Percepções de estudantes sobre o exame físico na prática clínica do enfermeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Olieira, Maria de Fátima lima de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Neto, Waldemar Brandão, Silva, Andrea Rosane Sousa, Veríssimo, Ana Virgínia Rodrigues, Cavalcanti, Ana Márcia Tenório de Souza, Monteiro, Estela Maria Leite Meirelles
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rev Rene (Online)
Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/3015
Resumo: Objetivo: compreender as percepções de estudantes de um curso de graduação em enfermagem sobre a importância da realização do exame físico na prática clínica do enfermeiro. Métodos:estudo qualitativo com 12 estudantes de uma instituição de ensino superior privada. Para análise dos dados, utilizou-se o método de interpretação de sentidos, baseado na perspectiva hermenêutico-dialética. Resultados: foram identificados sentidos que atribuem ao exame físico uma dimensão objetiva, em que o rigor das técnicas propedêuticas é indispensável, e uma dimensão relacional, em que, ao dar significado às ações humanas permeadas por subjetividade, oportunizam-se novas formas de produção do cuidado clínico em enfermagem. Conclusão: o exame físico contribui para o desenvolvimento do raciocínio crítico na assistência de enfermagem, para a segurança do paciente e autonomia para atuação no âmbito da clínica.
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