Jogo da memória como estratégia educativa para prevenção de enteroparasitoses: relato de experiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rev Rene (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4789 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi descrever a experiência de acadêmicos de Enfermagem em uma interação educativa, junto a cuidadores de pré-escolares, relacionada à prevenção de enteroparasitoses em crianças usuárias de creche. Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência. Esta atividade contou com a participação de 09 cuidadores, no período de junho a outubro de 2006. A participação do grupo deu-se de forma ativa, sendo o conhecimento compartilhado a partir de um Jogo da Memória Gigante com figuras que tratam das formas de transmissão ou prevenção de parasitoses intestinais. Consideramos que esta estratégia educativa possibilitou uma melhor compreensão sobre a prevenção das enteroparasitoses, por parte dos cuidadores, tendo a oportunidade de expor suas dúvidas. Além disso, os cuidadores sentiram-se motivados, o que é indispensável, já que no processo de Educação em Saúde é necessária automotivação para a construção do conhecimento, tendo como objetivo provocar mudança de hábitos. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20090002000016 |
id |
UFC-16_f2ab98eff991d3dade604115ece75aa9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufc:article/4789 |
network_acronym_str |
UFC-16 |
network_name_str |
Rev Rene (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Jogo da memória como estratégia educativa para prevenção de enteroparasitoses: relato de experiênciaPromoção da saúdeEducação em SaúdeJogos e brinquedosDoenças parasitárias.O objetivo deste estudo foi descrever a experiência de acadêmicos de Enfermagem em uma interação educativa, junto a cuidadores de pré-escolares, relacionada à prevenção de enteroparasitoses em crianças usuárias de creche. Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência. Esta atividade contou com a participação de 09 cuidadores, no período de junho a outubro de 2006. A participação do grupo deu-se de forma ativa, sendo o conhecimento compartilhado a partir de um Jogo da Memória Gigante com figuras que tratam das formas de transmissão ou prevenção de parasitoses intestinais. Consideramos que esta estratégia educativa possibilitou uma melhor compreensão sobre a prevenção das enteroparasitoses, por parte dos cuidadores, tendo a oportunidade de expor suas dúvidas. Além disso, os cuidadores sentiram-se motivados, o que é indispensável, já que no processo de Educação em Saúde é necessária automotivação para a construção do conhecimento, tendo como objetivo provocar mudança de hábitos. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20090002000016Universidade Federal do Ceará2009-04-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4789Rev Rene; Vol. 10 No. 2 (2009)Rev Rene; v. 10 n. 2 (2009)2175-67831517-3852reponame:Rev Rene (Online)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4789/3543Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journalinfo:eu-repo/semantics/openAccessJoventino, Emanuella SilvaFreitas, Lydia VieiraRogério, Raul FeitozaLima, Thaís MarquesDias, Levânia Maria BenevidesXimenes, Lorena Barbosa2023-02-28T13:21:58Zoai:periodicos.ufc:article/4789Revistahttp://periodicos.ufc.br/renePUBhttp://periodicos.ufc.br/rene/oairene@ufc.br||2175-67831517-3852opendoar:2023-02-28T13:21:58Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Jogo da memória como estratégia educativa para prevenção de enteroparasitoses: relato de experiência |
title |
Jogo da memória como estratégia educativa para prevenção de enteroparasitoses: relato de experiência |
spellingShingle |
Jogo da memória como estratégia educativa para prevenção de enteroparasitoses: relato de experiência Joventino, Emanuella Silva Promoção da saúde Educação em Saúde Jogos e brinquedos Doenças parasitárias. |
title_short |
Jogo da memória como estratégia educativa para prevenção de enteroparasitoses: relato de experiência |
title_full |
Jogo da memória como estratégia educativa para prevenção de enteroparasitoses: relato de experiência |
title_fullStr |
Jogo da memória como estratégia educativa para prevenção de enteroparasitoses: relato de experiência |
title_full_unstemmed |
Jogo da memória como estratégia educativa para prevenção de enteroparasitoses: relato de experiência |
title_sort |
Jogo da memória como estratégia educativa para prevenção de enteroparasitoses: relato de experiência |
author |
Joventino, Emanuella Silva |
author_facet |
Joventino, Emanuella Silva Freitas, Lydia Vieira Rogério, Raul Feitoza Lima, Thaís Marques Dias, Levânia Maria Benevides Ximenes, Lorena Barbosa |
author_role |
author |
author2 |
Freitas, Lydia Vieira Rogério, Raul Feitoza Lima, Thaís Marques Dias, Levânia Maria Benevides Ximenes, Lorena Barbosa |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Joventino, Emanuella Silva Freitas, Lydia Vieira Rogério, Raul Feitoza Lima, Thaís Marques Dias, Levânia Maria Benevides Ximenes, Lorena Barbosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Promoção da saúde Educação em Saúde Jogos e brinquedos Doenças parasitárias. |
topic |
Promoção da saúde Educação em Saúde Jogos e brinquedos Doenças parasitárias. |
description |
O objetivo deste estudo foi descrever a experiência de acadêmicos de Enfermagem em uma interação educativa, junto a cuidadores de pré-escolares, relacionada à prevenção de enteroparasitoses em crianças usuárias de creche. Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência. Esta atividade contou com a participação de 09 cuidadores, no período de junho a outubro de 2006. A participação do grupo deu-se de forma ativa, sendo o conhecimento compartilhado a partir de um Jogo da Memória Gigante com figuras que tratam das formas de transmissão ou prevenção de parasitoses intestinais. Consideramos que esta estratégia educativa possibilitou uma melhor compreensão sobre a prevenção das enteroparasitoses, por parte dos cuidadores, tendo a oportunidade de expor suas dúvidas. Além disso, os cuidadores sentiram-se motivados, o que é indispensável, já que no processo de Educação em Saúde é necessária automotivação para a construção do conhecimento, tendo como objetivo provocar mudança de hábitos. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20090002000016 |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-04-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4789 |
url |
http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4789 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4789/3543 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journal info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journal |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Rev Rene; Vol. 10 No. 2 (2009) Rev Rene; v. 10 n. 2 (2009) 2175-6783 1517-3852 reponame:Rev Rene (Online) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Rev Rene (Online) |
collection |
Rev Rene (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
rene@ufc.br|| |
_version_ |
1797174721866891264 |