TORNAR-SE PROFESSOR NA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DE ARACATI/CE: SENTIDOS E SIGNIFICADOS CONSTRUÍDOS.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa Zaranza, Maria Theresa
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Acta Sapientia
Texto Completo: https://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/17
Resumo: A identidade docente vai se constituindo a partir do significado que cada professor dá para a sua profissão, em relação à atividade docente que lhe é conferida, no seu cotidiano, a partir de seus valores, de seu modo de situar-se no mundo, de sua história de vida, de suas representações, de seus saberes. Busca-se, portanto, compreender a construção da identidade de professores da escola de ensino médio no município de Aracati e os caminhos percorridos permeados pelas suas escolhas, pelas práticas docentes inseridas nesse processo. Fazemos referência a importantes teóricos que fundamentaram a pesquisa, tais como Freire (1996), Nóvoa (1991) e Tardif (1999). Considera-se que há ainda muitos desafios a serem vencidos na trajetória docente e tornar-se professor da escola pública do município de Aracati é um exercício constante, os quais se configuram pelas práticas cotidianas em sala de aula, pelas relações interpessoais e por tudo aquilo que se caracteriza como desafiador no trabalho docente.
id UFC-19_06b53c30539855a35cd92e02f14d85e0
oai_identifier_str oai:actasapientia.com.br:article/17
network_acronym_str UFC-19
network_name_str Revista Eletrônica Acta Sapientia
repository_id_str
spelling TORNAR-SE PROFESSOR NA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DE ARACATI/CE: SENTIDOS E SIGNIFICADOS CONSTRUÍDOS.Identidade docenteEnsino MédioProfissãoA identidade docente vai se constituindo a partir do significado que cada professor dá para a sua profissão, em relação à atividade docente que lhe é conferida, no seu cotidiano, a partir de seus valores, de seu modo de situar-se no mundo, de sua história de vida, de suas representações, de seus saberes. Busca-se, portanto, compreender a construção da identidade de professores da escola de ensino médio no município de Aracati e os caminhos percorridos permeados pelas suas escolhas, pelas práticas docentes inseridas nesse processo. Fazemos referência a importantes teóricos que fundamentaram a pesquisa, tais como Freire (1996), Nóvoa (1991) e Tardif (1999). Considera-se que há ainda muitos desafios a serem vencidos na trajetória docente e tornar-se professor da escola pública do município de Aracati é um exercício constante, os quais se configuram pelas práticas cotidianas em sala de aula, pelas relações interpessoais e por tudo aquilo que se caracteriza como desafiador no trabalho docente.UFCE2016-05-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/17Revista Eletrônica ACTA SAPIENTIA; v. 3 n. 1 (2016): Edição 2016reponame:Revista Eletrônica Acta Sapientiainstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttps://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/17/16Copyright (c) 2023 ACTA SAPIENTIAinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta Zaranza, Maria Theresa2023-05-02T18:35:54Zoai:actasapientia.com.br:article/17Revistahttps://actasapientia.com.br/index.php/acsaPUBhttps://actasapientia.com.br/index.php/acsa/oaiacsa.revista@gmail.com2675-09372675-0937opendoar:2023-05-02T18:35:54Revista Eletrônica Acta Sapientia - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv TORNAR-SE PROFESSOR NA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DE ARACATI/CE: SENTIDOS E SIGNIFICADOS CONSTRUÍDOS.
title TORNAR-SE PROFESSOR NA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DE ARACATI/CE: SENTIDOS E SIGNIFICADOS CONSTRUÍDOS.
spellingShingle TORNAR-SE PROFESSOR NA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DE ARACATI/CE: SENTIDOS E SIGNIFICADOS CONSTRUÍDOS.
Costa Zaranza, Maria Theresa
Identidade docente
Ensino Médio
Profissão
title_short TORNAR-SE PROFESSOR NA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DE ARACATI/CE: SENTIDOS E SIGNIFICADOS CONSTRUÍDOS.
title_full TORNAR-SE PROFESSOR NA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DE ARACATI/CE: SENTIDOS E SIGNIFICADOS CONSTRUÍDOS.
title_fullStr TORNAR-SE PROFESSOR NA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DE ARACATI/CE: SENTIDOS E SIGNIFICADOS CONSTRUÍDOS.
title_full_unstemmed TORNAR-SE PROFESSOR NA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DE ARACATI/CE: SENTIDOS E SIGNIFICADOS CONSTRUÍDOS.
title_sort TORNAR-SE PROFESSOR NA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DE ARACATI/CE: SENTIDOS E SIGNIFICADOS CONSTRUÍDOS.
author Costa Zaranza, Maria Theresa
author_facet Costa Zaranza, Maria Theresa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa Zaranza, Maria Theresa
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade docente
Ensino Médio
Profissão
topic Identidade docente
Ensino Médio
Profissão
description A identidade docente vai se constituindo a partir do significado que cada professor dá para a sua profissão, em relação à atividade docente que lhe é conferida, no seu cotidiano, a partir de seus valores, de seu modo de situar-se no mundo, de sua história de vida, de suas representações, de seus saberes. Busca-se, portanto, compreender a construção da identidade de professores da escola de ensino médio no município de Aracati e os caminhos percorridos permeados pelas suas escolhas, pelas práticas docentes inseridas nesse processo. Fazemos referência a importantes teóricos que fundamentaram a pesquisa, tais como Freire (1996), Nóvoa (1991) e Tardif (1999). Considera-se que há ainda muitos desafios a serem vencidos na trajetória docente e tornar-se professor da escola pública do município de Aracati é um exercício constante, os quais se configuram pelas práticas cotidianas em sala de aula, pelas relações interpessoais e por tudo aquilo que se caracteriza como desafiador no trabalho docente.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/17
url https://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/17
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/17/16
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 ACTA SAPIENTIA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 ACTA SAPIENTIA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFCE
publisher.none.fl_str_mv UFCE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica ACTA SAPIENTIA; v. 3 n. 1 (2016): Edição 2016
reponame:Revista Eletrônica Acta Sapientia
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Revista Eletrônica Acta Sapientia
collection Revista Eletrônica Acta Sapientia
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Acta Sapientia - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv acsa.revista@gmail.com
_version_ 1796798155128307712