Resistências em Rede: Uma análise das articulações entre cidadania, comunicação e consumo a partir do vídeo “Bichas: o documentário”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Theodoro, Hadriel
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Passagens
Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/20258
Resumo: Em nossa sociedade e cultura, as bichas são reiteradamente discriminadas, tanto pela estigmatização de um desejo homoerótico quanto pelas expressões de gênero que transpõem as barreiras de um ideal de masculinidade hegemônico. Elas sofrem, por consequência, com uma série de violências, simbólicas e físicas, que as coloca em um lugar de precariedade. Dado este contexto, o presente artigo visa refletir sobre os modos de apropriações e usos das mídias alternativas (sobretudo a Internet) para a criação, circulação e consumo de discursos contra-hegemônicos sobre a homossexualidade e as expressões de gêneros que a englobam. Para tanto, o vídeo “Bichas: o documentário” é tomado como o objeto de análise. Veiculado no site de compartilhamento de vídeos YouTube, “Bichas” teve mais de 479 mil acessos desde a sua divulgação (em fevereiro de 2016). A metodologia empregada se pauta na análise dos discursos das seis bichas que relatam suas vivências. De modo geral, pode-se afirmar que as mídias digitais possuem um forte potencial de articulação no sentido de promover engajamentos em sentidos diversos. No caso das bichas, elas demonstram ser uma importante ferramenta para a demanda por cidadania e transformações sociais.
id UFC-20_6d4a2e63e05d324daefbccbca25be671
oai_identifier_str oai:periodicos.ufc:article/20258
network_acronym_str UFC-20
network_name_str Revista Passagens
repository_id_str
spelling Resistências em Rede: Uma análise das articulações entre cidadania, comunicação e consumo a partir do vídeo “Bichas: o documentário”bichasestudos de gênero e sexualidadecidadaniacomunicaçãoconsumoEm nossa sociedade e cultura, as bichas são reiteradamente discriminadas, tanto pela estigmatização de um desejo homoerótico quanto pelas expressões de gênero que transpõem as barreiras de um ideal de masculinidade hegemônico. Elas sofrem, por consequência, com uma série de violências, simbólicas e físicas, que as coloca em um lugar de precariedade. Dado este contexto, o presente artigo visa refletir sobre os modos de apropriações e usos das mídias alternativas (sobretudo a Internet) para a criação, circulação e consumo de discursos contra-hegemônicos sobre a homossexualidade e as expressões de gêneros que a englobam. Para tanto, o vídeo “Bichas: o documentário” é tomado como o objeto de análise. Veiculado no site de compartilhamento de vídeos YouTube, “Bichas” teve mais de 479 mil acessos desde a sua divulgação (em fevereiro de 2016). A metodologia empregada se pauta na análise dos discursos das seis bichas que relatam suas vivências. De modo geral, pode-se afirmar que as mídias digitais possuem um forte potencial de articulação no sentido de promover engajamentos em sentidos diversos. No caso das bichas, elas demonstram ser uma importante ferramenta para a demanda por cidadania e transformações sociais.Universidade Federal do Ceará2017-09-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/20258Passagens: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará; Vol. 8 No. 1 (2017); 95-106Passagens: Periódico del Programa de Posgrado en Comunicación de la UFC; Vol. 8 Núm. 1 (2017); 95-106Passagens: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará; v. 8 n. 1 (2017); 95-1062179-9938reponame:Revista Passagensinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/20258/30811Copyright (c) 2017 Passagensinfo:eu-repo/semantics/openAccessTheodoro, Hadriel2017-09-15T13:17:37Zoai:periodicos.ufc:article/20258Revistahttp://periodicos.ufc.br/passagens/PUBhttp://periodicos.ufc.br/passagens/oaipassagensufc@gmail.com2179-99382179-9938opendoar:2017-09-15T13:17:37Revista Passagens - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Resistências em Rede: Uma análise das articulações entre cidadania, comunicação e consumo a partir do vídeo “Bichas: o documentário”
title Resistências em Rede: Uma análise das articulações entre cidadania, comunicação e consumo a partir do vídeo “Bichas: o documentário”
spellingShingle Resistências em Rede: Uma análise das articulações entre cidadania, comunicação e consumo a partir do vídeo “Bichas: o documentário”
Theodoro, Hadriel
bichas
estudos de gênero e sexualidade
cidadania
comunicação
consumo
title_short Resistências em Rede: Uma análise das articulações entre cidadania, comunicação e consumo a partir do vídeo “Bichas: o documentário”
title_full Resistências em Rede: Uma análise das articulações entre cidadania, comunicação e consumo a partir do vídeo “Bichas: o documentário”
title_fullStr Resistências em Rede: Uma análise das articulações entre cidadania, comunicação e consumo a partir do vídeo “Bichas: o documentário”
title_full_unstemmed Resistências em Rede: Uma análise das articulações entre cidadania, comunicação e consumo a partir do vídeo “Bichas: o documentário”
title_sort Resistências em Rede: Uma análise das articulações entre cidadania, comunicação e consumo a partir do vídeo “Bichas: o documentário”
author Theodoro, Hadriel
author_facet Theodoro, Hadriel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Theodoro, Hadriel
dc.subject.por.fl_str_mv bichas
estudos de gênero e sexualidade
cidadania
comunicação
consumo
topic bichas
estudos de gênero e sexualidade
cidadania
comunicação
consumo
description Em nossa sociedade e cultura, as bichas são reiteradamente discriminadas, tanto pela estigmatização de um desejo homoerótico quanto pelas expressões de gênero que transpõem as barreiras de um ideal de masculinidade hegemônico. Elas sofrem, por consequência, com uma série de violências, simbólicas e físicas, que as coloca em um lugar de precariedade. Dado este contexto, o presente artigo visa refletir sobre os modos de apropriações e usos das mídias alternativas (sobretudo a Internet) para a criação, circulação e consumo de discursos contra-hegemônicos sobre a homossexualidade e as expressões de gêneros que a englobam. Para tanto, o vídeo “Bichas: o documentário” é tomado como o objeto de análise. Veiculado no site de compartilhamento de vídeos YouTube, “Bichas” teve mais de 479 mil acessos desde a sua divulgação (em fevereiro de 2016). A metodologia empregada se pauta na análise dos discursos das seis bichas que relatam suas vivências. De modo geral, pode-se afirmar que as mídias digitais possuem um forte potencial de articulação no sentido de promover engajamentos em sentidos diversos. No caso das bichas, elas demonstram ser uma importante ferramenta para a demanda por cidadania e transformações sociais.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/20258
url http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/20258
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/20258/30811
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Passagens
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Passagens
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Passagens: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará; Vol. 8 No. 1 (2017); 95-106
Passagens: Periódico del Programa de Posgrado en Comunicación de la UFC; Vol. 8 Núm. 1 (2017); 95-106
Passagens: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará; v. 8 n. 1 (2017); 95-106
2179-9938
reponame:Revista Passagens
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Revista Passagens
collection Revista Passagens
repository.name.fl_str_mv Revista Passagens - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv passagensufc@gmail.com
_version_ 1803388384250429440