TORNAR-SE PROFESSOR NA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DE ARACATI/CE: SENTIDOS E SIGNIFICADOS CONSTRUÍDOS.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Acta Sapientia |
Texto Completo: | https://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/17 |
Resumo: | A identidade docente vai se constituindo a partir do significado que cada professor dá para a sua profissão, em relação à atividade docente que lhe é conferida, no seu cotidiano, a partir de seus valores, de seu modo de situar-se no mundo, de sua história de vida, de suas representações, de seus saberes. Busca-se, portanto, compreender a construção da identidade de professores da escola de ensino médio no município de Aracati e os caminhos percorridos permeados pelas suas escolhas, pelas práticas docentes inseridas nesse processo. Fazemos referência a importantes teóricos que fundamentaram a pesquisa, tais como Freire (1996), Nóvoa (1991) e Tardif (1999). Considera-se que há ainda muitos desafios a serem vencidos na trajetória docente e tornar-se professor da escola pública do município de Aracati é um exercício constante, os quais se configuram pelas práticas cotidianas em sala de aula, pelas relações interpessoais e por tudo aquilo que se caracteriza como desafiador no trabalho docente. |
id |
UFC-19_06b53c30539855a35cd92e02f14d85e0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:actasapientia.com.br:article/17 |
network_acronym_str |
UFC-19 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Acta Sapientia |
repository_id_str |
|
spelling |
TORNAR-SE PROFESSOR NA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DE ARACATI/CE: SENTIDOS E SIGNIFICADOS CONSTRUÍDOS.Identidade docenteEnsino MédioProfissãoA identidade docente vai se constituindo a partir do significado que cada professor dá para a sua profissão, em relação à atividade docente que lhe é conferida, no seu cotidiano, a partir de seus valores, de seu modo de situar-se no mundo, de sua história de vida, de suas representações, de seus saberes. Busca-se, portanto, compreender a construção da identidade de professores da escola de ensino médio no município de Aracati e os caminhos percorridos permeados pelas suas escolhas, pelas práticas docentes inseridas nesse processo. Fazemos referência a importantes teóricos que fundamentaram a pesquisa, tais como Freire (1996), Nóvoa (1991) e Tardif (1999). Considera-se que há ainda muitos desafios a serem vencidos na trajetória docente e tornar-se professor da escola pública do município de Aracati é um exercício constante, os quais se configuram pelas práticas cotidianas em sala de aula, pelas relações interpessoais e por tudo aquilo que se caracteriza como desafiador no trabalho docente.UFCE2016-05-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/17Revista Eletrônica ACTA SAPIENTIA; v. 3 n. 1 (2016): Edição 2016reponame:Revista Eletrônica Acta Sapientiainstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttps://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/17/16Copyright (c) 2023 ACTA SAPIENTIAinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta Zaranza, Maria Theresa2023-05-02T18:35:54Zoai:actasapientia.com.br:article/17Revistahttps://actasapientia.com.br/index.php/acsaPUBhttps://actasapientia.com.br/index.php/acsa/oaiacsa.revista@gmail.com2675-09372675-0937opendoar:2023-05-02T18:35:54Revista Eletrônica Acta Sapientia - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TORNAR-SE PROFESSOR NA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DE ARACATI/CE: SENTIDOS E SIGNIFICADOS CONSTRUÍDOS. |
title |
TORNAR-SE PROFESSOR NA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DE ARACATI/CE: SENTIDOS E SIGNIFICADOS CONSTRUÍDOS. |
spellingShingle |
TORNAR-SE PROFESSOR NA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DE ARACATI/CE: SENTIDOS E SIGNIFICADOS CONSTRUÍDOS. Costa Zaranza, Maria Theresa Identidade docente Ensino Médio Profissão |
title_short |
TORNAR-SE PROFESSOR NA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DE ARACATI/CE: SENTIDOS E SIGNIFICADOS CONSTRUÍDOS. |
title_full |
TORNAR-SE PROFESSOR NA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DE ARACATI/CE: SENTIDOS E SIGNIFICADOS CONSTRUÍDOS. |
title_fullStr |
TORNAR-SE PROFESSOR NA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DE ARACATI/CE: SENTIDOS E SIGNIFICADOS CONSTRUÍDOS. |
title_full_unstemmed |
TORNAR-SE PROFESSOR NA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DE ARACATI/CE: SENTIDOS E SIGNIFICADOS CONSTRUÍDOS. |
title_sort |
TORNAR-SE PROFESSOR NA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DE ARACATI/CE: SENTIDOS E SIGNIFICADOS CONSTRUÍDOS. |
author |
Costa Zaranza, Maria Theresa |
author_facet |
Costa Zaranza, Maria Theresa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa Zaranza, Maria Theresa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Identidade docente Ensino Médio Profissão |
topic |
Identidade docente Ensino Médio Profissão |
description |
A identidade docente vai se constituindo a partir do significado que cada professor dá para a sua profissão, em relação à atividade docente que lhe é conferida, no seu cotidiano, a partir de seus valores, de seu modo de situar-se no mundo, de sua história de vida, de suas representações, de seus saberes. Busca-se, portanto, compreender a construção da identidade de professores da escola de ensino médio no município de Aracati e os caminhos percorridos permeados pelas suas escolhas, pelas práticas docentes inseridas nesse processo. Fazemos referência a importantes teóricos que fundamentaram a pesquisa, tais como Freire (1996), Nóvoa (1991) e Tardif (1999). Considera-se que há ainda muitos desafios a serem vencidos na trajetória docente e tornar-se professor da escola pública do município de Aracati é um exercício constante, os quais se configuram pelas práticas cotidianas em sala de aula, pelas relações interpessoais e por tudo aquilo que se caracteriza como desafiador no trabalho docente. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-05-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/17 |
url |
https://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/17 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/17/16 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 ACTA SAPIENTIA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 ACTA SAPIENTIA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFCE |
publisher.none.fl_str_mv |
UFCE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica ACTA SAPIENTIA; v. 3 n. 1 (2016): Edição 2016 reponame:Revista Eletrônica Acta Sapientia instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Revista Eletrônica Acta Sapientia |
collection |
Revista Eletrônica Acta Sapientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Acta Sapientia - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
acsa.revista@gmail.com |
_version_ |
1796798155128307712 |