EVASÃO DISCENTE E VULNERABILIDADE SOCIOECONÔMICA: PESQUISA EM CURSOS DE ENGENHARIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos da Rocha, Maria Marcela
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Sampaio Lima, Alberto, Bandeira Andriola, Wagner
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Acta Sapientia
Texto Completo: https://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/45
Resumo: Nos últimos anos, o ensino superior brasileiro passou por transformações decorrentes de políticas públicas destinadas a expandi-lo e reestruturá-lo. Tais mudanças desafiam a universidade a repensar e transformar a maneira como mantém vínculos com a sociedade. Vários fatores precisam ser corrigidos e outros eliminados, para que os estudantes possam ter acesso não apenas à universidade, mas também uma garantia de graduação. O presente trabalho é uma pesquisa descritiva, com abordagem quali-quantitativa, e apresenta as causas da evasão relacionadas à aspectos socioeconômicos de alunos de cursos de engenharia em uma universidade pública brasileira. Os resultados foram obtidos através da aplicação de questionário com perguntas abertas e fechadas aos alunos matriculados nos cursos de engenharia do CT/UFC. Concluiu-se que o problema da evasão pode ocorrer devido a uma variedade de fatores socioeconômicos, isolados ou inter-relacionados, que influenciam a decisão pela evasão,especialmente do aluno em situação de vulnerabilidade. Abstract In recent years, Brazilian higher education has undergone transformations resulting from public policies aimed at expanding and restructure it. Such changes challenge the university to rethink and transform the way it maintains links with society. Several factors need to be corrected and others eliminated, so that students can have access not only to the university, but also a guarantee of graduation. The present work is a descriptive research, with a quality-quantitative approach, and presents the causes of evasion related to socioeconomic aspects of engineering students at a Brazilian public university. The results were obtained through the application of a questionnaire with open and closed questions to students enrolled in the engineering courses at CT/UFC. It was concluded that the problem of evasion may occur due to a variety of socioeconomic factors, isolated or interrelated, that influence the decision for evasion, especially of the student in a situation of vulnerability. Resumen En los últimos años, la enseñanza superior brasileña ha experimentado transformaciones resultantes de las políticas públicas destinadas a ampliarla y reestructurarla. Tales cambios desafían a la universidad a repensar y transformar la forma en que mantiene los vínculos con la sociedad. Es necesario corregir varios factores y eliminar otros, para que los estudiantes puedan tener acceso no sólo a la universidad, sino también una garantía de graduación. El presente trabajo es una investigación descriptiva, con un enfoque cualitativo-cuantitativo, y presenta las causas de la evasión relacionadas con los aspectos socioeconómicos de los estudiantes de ingeniería en una universidad pública brasileña. Los resultados se obtuvieron mediante la aplicación de un cuestionario con preguntas abiertas y cerradas a los estudiantes matriculados en los cursos de ingeniería CT/UFC. Se llegó a la conclusión de que el problema de la evasión puede deberse a diversos factores socioeconómicos, aislados o interrelacionados, que influyen en la decisión de evadir, especialmente del estudiante en situación vulnerable.
