Estudo comparativo do rendimento acadêmico de estudantes de enfermagem ao utilizar um software tutorial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Marcos Venícios de Oliveira
Data de Publicação: 2001
Outros Autores: Araujo, Thelma Leite de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rev Rene (Online)
Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5807
Resumo: No presente estudo objetivamos comparar a aprendizagem resultante da aplicação de um método informatizado de ensino com aquela produzida pela aplicação de um método tradicional. O estudo foi realizado junto a 30 estudantes de enfermagem, os quais foram divididos em dois grupos denominados 1 e 2. Para o grupo 1 foi aplicado um trabalho de leitura grupal com posterior discussão, enquanto que para o segundo foi aplicado um software de estrutura não-linear do tipo tutorial. Os resultados demonstraram que a média geral do rendimento aumentou de 38,75% para 55%, acompanhado de um aumento do desvio-padrão de 15,51 para 16,60. No grupo 1, a média de rendimento aumentou de 45,83% para 52,50%, entretanto, pelo valor modal, o rendimento se concentrou na faixa dos 37,50% após a aplicação do método. No grupo 2, tanto a média de rendimentos como o valor modal aumentaram de 31,66% para 57,50% e 37,50% para 50% respectivamente, associados ao aumento significativo de desvio-padrão de 13,25 para 18,78, indicando forte influência de desempenhos individuais. Conclui-se que o método informatizado prima pela aprendizagem individualizada respeitando o ritmo e as características pessoais de cada aluno. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.2001000100006
id UFC-16_f2b264dfa8ca4d6625e962c716096df8
oai_identifier_str oai:periodicos.ufc:article/5807
network_acronym_str UFC-16
network_name_str Rev Rene (Online)
repository_id_str
spelling Estudo comparativo do rendimento acadêmico de estudantes de enfermagem ao utilizar um software tutorialInformática médica – Educação em enfermagem.No presente estudo objetivamos comparar a aprendizagem resultante da aplicação de um método informatizado de ensino com aquela produzida pela aplicação de um método tradicional. O estudo foi realizado junto a 30 estudantes de enfermagem, os quais foram divididos em dois grupos denominados 1 e 2. Para o grupo 1 foi aplicado um trabalho de leitura grupal com posterior discussão, enquanto que para o segundo foi aplicado um software de estrutura não-linear do tipo tutorial. Os resultados demonstraram que a média geral do rendimento aumentou de 38,75% para 55%, acompanhado de um aumento do desvio-padrão de 15,51 para 16,60. No grupo 1, a média de rendimento aumentou de 45,83% para 52,50%, entretanto, pelo valor modal, o rendimento se concentrou na faixa dos 37,50% após a aplicação do método. No grupo 2, tanto a média de rendimentos como o valor modal aumentaram de 31,66% para 57,50% e 37,50% para 50% respectivamente, associados ao aumento significativo de desvio-padrão de 13,25 para 18,78, indicando forte influência de desempenhos individuais. Conclui-se que o método informatizado prima pela aprendizagem individualizada respeitando o ritmo e as características pessoais de cada aluno. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.2001000100006Universidade Federal do Ceará2001-02-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5807Rev Rene; Vol. 2 No. 1 (2001)Rev Rene; v. 2 n. 1 (2001)2175-67831517-3852reponame:Rev Rene (Online)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5807/4132Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journalinfo:eu-repo/semantics/openAccessLopes, Marcos Venícios de OliveiraAraujo, Thelma Leite de2023-03-08T18:26:23Zoai:periodicos.ufc:article/5807Revistahttp://periodicos.ufc.br/renePUBhttp://periodicos.ufc.br/rene/oairene@ufc.br||2175-67831517-3852opendoar:2023-03-08T18:26:23Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo comparativo do rendimento acadêmico de estudantes de enfermagem ao utilizar um software tutorial
title Estudo comparativo do rendimento acadêmico de estudantes de enfermagem ao utilizar um software tutorial
spellingShingle Estudo comparativo do rendimento acadêmico de estudantes de enfermagem ao utilizar um software tutorial
Lopes, Marcos Venícios de Oliveira
Informática médica – Educação em enfermagem.
title_short Estudo comparativo do rendimento acadêmico de estudantes de enfermagem ao utilizar um software tutorial
title_full Estudo comparativo do rendimento acadêmico de estudantes de enfermagem ao utilizar um software tutorial
title_fullStr Estudo comparativo do rendimento acadêmico de estudantes de enfermagem ao utilizar um software tutorial
title_full_unstemmed Estudo comparativo do rendimento acadêmico de estudantes de enfermagem ao utilizar um software tutorial
title_sort Estudo comparativo do rendimento acadêmico de estudantes de enfermagem ao utilizar um software tutorial
author Lopes, Marcos Venícios de Oliveira
author_facet Lopes, Marcos Venícios de Oliveira
Araujo, Thelma Leite de
author_role author
author2 Araujo, Thelma Leite de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Marcos Venícios de Oliveira
Araujo, Thelma Leite de
dc.subject.por.fl_str_mv Informática médica – Educação em enfermagem.
topic Informática médica – Educação em enfermagem.
description No presente estudo objetivamos comparar a aprendizagem resultante da aplicação de um método informatizado de ensino com aquela produzida pela aplicação de um método tradicional. O estudo foi realizado junto a 30 estudantes de enfermagem, os quais foram divididos em dois grupos denominados 1 e 2. Para o grupo 1 foi aplicado um trabalho de leitura grupal com posterior discussão, enquanto que para o segundo foi aplicado um software de estrutura não-linear do tipo tutorial. Os resultados demonstraram que a média geral do rendimento aumentou de 38,75% para 55%, acompanhado de um aumento do desvio-padrão de 15,51 para 16,60. No grupo 1, a média de rendimento aumentou de 45,83% para 52,50%, entretanto, pelo valor modal, o rendimento se concentrou na faixa dos 37,50% após a aplicação do método. No grupo 2, tanto a média de rendimentos como o valor modal aumentaram de 31,66% para 57,50% e 37,50% para 50% respectivamente, associados ao aumento significativo de desvio-padrão de 13,25 para 18,78, indicando forte influência de desempenhos individuais. Conclui-se que o método informatizado prima pela aprendizagem individualizada respeitando o ritmo e as características pessoais de cada aluno. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.2001000100006
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-02-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5807
url http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5807
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5807/4132
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journal
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journal
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Rev Rene; Vol. 2 No. 1 (2001)
Rev Rene; v. 2 n. 1 (2001)
2175-6783
1517-3852
reponame:Rev Rene (Online)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Rev Rene (Online)
collection Rev Rene (Online)
repository.name.fl_str_mv Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv rene@ufc.br||
_version_ 1797174723594944512