Hashtag #ataqueàsescolas: uma reflexão para além das questões de segurança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalcante, Andrea Pinheiro Paiva
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Pereira, Georgia da Cruz, Sampaio, Inês Sílvia Vitorino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Passagens
Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/92669
Resumo: O que fazer quando as escolas são alvos de ataques? O presente artigo discute fatores envolvidos nesse problema para além da segurança e analisa cartilhas produzidas pelo poder público em resposta imediata a esse que não é um fenômeno novo no Brasil, embora tenha se intensificado nos últimos anos. Um ponto importante da reflexão está no papel que as redes sociais e plataformas têm tido ao propiciar a organização de grupos que planejam tais ataques. Com base na Análise Crítica do Discurso de Fairglough (2001), nos debruçamos sobre três dessas cartilhas: uma feita pelo governo estadual do Ceará e duas produzidas pelo governo federal. Nosso objetivo foi aprofundar a discussão sobre o contexto que propicia esse tipo de violência e compreender por meio das análises as ordens discursivas presentes nesses materiais oficiais e como seus discursos abordam a questão e endereçam soluções. O estudo identificou que a ordem discursiva da segurança prevaleceu na cartilha do governo estadual, enquanto a ordem discursiva da educação sobressaiu nas cartilhas do governo federal. O vínculo discursivo a essas ordens expressa, por outro lado, uma abordagem mais restrita (governo estadual) ou mais ampla (governo federal) do fenômeno e suas possíveis soluções.
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