id UFC-19_aa4038d3b5ce2c8f045a02be67a31bac
oai_identifier_str oai:actasapientia.com.br:article/45
network_acronym_str UFC-19
network_name_str Revista Eletrônica Acta Sapientia
repository_id_str
spelling EVASÃO DISCENTE E VULNERABILIDADE SOCIOECONÔMICA: PESQUISA EM CURSOS DE ENGENHARIAEvasão DiscenteVulnerabilidadeEngenhariaEnsino SuperiorNos últimos anos, o ensino superior brasileiro passou por transformações decorrentes de políticas públicas destinadas a expandi-lo e reestruturá-lo. Tais mudanças desafiam a universidade a repensar e transformar a maneira como mantém vínculos com a sociedade. Vários fatores precisam ser corrigidos e outros eliminados, para que os estudantes possam ter acesso não apenas à universidade, mas também uma garantia de graduação. O presente trabalho é uma pesquisa descritiva, com abordagem quali-quantitativa, e apresenta as causas da evasão relacionadas à aspectos socioeconômicos de alunos de cursos de engenharia em uma universidade pública brasileira. Os resultados foram obtidos através da aplicação de questionário com perguntas abertas e fechadas aos alunos matriculados nos cursos de engenharia do CT/UFC. Concluiu-se que o problema da evasão pode ocorrer devido a uma variedade de fatores socioeconômicos, isolados ou inter-relacionados, que influenciam a decisão pela evasão,especialmente do aluno em situação de vulnerabilidade. Abstract In recent years, Brazilian higher education has undergone transformations resulting from public policies aimed at expanding and restructure it. Such changes challenge the university to rethink and transform the way it maintains links with society. Several factors need to be corrected and others eliminated, so that students can have access not only to the university, but also a guarantee of graduation. The present work is a descriptive research, with a quality-quantitative approach, and presents the causes of evasion related to socioeconomic aspects of engineering students at a Brazilian public university. The results were obtained through the application of a questionnaire with open and closed questions to students enrolled in the engineering courses at CT/UFC. It was concluded that the problem of evasion may occur due to a variety of socioeconomic factors, isolated or interrelated, that influence the decision for evasion, especially of the student in a situation of vulnerability. Resumen En los últimos años, la enseñanza superior brasileña ha experimentado transformaciones resultantes de las políticas públicas destinadas a ampliarla y reestructurarla. Tales cambios desafían a la universidad a repensar y transformar la forma en que mantiene los vínculos con la sociedad. Es necesario corregir varios factores y eliminar otros, para que los estudiantes puedan tener acceso no sólo a la universidad, sino también una garantía de graduación. El presente trabajo es una investigación descriptiva, con un enfoque cualitativo-cuantitativo, y presenta las causas de la evasión relacionadas con los aspectos socioeconómicos de los estudiantes de ingeniería en una universidad pública brasileña. Los resultados se obtuvieron mediante la aplicación de un cuestionario con preguntas abiertas y cerradas a los estudiantes matriculados en los cursos de ingeniería CT/UFC. Se llegó a la conclusión de que el problema de la evasión puede deberse a diversos factores socioeconómicos, aislados o interrelacionados, que influyen en la decisión de evadir, especialmente del estudiante en situación vulnerable.UFCE2021-09-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/45Revista Eletrônica ACTA SAPIENTIA; v. 8 n. 1 (2021): Edição 2021reponame:Revista Eletrônica Acta Sapientiainstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttps://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/45/44Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica ACTA SAPIENTIAinfo:eu-repo/semantics/openAccessRamos da Rocha, Maria MarcelaSampaio Lima, AlbertoBandeira Andriola, Wagner2023-05-08T17:24:41Zoai:actasapientia.com.br:article/45Revistahttps://actasapientia.com.br/index.php/acsaPUBhttps://actasapientia.com.br/index.php/acsa/oaiacsa.revista@gmail.com2675-09372675-0937opendoar:2023-05-08T17:24:41Revista Eletrônica Acta Sapientia - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv EVASÃO DISCENTE E VULNERABILIDADE SOCIOECONÔMICA: PESQUISA EM CURSOS DE ENGENHARIA
title EVASÃO DISCENTE E VULNERABILIDADE SOCIOECONÔMICA: PESQUISA EM CURSOS DE ENGENHARIA
spellingShingle EVASÃO DISCENTE E VULNERABILIDADE SOCIOECONÔMICA: PESQUISA EM CURSOS DE ENGENHARIA
Ramos da Rocha, Maria Marcela
Evasão Discente
Vulnerabilidade
Engenharia
Ensino Superior
title_short EVASÃO DISCENTE E VULNERABILIDADE SOCIOECONÔMICA: PESQUISA EM CURSOS DE ENGENHARIA
title_full EVASÃO DISCENTE E VULNERABILIDADE SOCIOECONÔMICA: PESQUISA EM CURSOS DE ENGENHARIA
