Percepções de estudantes do ensino superior sobre o feedback docente e desempenho acadêmico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Juana de Carvalho Ramos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Carvalho,Carolina Fernandes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782021000100254
Resumo: RESUMO Na literatura, o feedback docente surge como uma ferramenta necessária à aprendizagem. No entanto, a percepção é a de que o feedback que o estudante constrói interfere em sua eficácia. Esta investigação foca-se na visão de estudantes do ensino superior sobre o feedback docente e no consequente impacto sobre o desempenho acadêmico. Para tal, aplicou-se um questionário on-line, baseado em duas escalas de percepção de feedback docente, a 773 estudantes de licenciatura de Institutos Federais. Os resultados revelaram qualidades psicométricas aceitáveis do instrumento. Verificou-se, ainda, que, quanto maior a utilização de práticas eficazes de feedback docente, maior a valorização deste por parte dos estudantes e melhor o desempenho acadêmico. Ao encontro da literatura, constatou-se que os discentes tendem a reconhecer como útil o feedback que se apresenta na forma de uma crítica construtiva, específica e que se afasta das simples classificações.
id EAA-1_e3eda77324e73324380d047dd515b6f0
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782021000100254
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling Percepções de estudantes do ensino superior sobre o feedback docente e desempenho acadêmicoensino superiorfeedback docenteestudantes de ensino superiordesempenho acadêmicoRESUMO Na literatura, o feedback docente surge como uma ferramenta necessária à aprendizagem. No entanto, a percepção é a de que o feedback que o estudante constrói interfere em sua eficácia. Esta investigação foca-se na visão de estudantes do ensino superior sobre o feedback docente e no consequente impacto sobre o desempenho acadêmico. Para tal, aplicou-se um questionário on-line, baseado em duas escalas de percepção de feedback docente, a 773 estudantes de licenciatura de Institutos Federais. Os resultados revelaram qualidades psicométricas aceitáveis do instrumento. Verificou-se, ainda, que, quanto maior a utilização de práticas eficazes de feedback docente, maior a valorização deste por parte dos estudantes e melhor o desempenho acadêmico. Ao encontro da literatura, constatou-se que os discentes tendem a reconhecer como útil o feedback que se apresenta na forma de uma crítica construtiva, específica e que se afasta das simples classificações.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782021000100254Revista Brasileira de Educação v.26 2021reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/s1413-24782021260081info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Juana de Carvalho RamosCarvalho,Carolina Fernandespor2021-12-07T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782021000100254Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2021-12-07T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepções de estudantes do ensino superior sobre o feedback docente e desempenho acadêmico
title Percepções de estudantes do ensino superior sobre o feedback docente e desempenho acadêmico
spellingShingle Percepções de estudantes do ensino superior sobre o feedback docente e desempenho acadêmico
Silva,Juana de Carvalho Ramos
ensino superior
feedback docente
estudantes de ensino superior
desempenho acadêmico
title_short Percepções de estudantes do ensino superior sobre o feedback docente e desempenho acadêmico
title_full Percepções de estudantes do ensino superior sobre o feedback docente e desempenho acadêmico
title_fullStr Percepções de estudantes do ensino superior sobre o feedback docente e desempenho acadêmico
title_full_unstemmed Percepções de estudantes do ensino superior sobre o feedback docente e desempenho acadêmico
title_sort Percepções de estudantes do ensino superior sobre o feedback docente e desempenho acadêmico
author Silva,Juana de Carvalho Ramos
author_facet Silva,Juana de Carvalho Ramos
Carvalho,Carolina Fernandes
author_role author
author2 Carvalho,Carolina Fernandes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,Juana de Carvalho Ramos
Carvalho,Carolina Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv ensino superior
feedback docente
estudantes de ensino superior
desempenho acadêmico
topic ensino superior
feedback docente
estudantes de ensino superior
desempenho acadêmico
description RESUMO Na literatura, o feedback docente surge como uma ferramenta necessária à aprendizagem. No entanto, a percepção é a de que o feedback que o estudante constrói interfere em sua eficácia. Esta investigação foca-se na visão de estudantes do ensino superior sobre o feedback docente e no consequente impacto sobre o desempenho acadêmico. Para tal, aplicou-se um questionário on-line, baseado em duas escalas de percepção de feedback docente, a 773 estudantes de licenciatura de Institutos Federais. Os resultados revelaram qualidades psicométricas aceitáveis do instrumento. Verificou-se, ainda, que, quanto maior a utilização de práticas eficazes de feedback docente, maior a valorização deste por parte dos estudantes e melhor o desempenho acadêmico. Ao encontro da literatura, constatou-se que os discentes tendem a reconhecer como útil o feedback que se apresenta na forma de uma crítica construtiva, específica e que se afasta das simples classificações.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782021000100254
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782021000100254
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s1413-24782021260081
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação v.26 2021
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122493215375360