Jogo da memória como estratégia educativa para prevenção de enteroparasitoses: relato de experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Joventino, Emanuella Silva
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Freitas, Lydia Vieira, Rogério, Raul Feitoza, Lima, Thaís Marques, Dias, Levânia Maria Benevides, Ximenes, Lorena Barbosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rev Rene (Online)
Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4789
Resumo: O objetivo deste estudo foi descrever a experiência de acadêmicos de Enfermagem em uma interação educativa, junto a cuidadores de pré-escolares, relacionada à prevenção de enteroparasitoses em crianças usuárias de creche. Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência. Esta atividade contou com a participação de 09 cuidadores, no período de junho a outubro de 2006. A participação do grupo deu-se de forma ativa, sendo o conhecimento compartilhado a partir de um Jogo da Memória Gigante com figuras que tratam das formas de transmissão ou prevenção de parasitoses intestinais. Consideramos que esta estratégia educativa possibilitou uma melhor compreensão sobre a prevenção das enteroparasitoses, por parte dos cuidadores, tendo a oportunidade de expor suas dúvidas. Além disso, os cuidadores sentiram-se motivados, o que é indispensável, já que no processo de Educação em Saúde é necessária automotivação para a construção do conhecimento, tendo como objetivo provocar mudança de hábitos. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20090002000016
id UFC-16_f2ab98eff991d3dade604115ece75aa9
oai_identifier_str oai:periodicos.ufc:article/4789
network_acronym_str UFC-16
network_name_str Rev Rene (Online)
repository_id_str
spelling Jogo da memória como estratégia educativa para prevenção de enteroparasitoses: relato de experiênciaPromoção da saúdeEducação em SaúdeJogos e brinquedosDoenças parasitárias.O objetivo deste estudo foi descrever a experiência de acadêmicos de Enfermagem em uma interação educativa, junto a cuidadores de pré-escolares, relacionada à prevenção de enteroparasitoses em crianças usuárias de creche. Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência. Esta atividade contou com a participação de 09 cuidadores, no período de junho a outubro de 2006. A participação do grupo deu-se de forma ativa, sendo o conhecimento compartilhado a partir de um Jogo da Memória Gigante com figuras que tratam das formas de transmissão ou prevenção de parasitoses intestinais. Consideramos que esta estratégia educativa possibilitou uma melhor compreensão sobre a prevenção das enteroparasitoses, por parte dos cuidadores, tendo a oportunidade de expor suas dúvidas. Além disso, os cuidadores sentiram-se motivados, o que é indispensável, já que no processo de Educação em Saúde é necessária automotivação para a construção do conhecimento, tendo como objetivo provocar mudança de hábitos. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20090002000016Universidade Federal do Ceará2009-04-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4789Rev Rene; Vol. 10 No. 2 (2009)Rev Rene; v. 10 n. 2 (2009)2175-67831517-3852reponame:Rev Rene (Online)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4789/3543Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journalinfo:eu-repo/semantics/openAccessJoventino, Emanuella SilvaFreitas, Lydia VieiraRogério, Raul FeitozaLima, Thaís MarquesDias, Levânia Maria BenevidesXimenes, Lorena Barbosa2023-02-28T13:21:58Zoai:periodicos.ufc:article/4789Revistahttp://periodicos.ufc.br/renePUBhttp://periodicos.ufc.br/rene/oairene@ufc.br||2175-67831517-3852opendoar:2023-02-28T13:21:58Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Jogo da memória como estratégia educativa para prevenção de enteroparasitoses: relato de experiência
title Jogo da memória como estratégia educativa para prevenção de enteroparasitoses: relato de experiência
spellingShingle Jogo da memória como estratégia educativa para prevenção de enteroparasitoses: relato de experiência
Joventino, Emanuella Silva
Promoção da saúde
Educação em Saúde
Jogos e brinquedos
Doenças parasitárias.
title_short Jogo da memória como estratégia educativa para prevenção de enteroparasitoses: relato de experiência
title_full Jogo da memória como estratégia educativa para prevenção de enteroparasitoses: relato de experiência
title_fullStr Jogo da memória como estratégia educativa para prevenção de enteroparasitoses: relato de experiência
title_full_unstemmed Jogo da memória como estratégia educativa para prevenção de enteroparasitoses: relato de experiência
title_sort Jogo da memória como estratégia educativa para prevenção de enteroparasitoses: relato de experiência
author Joventino, Emanuella Silva
author_facet Joventino, Emanuella Silva
Freitas, Lydia Vieira
Rogério, Raul Feitoza
Lima, Thaís Marques
Dias, Levânia Maria Benevides
Ximenes, Lorena Barbosa
author_role author
author2 Freitas, Lydia Vieira
Rogério, Raul Feitoza
Lima, Thaís Marques
Dias, Levânia Maria Benevides
Ximenes, Lorena Barbosa
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Joventino, Emanuella Silva
Freitas, Lydia Vieira
Rogério, Raul Feitoza
Lima, Thaís Marques
Dias, Levânia Maria Benevides
Ximenes, Lorena Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Promoção da saúde
Educação em Saúde
Jogos e brinquedos
Doenças parasitárias.
topic Promoção da saúde
Educação em Saúde
Jogos e brinquedos
Doenças parasitárias.
description O objetivo deste estudo foi descrever a experiência de acadêmicos de Enfermagem em uma interação educativa, junto a cuidadores de pré-escolares, relacionada à prevenção de enteroparasitoses em crianças usuárias de creche. Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência. Esta atividade contou com a participação de 09 cuidadores, no período de junho a outubro de 2006. A participação do grupo deu-se de forma ativa, sendo o conhecimento compartilhado a partir de um Jogo da Memória Gigante com figuras que tratam das formas de transmissão ou prevenção de parasitoses intestinais. Consideramos que esta estratégia educativa possibilitou uma melhor compreensão sobre a prevenção das enteroparasitoses, por parte dos cuidadores, tendo a oportunidade de expor suas dúvidas. Além disso, os cuidadores sentiram-se motivados, o que é indispensável, já que no processo de Educação em Saúde é necessária automotivação para a construção do conhecimento, tendo como objetivo provocar mudança de hábitos. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20090002000016
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-04-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4789
url http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4789
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4789/3543
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journal
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journal
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Rev Rene; Vol. 10 No. 2 (2009)
Rev Rene; v. 10 n. 2 (2009)
2175-6783
1517-3852
reponame:Rev Rene (Online)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Rev Rene (Online)
collection Rev Rene (Online)
repository.name.fl_str_mv Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv rene@ufc.br||
_version_ 1797174721866891264