title_fullStr EVASÃO DISCENTE E VULNERABILIDADE SOCIOECONÔMICA: PESQUISA EM CURSOS DE ENGENHARIA
title_full_unstemmed EVASÃO DISCENTE E VULNERABILIDADE SOCIOECONÔMICA: PESQUISA EM CURSOS DE ENGENHARIA
title_sort EVASÃO DISCENTE E VULNERABILIDADE SOCIOECONÔMICA: PESQUISA EM CURSOS DE ENGENHARIA
author Ramos da Rocha, Maria Marcela
author_facet Ramos da Rocha, Maria Marcela
Sampaio Lima, Alberto
Bandeira Andriola, Wagner
author_role author
author2 Sampaio Lima, Alberto
Bandeira Andriola, Wagner
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos da Rocha, Maria Marcela
Sampaio Lima, Alberto
Bandeira Andriola, Wagner
dc.subject.por.fl_str_mv Evasão Discente
Vulnerabilidade
Engenharia
Ensino Superior
topic Evasão Discente
Vulnerabilidade
Engenharia
Ensino Superior
description Nos últimos anos, o ensino superior brasileiro passou por transformações decorrentes de políticas públicas destinadas a expandi-lo e reestruturá-lo. Tais mudanças desafiam a universidade a repensar e transformar a maneira como mantém vínculos com a sociedade. Vários fatores precisam ser corrigidos e outros eliminados, para que os estudantes possam ter acesso não apenas à universidade, mas também uma garantia de graduação. O presente trabalho é uma pesquisa descritiva, com abordagem quali-quantitativa, e apresenta as causas da evasão relacionadas à aspectos socioeconômicos de alunos de cursos de engenharia em uma universidade pública brasileira. Os resultados foram obtidos através da aplicação de questionário com perguntas abertas e fechadas aos alunos matriculados nos cursos de engenharia do CT/UFC. Concluiu-se que o problema da evasão pode ocorrer devido a uma variedade de fatores socioeconômicos, isolados ou inter-relacionados, que influenciam a decisão pela evasão,especialmente do aluno em situação de vulnerabilidade. Abstract In recent years, Brazilian higher education has undergone transformations resulting from public policies aimed at expanding and restructure it. Such changes challenge the university to rethink and transform the way it maintains links with society. Several factors need to be corrected and others eliminated, so that students can have access not only to the university, but also a guarantee of graduation. The present work is a descriptive research, with a quality-quantitative approach, and presents the causes of evasion related to socioeconomic aspects of engineering students at a Brazilian public university. The results were obtained through the application of a questionnaire with open and closed questions to students enrolled in the engineering courses at CT/UFC. It was concluded that the problem of evasion may occur due to a variety of socioeconomic factors, isolated or interrelated, that influence the decision for evasion, especially of the student in a situation of vulnerability. Resumen En los últimos años, la enseñanza superior brasileña ha experimentado transformaciones resultantes de las políticas públicas destinadas a ampliarla y reestructurarla. Tales cambios desafían a la universidad a repensar y transformar la forma en que mantiene los vínculos con la sociedad. Es necesario corregir varios factores y eliminar otros, para que los estudiantes puedan tener acceso no sólo a la universidad, sino también una garantía de graduación. El presente trabajo es una investigación descriptiva, con un enfoque cualitativo-cuantitativo, y presenta las causas de la evasión relacionadas con los aspectos socioeconómicos de los estudiantes de ingeniería en una universidad pública brasileña. Los resultados se obtuvieron mediante la aplicación de un cuestionario con preguntas abiertas y cerradas a los estudiantes matriculados en los cursos de ingeniería CT/UFC. Se llegó a la conclusión de que el problema de la evasión puede deberse a diversos factores socioeconómicos, aislados o interrelacionados, que influyen en la decisión de evadir, especialmente del estudiante en situación vulnerable.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/45
url https://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/45
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://actasapientia.com.br/index.php/acsa/article/view/45/44
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica ACTA SAPIENTIA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica ACTA SAPIENTIA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFCE
publisher.none.fl_str_mv UFCE
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica ACTA SAPIENTIA; v. 8 n. 1 (2021): Edição 2021
reponame:Revista Eletrônica Acta Sapientia
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Revista Eletrônica Acta Sapientia
collection Revista Eletrônica Acta Sapientia
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Acta Sapientia - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv acsa.revista@gmail.com
_version_ 1796798155182833664