AVALIAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: EXPECTATIVAS ACADÊMICAS ACERCA DA INFLUÊNCIA DO FEEDBACK E DAS DECISÕES INSTITUCIONAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes de Sousa, Ana Cléa
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Bandeira Andriola, Wagner
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Acta Sapientia
Texto Completo: https://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/2
Resumo: Considerando a relevância do tema avaliação para a educação superior, o presente trabalho tem por objetivos investigar a influência do feedback individualizado concedido aos professores para a melhoria da prática docente e caracterizar o vínculo entre as decisões institucionais e o processo de avaliação vivenciado na unidade de ensino analisada. No que concerne aos procedimentos metodológicos, foi adotada a abordagem quali-quantitativa, buscando-se a integração dos dois enfoques por meio da triangulação entre métodos, onde se utilizou da combinação da entrevista semiestruturada com o questionário para a coleta dos dados. Os resultados da pesquisa evidenciaram que a Instituição de Ensino Superior (IES) analisada pauta-se em ciclos avaliativos de caráter somativo, fato que impede o redirecionamento da ação docente durante o processo ensino-aprendizagem.
id UFC-19_284927683b8846c2f044381d8579148e
oai_identifier_str oai:actasapientia.com.br:article/2
network_acronym_str UFC-19
network_name_str Revista Eletrônica Acta Sapientia
repository_id_str
spelling AVALIAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: EXPECTATIVAS ACADÊMICAS ACERCA DA INFLUÊNCIA DO FEEDBACK E DAS DECISÕES INSTITUCIONAISAvaliação de professoresEducação SuperiorFeedbackExpectativasConsiderando a relevância do tema avaliação para a educação superior, o presente trabalho tem por objetivos investigar a influência do feedback individualizado concedido aos professores para a melhoria da prática docente e caracterizar o vínculo entre as decisões institucionais e o processo de avaliação vivenciado na unidade de ensino analisada. No que concerne aos procedimentos metodológicos, foi adotada a abordagem quali-quantitativa, buscando-se a integração dos dois enfoques por meio da triangulação entre métodos, onde se utilizou da combinação da entrevista semiestruturada com o questionário para a coleta dos dados. Os resultados da pesquisa evidenciaram que a Instituição de Ensino Superior (IES) analisada pauta-se em ciclos avaliativos de caráter somativo, fato que impede o redirecionamento da ação docente durante o processo ensino-aprendizagem.UFCE2014-04-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/2Revista Eletrônica ACTA SAPIENTIA; v. 1 n. 1 (2014): Edição 2014reponame:Revista Eletrônica Acta Sapientiainstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttps://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/2/1Copyright (c) 2023 ACTA SAPIENTIAinfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes de Sousa, Ana CléaBandeira Andriola, Wagner2023-04-29T02:00:22Zoai:actasapientia.com.br:article/2Revistahttps://actasapientia.com.br/index.php/acsaPUBhttps://actasapientia.com.br/index.php/acsa/oaiacsa.revista@gmail.com2675-09372675-0937opendoar:2023-04-29T02:00:22Revista Eletrônica Acta Sapientia - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv AVALIAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: EXPECTATIVAS ACADÊMICAS ACERCA DA INFLUÊNCIA DO FEEDBACK E DAS DECISÕES INSTITUCIONAIS
title AVALIAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: EXPECTATIVAS ACADÊMICAS ACERCA DA INFLUÊNCIA DO FEEDBACK E DAS DECISÕES INSTITUCIONAIS
spellingShingle AVALIAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: EXPECTATIVAS ACADÊMICAS ACERCA DA INFLUÊNCIA DO FEEDBACK E DAS DECISÕES INSTITUCIONAIS
Gomes de Sousa, Ana Cléa
Avaliação de professores
Educação Superior
Feedback
Expectativas
title_short AVALIAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: EXPECTATIVAS ACADÊMICAS ACERCA DA INFLUÊNCIA DO FEEDBACK E DAS DECISÕES INSTITUCIONAIS
title_full AVALIAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: EXPECTATIVAS ACADÊMICAS ACERCA DA INFLUÊNCIA DO FEEDBACK E DAS DECISÕES INSTITUCIONAIS
title_fullStr AVALIAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: EXPECTATIVAS ACADÊMICAS ACERCA DA INFLUÊNCIA DO FEEDBACK E DAS DECISÕES INSTITUCIONAIS
title_full_unstemmed AVALIAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: EXPECTATIVAS ACADÊMICAS ACERCA DA INFLUÊNCIA DO FEEDBACK E DAS DECISÕES INSTITUCIONAIS
title_sort AVALIAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: EXPECTATIVAS ACADÊMICAS ACERCA DA INFLUÊNCIA DO FEEDBACK E DAS DECISÕES INSTITUCIONAIS
author Gomes de Sousa, Ana Cléa
author_facet Gomes de Sousa, Ana Cléa
Bandeira Andriola, Wagner
author_role author
author2 Bandeira Andriola, Wagner
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes de Sousa, Ana Cléa
Bandeira Andriola, Wagner
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação de professores
Educação Superior
Feedback
Expectativas
topic Avaliação de professores
Educação Superior
Feedback
Expectativas
description Considerando a relevância do tema avaliação para a educação superior, o presente trabalho tem por objetivos investigar a influência do feedback individualizado concedido aos professores para a melhoria da prática docente e caracterizar o vínculo entre as decisões institucionais e o processo de avaliação vivenciado na unidade de ensino analisada. No que concerne aos procedimentos metodológicos, foi adotada a abordagem quali-quantitativa, buscando-se a integração dos dois enfoques por meio da triangulação entre métodos, onde se utilizou da combinação da entrevista semiestruturada com o questionário para a coleta dos dados. Os resultados da pesquisa evidenciaram que a Instituição de Ensino Superior (IES) analisada pauta-se em ciclos avaliativos de caráter somativo, fato que impede o redirecionamento da ação docente durante o processo ensino-aprendizagem.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-04-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/2
url https://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/2/1
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 ACTA SAPIENTIA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 ACTA SAPIENTIA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFCE
publisher.none.fl_str_mv UFCE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica ACTA SAPIENTIA; v. 1 n. 1 (2014): Edição 2014
reponame:Revista Eletrônica Acta Sapientia
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Revista Eletrônica Acta Sapientia
collection Revista Eletrônica Acta Sapientia
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Acta Sapientia - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv acsa.revista@gmail.com
_version_ 1796798155107336192