Estudo comparativo do rendimento acadêmico de estudantes de enfermagem ao utilizar um software tutorial
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Data de Publicação: | 2001 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rev Rene (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5807 |
Resumo: | No presente estudo objetivamos comparar a aprendizagem resultante da aplicação de um método informatizado de ensino com aquela produzida pela aplicação de um método tradicional. O estudo foi realizado junto a 30 estudantes de enfermagem, os quais foram divididos em dois grupos denominados 1 e 2. Para o grupo 1 foi aplicado um trabalho de leitura grupal com posterior discussão, enquanto que para o segundo foi aplicado um software de estrutura não-linear do tipo tutorial. Os resultados demonstraram que a média geral do rendimento aumentou de 38,75% para 55%, acompanhado de um aumento do desvio-padrão de 15,51 para 16,60. No grupo 1, a média de rendimento aumentou de 45,83% para 52,50%, entretanto, pelo valor modal, o rendimento se concentrou na faixa dos 37,50% após a aplicação do método. No grupo 2, tanto a média de rendimentos como o valor modal aumentaram de 31,66% para 57,50% e 37,50% para 50% respectivamente, associados ao aumento significativo de desvio-padrão de 13,25 para 18,78, indicando forte influência de desempenhos individuais. Conclui-se que o método informatizado prima pela aprendizagem individualizada respeitando o ritmo e as características pessoais de cada aluno. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.2001000100006 |
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Estudo comparativo do rendimento acadêmico de estudantes de enfermagem ao utilizar um software tutorialInformática médica – Educação em enfermagem.No presente estudo objetivamos comparar a aprendizagem resultante da aplicação de um método informatizado de ensino com aquela produzida pela aplicação de um método tradicional. O estudo foi realizado junto a 30 estudantes de enfermagem, os quais foram divididos em dois grupos denominados 1 e 2. Para o grupo 1 foi aplicado um trabalho de leitura grupal com posterior discussão, enquanto que para o segundo foi aplicado um software de estrutura não-linear do tipo tutorial. Os resultados demonstraram que a média geral do rendimento aumentou de 38,75% para 55%, acompanhado de um aumento do desvio-padrão de 15,51 para 16,60. No grupo 1, a média de rendimento aumentou de 45,83% para 52,50%, entretanto, pelo valor modal, o rendimento se concentrou na faixa dos 37,50% após a aplicação do método. No grupo 2, tanto a média de rendimentos como o valor modal aumentaram de 31,66% para 57,50% e 37,50% para 50% respectivamente, associados ao aumento significativo de desvio-padrão de 13,25 para 18,78, indicando forte influência de desempenhos individuais. Conclui-se que o método informatizado prima pela aprendizagem individualizada respeitando o ritmo e as características pessoais de cada aluno. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.2001000100006Universidade Federal do Ceará2001-02-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5807Rev Rene; Vol. 2 No. 1 (2001)Rev Rene; v. 2 n. 1 (2001)2175-67831517-3852reponame:Rev Rene (Online)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5807/4132Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journalinfo:eu-repo/semantics/openAccessLopes, Marcos Venícios de OliveiraAraujo, Thelma Leite de2023-03-08T18:26:23Zoai:periodicos.ufc:article/5807Revistahttp://periodicos.ufc.br/renePUBhttp://periodicos.ufc.br/rene/oairene@ufc.br||2175-67831517-3852opendoar:2023-03-08T18:26:23Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
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