Processos de composição/ensino/aprendizagem em dança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Daltro, Emyle Pompeu de Barros
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Matsumoto, Roberta Kumasaka
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/30461
http://dx.doi.org/10.1590/2237-266052327
Resumo: Reflexão sobre o solo no contexto de produções contemporâneas nomeadas instalações coreográficas, baseada no estudo das relações entre humanos e não/humanos em cena, e, por meio dela, a apresentação de uma abordagem para o ensino/aprendizagem em dança. Parte-se da ideia de que tais criações respondem a uma necessidade que se configura como busca pela experiência, operada por meio das relações com não/humanos quando estes são levados em conta como coautores de corpos, danças e cenas. A noção de solo é problematizada, uma vez que, em solo, nunca estamos sós, mas estamos e somos com, o que nos conduz a enfatizar composição e aprendizagem em dança como experimentação coletiva.
id UNB_3e19de8ef614eee2c0c188a5f30ade0d
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/30461
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Processos de composição/ensino/aprendizagem em dançaComposition/teaching/learning processes in danceComposition/enseignement/apprentissage en danseSolo em dançaInstalação coreográficaDança - aprendizagemComposição (Arte)Reflexão sobre o solo no contexto de produções contemporâneas nomeadas instalações coreográficas, baseada no estudo das relações entre humanos e não/humanos em cena, e, por meio dela, a apresentação de uma abordagem para o ensino/aprendizagem em dança. Parte-se da ideia de que tais criações respondem a uma necessidade que se configura como busca pela experiência, operada por meio das relações com não/humanos quando estes são levados em conta como coautores de corpos, danças e cenas. A noção de solo é problematizada, uma vez que, em solo, nunca estamos sós, mas estamos e somos com, o que nos conduz a enfatizar composição e aprendizagem em dança como experimentação coletiva.This article is about contemporary dance solo productions which have been called choreographic installations. It is focused on the relations between humans and non-humans in performance and presents an approach of teaching/learning in dance. It departs from the idea that the choreographic installation responds to a search for experience, which is operated by means of relations to non-humans when these become coauthors of bodies, dance and performance. The solo notion is thus called into question, as we are never alone in it, but rather with, which leads us to emphasize dance composition and learning as a collective experimentation.Cet article est une réflexion au sujet du solo dans le cadre des productions contemporaines dites installations chorégraphiques. Cette réflexion est basée sur l'étude des rapports entre humains et non/humains sur scène et elle propose une approche pour l'enseignement/l'apprentissage de la danse. Nous partons de l'idée que de telles créations répondent à un besoin qui se configure comme la quête de l'expérience, à travers les relations avec les non/humains en tant que co-auteurs de corps, de danses et de scènes. Ainsi, la notion de solo est mise en question, puisqu'en solo on n'est jamais seul, mais on est toujours avec, ce qui nous permet de mettre en valeur la composition et l'apprentissage en danse en tant qu'expérimentation collective.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2017-12-07T05:19:28Z2017-12-07T05:19:28Z2016-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfDALTRO, Emyle; MATSUMOTO, Roberta Kumasaka. Processos de composição/ensino/aprendizagem em dança. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, v. 6, n. 1, p. 147-172, jan./abr. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-26602016000100147&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 12 dez. 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/2237-266052327. ______________________________________________________________________________________________________________________________DALTRO, Emyle; MATSUMOTO, Roberta Kumasaka. Composition/Teaching/Learning Processes in Dance. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, v. 6, n. 1, p. 147-172, jan./abr. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-26602016000100147&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 12 dez. 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/2237-266052327.http://repositorio.unb.br/handle/10482/30461http://dx.doi.org/10.1590/2237-266052327porengRevista Brasileira de Estudos da Presença - This is an open-access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-26602016000100147&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 12 dez. 2017.info:eu-repo/semantics/openAccessDaltro, Emyle Pompeu de BarrosMatsumoto, Roberta Kumasakareponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-27T00:02:30Zoai:repositorio.unb.br:10482/30461Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-27T00:02:30Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Processos de composição/ensino/aprendizagem em dança
Composition/teaching/learning processes in dance
Composition/enseignement/apprentissage en danse
title Processos de composição/ensino/aprendizagem em dança
spellingShingle Processos de composição/ensino/aprendizagem em dança
Daltro, Emyle Pompeu de Barros
Solo em dança
Instalação coreográfica
Dança - aprendizagem
Composição (Arte)
title_short Processos de composição/ensino/aprendizagem em dança
title_full Processos de composição/ensino/aprendizagem em dança
title_fullStr Processos de composição/ensino/aprendizagem em dança
title_full_unstemmed Processos de composição/ensino/aprendizagem em dança
title_sort Processos de composição/ensino/aprendizagem em dança
author Daltro, Emyle Pompeu de Barros
author_facet Daltro, Emyle Pompeu de Barros
Matsumoto, Roberta Kumasaka
author_role author
author2 Matsumoto, Roberta Kumasaka
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Daltro, Emyle Pompeu de Barros
Matsumoto, Roberta Kumasaka
dc.subject.por.fl_str_mv Solo em dança
Instalação coreográfica
Dança - aprendizagem
Composição (Arte)
topic Solo em dança
Instalação coreográfica
Dança - aprendizagem
Composição (Arte)
description Reflexão sobre o solo no contexto de produções contemporâneas nomeadas instalações coreográficas, baseada no estudo das relações entre humanos e não/humanos em cena, e, por meio dela, a apresentação de uma abordagem para o ensino/aprendizagem em dança. Parte-se da ideia de que tais criações respondem a uma necessidade que se configura como busca pela experiência, operada por meio das relações com não/humanos quando estes são levados em conta como coautores de corpos, danças e cenas. A noção de solo é problematizada, uma vez que, em solo, nunca estamos sós, mas estamos e somos com, o que nos conduz a enfatizar composição e aprendizagem em dança como experimentação coletiva.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01
2017-12-07T05:19:28Z
2017-12-07T05:19:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DALTRO, Emyle; MATSUMOTO, Roberta Kumasaka. Processos de composição/ensino/aprendizagem em dança. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, v. 6, n. 1, p. 147-172, jan./abr. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-26602016000100147&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 12 dez. 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/2237-266052327. ______________________________________________________________________________________________________________________________
DALTRO, Emyle; MATSUMOTO, Roberta Kumasaka. Composition/Teaching/Learning Processes in Dance. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, v. 6, n. 1, p. 147-172, jan./abr. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-26602016000100147&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 12 dez. 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/2237-266052327.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/30461
http://dx.doi.org/10.1590/2237-266052327
identifier_str_mv DALTRO, Emyle; MATSUMOTO, Roberta Kumasaka. Processos de composição/ensino/aprendizagem em dança. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, v. 6, n. 1, p. 147-172, jan./abr. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-26602016000100147&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 12 dez. 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/2237-266052327. ______________________________________________________________________________________________________________________________
DALTRO, Emyle; MATSUMOTO, Roberta Kumasaka. Composition/Teaching/Learning Processes in Dance. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, v. 6, n. 1, p. 147-172, jan./abr. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-26602016000100147&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 12 dez. 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/2237-266052327.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/30461
http://dx.doi.org/10.1590/2237-266052327
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508313272909824