Memes e narrativas escolares: uma análise sob a perspectiva da atividade mimética em Paul Ricouer

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Lilian Bartira Santos
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Almeida Filho, Edgard Patrício de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46209
Resumo: The emergent textual genres, coming from the Internet, have penetrated the classrooms. This article analyzes the personal reports of a group of students of the 6th year of elementary school, elaborated as a textual production activity for the Portuguese Language course. The activity had as a reference elements of a meme. The narratives were analyzed here from the perspective of mimetic activity (prefiguration, configuration and reconfiguration), discussed by Paul Ricoeur (1994). Authors like Motta (2001), Marscuschi (2001) and Recuero (2009) helped in the discussions. The study revealed the efficacy of learning when discussing school activities with elements related to the social, daily and contemporary practices of the students.
id UFC-7_50049747be9d09d040f3c62de0596bec
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/46209
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Memes e narrativas escolares: uma análise sob a perspectiva da atividade mimética em Paul RicouerMemes and school narratives: an analysis under the perspective of mimetic activity In Paul RicouerNarrativasEscolaTextosThe emergent textual genres, coming from the Internet, have penetrated the classrooms. This article analyzes the personal reports of a group of students of the 6th year of elementary school, elaborated as a textual production activity for the Portuguese Language course. The activity had as a reference elements of a meme. The narratives were analyzed here from the perspective of mimetic activity (prefiguration, configuration and reconfiguration), discussed by Paul Ricoeur (1994). Authors like Motta (2001), Marscuschi (2001) and Recuero (2009) helped in the discussions. The study revealed the efficacy of learning when discussing school activities with elements related to the social, daily and contemporary practices of the students.Os gêneros textuais emergentes, oriundos da internet, têm adentrado as salas de aula. Este artigo analisa os relatos pessoais de estudantes do 6º ano do ensino fundamental, elaborados como atividade de produção textual para a disciplina de Língua Portuguesa. A atividade teve como elemento de referenciação um meme. As narrativas foram aqui analisadas sob a perspectiva da atividade mimética (prefiguração, configuração e reconfiguração), discutida por Paul Ricoeur (1994). Autores como Motta (2001), Marscuschi (2001) e Recuero (2009) auxiliaram nas discussões. O estudo revelou a eficácia da aprendizagem ao se dialogar atividades escolares com elementos referentes às práticas sociais, cotidianas e contemporâneas dos estudantes.Passagens: Revista do Programa de Pós-graduação em Comunicação - UFC2019-09-27T12:55:12Z2019-09-27T12:55:12Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA, Lilian Bartira Santos; ALMEIDA FILHO, Edgard Patrício de. Memes e narrativas escolares: uma análise sob a perspectiva da atividade mimética em Paul Ricouer. Passagens: Revista do Programa de Pós-graduação em Comunicação - UFC, Fortaleza (CE), v. 8, n. 1, p. 45-62, 20172179 9938http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46209Silva, Lilian Bartira SantosAlmeida Filho, Edgard Patrício deporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-12T13:15:27Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/46209Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:51:15.354247Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Memes e narrativas escolares: uma análise sob a perspectiva da atividade mimética em Paul Ricouer
Memes and school narratives: an analysis under the perspective of mimetic activity In Paul Ricouer
title Memes e narrativas escolares: uma análise sob a perspectiva da atividade mimética em Paul Ricouer
spellingShingle Memes e narrativas escolares: uma análise sob a perspectiva da atividade mimética em Paul Ricouer
Silva, Lilian Bartira Santos
Narrativas
Escola
Textos
title_short Memes e narrativas escolares: uma análise sob a perspectiva da atividade mimética em Paul Ricouer
title_full Memes e narrativas escolares: uma análise sob a perspectiva da atividade mimética em Paul Ricouer
title_fullStr Memes e narrativas escolares: uma análise sob a perspectiva da atividade mimética em Paul Ricouer
title_full_unstemmed Memes e narrativas escolares: uma análise sob a perspectiva da atividade mimética em Paul Ricouer
title_sort Memes e narrativas escolares: uma análise sob a perspectiva da atividade mimética em Paul Ricouer
author Silva, Lilian Bartira Santos
author_facet Silva, Lilian Bartira Santos
Almeida Filho, Edgard Patrício de
author_role author
author2 Almeida Filho, Edgard Patrício de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Lilian Bartira Santos
Almeida Filho, Edgard Patrício de
dc.subject.por.fl_str_mv Narrativas
Escola
Textos
topic Narrativas
Escola
Textos
description The emergent textual genres, coming from the Internet, have penetrated the classrooms. This article analyzes the personal reports of a group of students of the 6th year of elementary school, elaborated as a textual production activity for the Portuguese Language course. The activity had as a reference elements of a meme. The narratives were analyzed here from the perspective of mimetic activity (prefiguration, configuration and reconfiguration), discussed by Paul Ricoeur (1994). Authors like Motta (2001), Marscuschi (2001) and Recuero (2009) helped in the discussions. The study revealed the efficacy of learning when discussing school activities with elements related to the social, daily and contemporary practices of the students.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2019-09-27T12:55:12Z
2019-09-27T12:55:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Lilian Bartira Santos; ALMEIDA FILHO, Edgard Patrício de. Memes e narrativas escolares: uma análise sob a perspectiva da atividade mimética em Paul Ricouer. Passagens: Revista do Programa de Pós-graduação em Comunicação - UFC, Fortaleza (CE), v. 8, n. 1, p. 45-62, 2017
2179 9938
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46209
identifier_str_mv SILVA, Lilian Bartira Santos; ALMEIDA FILHO, Edgard Patrício de. Memes e narrativas escolares: uma análise sob a perspectiva da atividade mimética em Paul Ricouer. Passagens: Revista do Programa de Pós-graduação em Comunicação - UFC, Fortaleza (CE), v. 8, n. 1, p. 45-62, 2017
2179 9938
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46209
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Passagens: Revista do Programa de Pós-graduação em Comunicação - UFC
publisher.none.fl_str_mv Passagens: Revista do Programa de Pós-graduação em Comunicação - UFC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028971489525760