Adorno leitor e crítico de Husserl: a reformulação da dialética desde a crítica à fenomenologia
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Argumentos : Revista de Filosofia (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/89256 |
Resumo: | Para compreender a relação de Adorno com a fenomenologia, ou melhor, a relação Adorno-Husserl, é importante distinguir dois momentos indissociáveis: (I) a crítica da fenomenologia operada a partir da dialética, e (II) o reconhecimento da legitimidade de um momento fenomenológico contra idealismo hegeliano. Do ponto de vista conceitual, trata-se, portanto, de desconstruir a primazia do imediato, que caracteriza o conceito fenomenológico do dado, para depois denunciar a pretensão idealista de uma totalização de todas as mediações em um sistema de pensamento. A coexistência desses dois requisitos no mesmo método poderia ter sido reduzida, se não a uma contradição, ao menos a uma aporia. O acerto de contas com o idealismo husserliano torna-se, portanto, prima facie, uma importante chave de leitura para a compreensão da filosofia de Adorno. Ainda mais quando se trata da forma negativa que sua dialética assumirá. Essas são as questões que este artigo pretende discutir. |
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Adorno leitor e crítico de Husserl: a reformulação da dialética desde a crítica à fenomenologiaAdorno lector e crítico de Husserl: la reformulación de la dialéctica desde la crítica de la fenomenologíaAdorno reader and critic of Husserl: the reformulation of dialectics from the critique of phenomenologyPhenomenology. Dialectic. Critique. Theodor W. Adorno. Edmund Husserl.Fenomenologia. Dialética. Crítica. Theodor W. Adorno. Edmundo Husserl.Para compreender a relação de Adorno com a fenomenologia, ou melhor, a relação Adorno-Husserl, é importante distinguir dois momentos indissociáveis: (I) a crítica da fenomenologia operada a partir da dialética, e (II) o reconhecimento da legitimidade de um momento fenomenológico contra idealismo hegeliano. Do ponto de vista conceitual, trata-se, portanto, de desconstruir a primazia do imediato, que caracteriza o conceito fenomenológico do dado, para depois denunciar a pretensão idealista de uma totalização de todas as mediações em um sistema de pensamento. A coexistência desses dois requisitos no mesmo método poderia ter sido reduzida, se não a uma contradição, ao menos a uma aporia. O acerto de contas com o idealismo husserliano torna-se, portanto, prima facie, uma importante chave de leitura para a compreensão da filosofia de Adorno. Ainda mais quando se trata da forma negativa que sua dialética assumirá. Essas são as questões que este artigo pretende discutir.Para comprender la relación de Adorno con la fenomenología, o más bien la relación Adorno-Husserl, es importante distinguir dos momentos inseparables: (I) la crítica de la fenomenología operada desde la dialéctica, y (II) el reconocimiento de la legitimidad de un momento fenomenológico contra el idealismo hegeliano. Desde un punto de vista conceptual, por tanto, se trata de deconstruir la primacía de lo inmediato, que caracteriza el concepto fenomenológico de lo dado, para luego denunciar la pretensión idealista de una totalización de todas las mediaciones en un sistema de pensamiento. La coexistencia de estos dos requisitos en un mismo método podría haberse reducido, si no a una contradicción, al menos a una aporía. El ajuste de cuentas con el idealismo husserliano se convierte, por tanto, prima facie en una importante clave de lectura para comprender la filosofía de Adorno. Más aún cuando se trata de la forma negativa que tomará su dialéctica. Estas son las cuestiones sobre las que este artículo pretende discutir.To understand Adorno’s relationship with phenomenology, or rather, the Adorno-Husserl relationship, it is important to distinguish two inseparable moments: (I) the critique of phenomenology operated from the dialectic, and (II) the recognition of the legitimacy of a phenomenological moment against Hegelian idealism. From a conceptual point of view; it is, therefore, a matter of deconstructing the primacy of the former, which characterizes the phenomenological concept of the latter, and then denouncing the idealist claim of a totalization of all mediations in a thought system. The coexistence of these two requirements in the same method could have been reduced, if not to a contradiction, at least to an aporia. The settling of accounts with Husserlian idealism becomes, therefore, prima facie an important reading key for understanding Adorno's philosophy. Even more so when it comes to the negative form that his dialectic will take. These are the questions that the present paper intends to discuss.Universidade Federal do Ceará2023-07-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/8925610.36517/10.36517/Argumentos.30.13Argumentos - Revista de Filosofia; No. 30 (2023); 185-202Argumentos - Periódico de Filosofia; Núm. 30 (2023); 185-202Argumentos - Revista de Filosofia; n. 30 (2023); 185-2021984-42551984-4247reponame:Argumentos : Revista de Filosofia (Online)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/89256/249561Copyright (c) 2023 Argumentos - Revista de Filosofiainfo:eu-repo/semantics/openAccessCaires Correia, FábioPerius, Oneide2023-08-10T22:35:32Zoai:periodicos.ufc:article/89256Revistahttp://www.filosofia.ufc.br/argumentosPUBhttp://periodicos.ufc.br/argumentos/oaiargumentos@ufc.br||1984-42551984-4247opendoar:2023-08-10T22:35:32Argumentos : Revista de Filosofia (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
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