliação de discentes concluintes do curso de graduação |
title |
Competências para aplicação do processo de enfermagem: autoavaliação de discentes concluintes do curso de graduação |
spellingShingle |
Competências para aplicação do processo de enfermagem: autoavaliação de discentes concluintes do curso de graduação Fontes, Wilma Dias de Processos de Enfermagem Ensino Competência Profissional. |
title_short |
Competências para aplicação do processo de enfermagem: autoavaliação de discentes concluintes do curso de graduação |
title_full |
Competências para aplicação do processo de enfermagem: autoavaliação de discentes concluintes do curso de graduação |
title_fullStr |
Competências para aplicação do processo de enfermagem: autoavaliação de discentes concluintes do curso de graduação |
title_full_unstemmed |
Competências para aplicação do processo de enfermagem: autoavaliação de discentes concluintes do curso de graduação |
title_sort |
Competências para aplicação do processo de enfermagem: autoavaliação de discentes concluintes do curso de graduação |
author |
Fontes, Wilma Dias de |
author_facet |
Fontes, Wilma Dias de Leadebal, Oriana Deyze Correia Paiva Ferreira, Jocelly de Araújo |
author_role |
author |
author2 |
Leadebal, Oriana Deyze Correia Paiva Ferreira, Jocelly de Araújo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fontes, Wilma Dias de Leadebal, Oriana Deyze Correia Paiva Ferreira, Jocelly de Araújo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Processos de Enfermagem Ensino Competência Profissional. |
topic |
Processos de Enfermagem Ensino Competência Profissional. |
description |
O ensino do processo de enfermagem tem representado um desafio na formação profissional, cujo enfrentamento reclama pela valorização do cuidado e dos profissionais da área. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo, que objetivou investigar as competências, conhecimento e habilidade, de discentes concluintes da graduação para a aplicação do processo de enfermagem; desenvolvido em João Pessoa-PB, de junho a dezembro de 2007, em três Instituições de Ensino Superior; teve como amostra 97 discentes, e como instrumento um questionário tipo Likert, fundamentado nas competências dispostas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Enfermagem e na literatura pertinente. Os resultados foram analisados quantitativamente, revelando que a maioria concorda com a detenção das competências, conhecimento e habilidade, para aplicação das etapas do processo de enfermagem, mesmo quando uma destas competências se destacava em detrimento da outra; fato que suscita reflexões acerca da contribuição da integração teórico-prática em nível de formação acadêmica. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.2010000300009 |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-06-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4591 |
url |
http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4591 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4591/3442 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journal info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journal |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Rev Rene; Vol. 11 No. 3 (2010) Rev Rene; v. 11 n. 3 (2010) 2175-6783 1517-3852 reponame:Rev Rene (Online) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Rev Rene (Online) |
collection |
Rev Rene (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
rene@ufc.br|| |
_version_ |
1797174721482063872 |