O Arquivo fílmico e o apagamento da participação das mulheres nas primeiras décadas do cinema

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Vitória Gondim Real
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Moura, Vanessa Paula Trigueiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Passagens
Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/85298
Resumo: The presence of women behind the camera as participants in the development of cinema has, throughout history, been obliterated and marginalized by narratives that place them in the position of mere objects and spectators. Such narratives are reinforced by the systematic erasure of women's production from film archives, which generally only present a vestige of the presence of women in the first decades of cinema. In this way, the present article proposes to discuss how the film archive was built over time and its relationship with this erasure of the presence of women in its production, in an attempt to claim the active role of women in a context of agency in the history of cinema and preserve memories more broader than those currently subjugated by dominant narratives.
id UFC-20_34a32fe702217ee529839fc8e46e6f5e
oai_identifier_str oai:periodicos.ufc:article/85298
network_acronym_str UFC-20
network_name_str Revista Passagens
repository_id_str
spelling O Arquivo fílmico e o apagamento da participação das mulheres nas primeiras décadas do cinemaThe presence of women behind the camera as participants in the development of cinema has, throughout history, been obliterated and marginalized by narratives that place them in the position of mere objects and spectators. Such narratives are reinforced by the systematic erasure of women's production from film archives, which generally only present a vestige of the presence of women in the first decades of cinema. In this way, the present article proposes to discuss how the film archive was built over time and its relationship with this erasure of the presence of women in its production, in an attempt to claim the active role of women in a context of agency in the history of cinema and preserve memories more broader than those currently subjugated by dominant narratives.A presença das mulheres por trás das câmeras como participantes do desenvolvimento do cinema foi, ao longo da história, obliterada e marginalizada por narrativas que as colocam em posição de meros objetos e espectadoras. Tais narrativas são reforçadas pelo apagamento sistemático da produção das mulheres nos arquivos fílmicos, que apresentam, de modo geral, apenas um vestígio da presença das mulheres nas primeiras décadas do cinema. Desta forma, o presente artigo propõe discutir como foi construído o arquivo fílmico ao longo do tempo e sua relação com esse apagamento da presença das mulheres na sua produção, na tentativa de reivindicar a ativa atuação da mulher em um contexto de agência na história do cinema e preservar memórias mais amplas do que aquelas atualmente subjugadas por narrativas dominantes.Universidade Federal do Ceará2023-06-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/8529810.36517/psg.v14iesp.85298Passagens: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará; Vol. 14 No. esp (2023): Dossiê Comunicação, Filosofia e Cultura Queer; 93-113Passagens: Periódico del Programa de Posgrado en Comunicación de la UFC; Vol. 14 Núm. esp (2023): Dossiê Comunicação, Filosofia e Cultura Queer; 93-113Passagens: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará; v. 14 n. esp (2023): Dossiê Comunicação, Filosofia e Cultura Queer; 93-1132179-993810.36517/psg.v14iespreponame:Revista Passagensinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/85298/249089Copyright (c) 2023 Passagens: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Cearáinfo:eu-repo/semantics/openAccessNunes, Vitória Gondim RealMoura, Vanessa Paula Trigueiro2023-06-19T00:41:36Zoai:periodicos.ufc:article/85298Revistahttp://periodicos.ufc.br/passagens/PUBhttp://periodicos.ufc.br/passagens/oaipassagensufc@gmail.com2179-99382179-9938opendoar:2023-06-19T00:41:36Revista Passagens - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv O Arquivo fílmico e o apagamento da participação das mulheres nas primeiras décadas do cinema
title O Arquivo fílmico e o apagamento da participação das mulheres nas primeiras décadas do cinema
spellingShingle O Arquivo fílmico e o apagamento da participação das mulheres nas primeiras décadas do cinema
Nunes, Vitória Gondim Real
title_short O Arquivo fílmico e o apagamento da participação das mulheres nas primeiras décadas do cinema
title_full O Arquivo fílmico e o apagamento da participação das mulheres nas primeiras décadas do cinema
title_fullStr O Arquivo fílmico e o apagamento da participação das mulheres nas primeiras décadas do cinema
title_full_unstemmed O Arquivo fílmico e o apagamento da participação das mulheres nas primeiras décadas do cinema
title_sort O Arquivo fílmico e o apagamento da participação das mulheres nas primeiras décadas do cinema
author Nunes, Vitória Gondim Real
author_facet Nunes, Vitória Gondim Real
Moura, Vanessa Paula Trigueiro
author_role author
author2 Moura, Vanessa Paula Trigueiro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Vitória Gondim Real
Moura, Vanessa Paula Trigueiro
description The presence of women behind the camera as participants in the development of cinema has, throughout history, been obliterated and marginalized by narratives that place them in the position of mere objects and spectators. Such narratives are reinforced by the systematic erasure of women's production from film archives, which generally only present a vestige of the presence of women in the first decades of cinema. In this way, the present article proposes to discuss how the film archive was built over time and its relationship with this erasure of the presence of women in its production, in an attempt to claim the active role of women in a context of agency in the history of cinema and preserve memories more broader than those currently subjugated by dominant narratives.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/85298
10.36517/psg.v14iesp.85298
url http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/85298
identifier_str_mv 10.36517/psg.v14iesp.85298
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/85298/249089
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Passagens: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará; Vol. 14 No. esp (2023): Dossiê Comunicação, Filosofia e Cultura Queer; 93-113
Passagens: Periódico del Programa de Posgrado en Comunicación de la UFC; Vol. 14 Núm. esp (2023): Dossiê Comunicação, Filosofia e Cultura Queer; 93-113
Passagens: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará; v. 14 n. esp (2023): Dossiê Comunicação, Filosofia e Cultura Queer; 93-113
2179-9938
10.36517/psg.v14iesp
reponame:Revista Passagens
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Revista Passagens
collection Revista Passagens
repository.name.fl_str_mv Revista Passagens - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv passagensufc@gmail.com
_version_ 1803388384720191488