Processos de composição/ensino/aprendizagem em dança
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/30461 http://dx.doi.org/10.1590/2237-266052327 |
Resumo: | Reflexão sobre o solo no contexto de produções contemporâneas nomeadas instalações coreográficas, baseada no estudo das relações entre humanos e não/humanos em cena, e, por meio dela, a apresentação de uma abordagem para o ensino/aprendizagem em dança. Parte-se da ideia de que tais criações respondem a uma necessidade que se configura como busca pela experiência, operada por meio das relações com não/humanos quando estes são levados em conta como coautores de corpos, danças e cenas. A noção de solo é problematizada, uma vez que, em solo, nunca estamos sós, mas estamos e somos com, o que nos conduz a enfatizar composição e aprendizagem em dança como experimentação coletiva. |
id |
UNB_3e19de8ef614eee2c0c188a5f30ade0d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/30461 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Processos de composição/ensino/aprendizagem em dançaComposition/teaching/learning processes in danceComposition/enseignement/apprentissage en danseSolo em dançaInstalação coreográficaDança - aprendizagemComposição (Arte)Reflexão sobre o solo no contexto de produções contemporâneas nomeadas instalações coreográficas, baseada no estudo das relações entre humanos e não/humanos em cena, e, por meio dela, a apresentação de uma abordagem para o ensino/aprendizagem em dança. Parte-se da ideia de que tais criações respondem a uma necessidade que se configura como busca pela experiência, operada por meio das relações com não/humanos quando estes são levados em conta como coautores de corpos, danças e cenas. A noção de solo é problematizada, uma vez que, em solo, nunca estamos sós, mas estamos e somos com, o que nos conduz a enfatizar composição e aprendizagem em dança como experimentação coletiva.This article is about contemporary dance solo productions which have been called choreographic installations. It is focused on the relations between humans and non-humans in performance and presents an approach of teaching/learning in dance. It departs from the idea that the choreographic installation responds to a search for experience, which is operated by means of relations to non-humans when these become coauthors of bodies, dance and performance. The solo notion is thus called into question, as we are never alone in it, but rather with, which leads us to emphasize dance composition and learning as a collective experimentation.Cet article est une réflexion au sujet du solo dans le cadre des productions contemporaines dites installations chorégraphiques. Cette réflexion est basée sur l'étude des rapports entre humains et non/humains sur scène et elle propose une approche pour l'enseignement/l'apprentissage de la danse. Nous partons de l'idée que de telles créations répondent à un besoin qui se configure comme la quête de l'expérience, à travers les relations avec les non/humains en tant que co-auteurs de corps, de danses et de scènes. Ainsi, la notion de solo est mise en question, puisqu'en solo on n'est jamais seul, mais on est toujours avec, ce qui nous permet de mettre en valeur la composition et l'apprentissage en danse en tant qu'expérimentation collective.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2017-12-07T05:19:28Z2017-12-07T05:19:28Z2016-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfDALTRO, Emyle; MATSUMOTO, Roberta Kumasaka. Processos de composição/ensino/aprendizagem em dança. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, v. 6, n. 1, p. 147-172, jan./abr. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-26602016000100147&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 12 dez. 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/2237-266052327. ______________________________________________________________________________________________________________________________DALTRO, Emyle; MATSUMOTO, Roberta Kumasaka. Composition/Teaching/Learning Processes in Dance. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, v. 6, n. 1, p. 147-172, jan./abr. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-26602016000100147&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 12 dez. 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/2237-266052327.http://repositorio.unb.br/handle/10482/30461http://dx.doi.org/10.1590/2237-266052327porengRevista Brasileira de Estudos da Presença - This is an open-access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-26602016000100147&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 12 dez. 2017.info:eu-repo/semantics/openAccessDaltro, Emyle Pompeu de BarrosMatsumoto, Roberta Kumasakareponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-27T00:02:30Zoai:repositorio.unb.br:10482/30461Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-27T00:02:30Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Processos de composição/ensino/aprendizagem em dança Composition/teaching/learning processes in dance Composition/enseignement/apprentissage en danse |
title |
Processos de composição/ensino/aprendizagem em dança |
spellingShingle |
Processos de composição/ensino/aprendizagem em dança Daltro, Emyle Pompeu de Barros Solo em dança Instalação coreográfica Dança - aprendizagem Composição (Arte) |
title_short |
Processos de composição/ensino/aprendizagem em dança |
title_full |
Processos de composição/ensino/aprendizagem em dança |
title_fullStr |
Processos de composição/ensino/aprendizagem em dança |
title_full_unstemmed |
Processos de composição/ensino/aprendizagem em dança |
title_sort |
Processos de composição/ensino/aprendizagem em dança |
author |
Daltro, Emyle Pompeu de Barros |
author_facet |
Daltro, Emyle Pompeu de Barros Matsumoto, Roberta Kumasaka |
author_role |
author |
author2 |
Matsumoto, Roberta Kumasaka |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Daltro, Emyle Pompeu de Barros Matsumoto, Roberta Kumasaka |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Solo em dança Instalação coreográfica Dança - aprendizagem Composição (Arte) |
topic |
Solo em dança Instalação coreográfica Dança - aprendizagem Composição (Arte) |
description |
Reflexão sobre o solo no contexto de produções contemporâneas nomeadas instalações coreográficas, baseada no estudo das relações entre humanos e não/humanos em cena, e, por meio dela, a apresentação de uma abordagem para o ensino/aprendizagem em dança. Parte-se da ideia de que tais criações respondem a uma necessidade que se configura como busca pela experiência, operada por meio das relações com não/humanos quando estes são levados em conta como coautores de corpos, danças e cenas. A noção de solo é problematizada, uma vez que, em solo, nunca estamos sós, mas estamos e somos com, o que nos conduz a enfatizar composição e aprendizagem em dança como experimentação coletiva. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01 2017-12-07T05:19:28Z 2017-12-07T05:19:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
DALTRO, Emyle; MATSUMOTO, Roberta Kumasaka. Processos de composição/ensino/aprendizagem em dança. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, v. 6, n. 1, p. 147-172, jan./abr. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-26602016000100147&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 12 dez. 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/2237-266052327. ______________________________________________________________________________________________________________________________ DALTRO, Emyle; MATSUMOTO, Roberta Kumasaka. Composition/Teaching/Learning Processes in Dance. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, v. 6, n. 1, p. 147-172, jan./abr. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-26602016000100147&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 12 dez. 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/2237-266052327. http://repositorio.unb.br/handle/10482/30461 http://dx.doi.org/10.1590/2237-266052327 |
identifier_str_mv |
DALTRO, Emyle; MATSUMOTO, Roberta Kumasaka. Processos de composição/ensino/aprendizagem em dança. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, v. 6, n. 1, p. 147-172, jan./abr. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-26602016000100147&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 12 dez. 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/2237-266052327. ______________________________________________________________________________________________________________________________ DALTRO, Emyle; MATSUMOTO, Roberta Kumasaka. Composition/Teaching/Learning Processes in Dance. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, v. 6, n. 1, p. 147-172, jan./abr. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-26602016000100147&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 12 dez. 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/2237-266052327. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/30461 http://dx.doi.org/10.1590/2237-266052327 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508313272909824 |