DA DANÇA FANTASMATA: CALEIDOSCÓPIO DO CORPO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Primo Gadelha, Rosa Cristina
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Passagens
Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/1146
Resumo: Nos primeiros meses do ano de 2003 uma vídeo-instalação de Bill Viola, intitulada Passions, no Getty Museum de Los Angeles, deslocou o espectador de uma intervenção meramente retiniana, para ser vivenciada com o corpo. Viola havia trabalhado sobre o tema da expressão das paixões, codificadas no século XVII por Charles Le Brum e retomadas no século XIX sobre as bases científicas-experimentais de Duchenne de Boulogne e Darwin. À primeira vista, as imagens no écran pareciam imóveis, mas alguns segundos depois elas começavam quase imperceptivelmente a se moverem. O espectador se dava conta, então, que na realidade as imagens estavam sempre em movimento e que a extrema lentidão da projeção, dilatando o momento temporal, fizeram com que parecessem imóveis.
id UFC-20_98f9bb72c697db4abd3f0cfb7795c417
oai_identifier_str oai:periodicos.ufc:article/1146
network_acronym_str UFC-20
network_name_str Revista Passagens
repository_id_str
spelling DA DANÇA FANTASMATA: CALEIDOSCÓPIO DO CORPODança ContemporâneaVideo-ArteInstalaçãoNos primeiros meses do ano de 2003 uma vídeo-instalação de Bill Viola, intitulada Passions, no Getty Museum de Los Angeles, deslocou o espectador de uma intervenção meramente retiniana, para ser vivenciada com o corpo. Viola havia trabalhado sobre o tema da expressão das paixões, codificadas no século XVII por Charles Le Brum e retomadas no século XIX sobre as bases científicas-experimentais de Duchenne de Boulogne e Darwin. À primeira vista, as imagens no écran pareciam imóveis, mas alguns segundos depois elas começavam quase imperceptivelmente a se moverem. O espectador se dava conta, então, que na realidade as imagens estavam sempre em movimento e que a extrema lentidão da projeção, dilatando o momento temporal, fizeram com que parecessem imóveis.Universidade Federal do Ceará2012-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/1146Passagens: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará; Vol. 3 No. 1 (2012): Passagens - IdaPassagens: Periódico del Programa de Posgrado en Comunicación de la UFC; Vol. 3 Núm. 1 (2012): Passagens - IdaPassagens: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará; v. 3 n. 1 (2012): Passagens - Ida2179-9938reponame:Revista Passagensinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/1146/1101Primo Gadelha, Rosa Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-11-14T02:45:21Zoai:periodicos.ufc:article/1146Revistahttp://periodicos.ufc.br/passagens/PUBhttp://periodicos.ufc.br/passagens/oaipassagensufc@gmail.com2179-99382179-9938opendoar:2014-11-14T02:45:21Revista Passagens - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv DA DANÇA FANTASMATA: CALEIDOSCÓPIO DO CORPO
title DA DANÇA FANTASMATA: CALEIDOSCÓPIO DO CORPO
spellingShingle DA DANÇA FANTASMATA: CALEIDOSCÓPIO DO CORPO
Primo Gadelha, Rosa Cristina
Dança Contemporânea
Video-Arte
Instalação
title_short DA DANÇA FANTASMATA: CALEIDOSCÓPIO DO CORPO
title_full DA DANÇA FANTASMATA: CALEIDOSCÓPIO DO CORPO
title_fullStr DA DANÇA FANTASMATA: CALEIDOSCÓPIO DO CORPO
title_full_unstemmed DA DANÇA FANTASMATA: CALEIDOSCÓPIO DO CORPO
title_sort DA DANÇA FANTASMATA: CALEIDOSCÓPIO DO CORPO
author Primo Gadelha, Rosa Cristina
author_facet Primo Gadelha, Rosa Cristina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Primo Gadelha, Rosa Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Dança Contemporânea
Video-Arte
Instalação
topic Dança Contemporânea
Video-Arte
Instalação
description Nos primeiros meses do ano de 2003 uma vídeo-instalação de Bill Viola, intitulada Passions, no Getty Museum de Los Angeles, deslocou o espectador de uma intervenção meramente retiniana, para ser vivenciada com o corpo. Viola havia trabalhado sobre o tema da expressão das paixões, codificadas no século XVII por Charles Le Brum e retomadas no século XIX sobre as bases científicas-experimentais de Duchenne de Boulogne e Darwin. À primeira vista, as imagens no écran pareciam imóveis, mas alguns segundos depois elas começavam quase imperceptivelmente a se moverem. O espectador se dava conta, então, que na realidade as imagens estavam sempre em movimento e que a extrema lentidão da projeção, dilatando o momento temporal, fizeram com que parecessem imóveis.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/1146
url http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/1146
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/1146/1101
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Passagens: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará; Vol. 3 No. 1 (2012): Passagens - Ida
Passagens: Periódico del Programa de Posgrado en Comunicación de la UFC; Vol. 3 Núm. 1 (2012): Passagens - Ida
Passagens: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará; v. 3 n. 1 (2012): Passagens - Ida
2179-9938
reponame:Revista Passagens
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Revista Passagens
collection Revista Passagens
repository.name.fl_str_mv Revista Passagens - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv passagensufc@gmail.com
_version_ 1803388383824707584