A fotografia amadora no México: por uma história plural da fotografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grecco , Priscila Miraz de Freitas
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Passagens
Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/43071
Resumo: O presente artigo busca apresentar a produção de fotógrafos amadores na Cidade do México na primeira metade do século XX, tendo como direcionamento pensar a história da fotografia para além de “la mirada opulenta”, como nos aponta o pesquisador mexicano José Antonio Rodríguez, referindo-se a uma história da fotografia que se detém nos grandes nomes e nos grandes movimentos com base em um modelo europeu de estruturação dessa história, que vê em algumas produções latino-americanas como obras menores e/ou de procedência exótica. Passando pelos fotógrafos anônimos que circulavam pelas ruas da cidade na década de 1920, pelos pictorialistas amadores das primeiras agremiações, pelos que trabalhavam em estúdios, a formação do Club Fotográfico de México e a criação de arquivos para esse material, temos a intensão de ressaltar as possibilidades de pesquisa da fotografia latino-americana partindo de fotógrafos locais, da possibilidade de uma micro-história da fotografia que abra espaço para a criação visual fotográfica sempre plural, para as variadas formas das histórias da fotografia.
id UFC-20_b670f566a689a415ea7c6d8914a29557
oai_identifier_str oai:periodicos.ufc:article/43071
network_acronym_str UFC-20
network_name_str Revista Passagens
repository_id_str
spelling A fotografia amadora no México: por uma história plural da fotografiaO presente artigo busca apresentar a produção de fotógrafos amadores na Cidade do México na primeira metade do século XX, tendo como direcionamento pensar a história da fotografia para além de “la mirada opulenta”, como nos aponta o pesquisador mexicano José Antonio Rodríguez, referindo-se a uma história da fotografia que se detém nos grandes nomes e nos grandes movimentos com base em um modelo europeu de estruturação dessa história, que vê em algumas produções latino-americanas como obras menores e/ou de procedência exótica. Passando pelos fotógrafos anônimos que circulavam pelas ruas da cidade na década de 1920, pelos pictorialistas amadores das primeiras agremiações, pelos que trabalhavam em estúdios, a formação do Club Fotográfico de México e a criação de arquivos para esse material, temos a intensão de ressaltar as possibilidades de pesquisa da fotografia latino-americana partindo de fotógrafos locais, da possibilidade de uma micro-história da fotografia que abra espaço para a criação visual fotográfica sempre plural, para as variadas formas das histórias da fotografia. Universidade Federal do Ceará2019-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/43071Passagens: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará; Vol. 10 No. 2 (2019); 118-139Passagens: Periódico del Programa de Posgrado en Comunicación de la UFC; Vol. 10 Núm. 2 (2019); 118-139Passagens: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará; v. 10 n. 2 (2019); 118-1392179-9938reponame:Revista Passagensinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/43071/99761Copyright (c) 2019 Passagensinfo:eu-repo/semantics/openAccessGrecco , Priscila Miraz de Freitas2019-12-16T18:10:15Zoai:periodicos.ufc:article/43071Revistahttp://periodicos.ufc.br/passagens/PUBhttp://periodicos.ufc.br/passagens/oaipassagensufc@gmail.com2179-99382179-9938opendoar:2019-12-16T18:10:15Revista Passagens - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A fotografia amadora no México: por uma história plural da fotografia
title A fotografia amadora no México: por uma história plural da fotografia
spellingShingle A fotografia amadora no México: por uma história plural da fotografia
Grecco , Priscila Miraz de Freitas
title_short A fotografia amadora no México: por uma história plural da fotografia
title_full A fotografia amadora no México: por uma história plural da fotografia
title_fullStr A fotografia amadora no México: por uma história plural da fotografia
title_full_unstemmed A fotografia amadora no México: por uma história plural da fotografia
title_sort A fotografia amadora no México: por uma história plural da fotografia
author Grecco , Priscila Miraz de Freitas
author_facet Grecco , Priscila Miraz de Freitas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Grecco , Priscila Miraz de Freitas
description O presente artigo busca apresentar a produção de fotógrafos amadores na Cidade do México na primeira metade do século XX, tendo como direcionamento pensar a história da fotografia para além de “la mirada opulenta”, como nos aponta o pesquisador mexicano José Antonio Rodríguez, referindo-se a uma história da fotografia que se detém nos grandes nomes e nos grandes movimentos com base em um modelo europeu de estruturação dessa história, que vê em algumas produções latino-americanas como obras menores e/ou de procedência exótica. Passando pelos fotógrafos anônimos que circulavam pelas ruas da cidade na década de 1920, pelos pictorialistas amadores das primeiras agremiações, pelos que trabalhavam em estúdios, a formação do Club Fotográfico de México e a criação de arquivos para esse material, temos a intensão de ressaltar as possibilidades de pesquisa da fotografia latino-americana partindo de fotógrafos locais, da possibilidade de uma micro-história da fotografia que abra espaço para a criação visual fotográfica sempre plural, para as variadas formas das histórias da fotografia.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/43071
url http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/43071
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/43071/99761
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Passagens
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Passagens
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Passagens: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará; Vol. 10 No. 2 (2019); 118-139
Passagens: Periódico del Programa de Posgrado en Comunicación de la UFC; Vol. 10 Núm. 2 (2019); 118-139
Passagens: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará; v. 10 n. 2 (2019); 118-139
2179-9938
reponame:Revista Passagens
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Revista Passagens
collection Revista Passagens
repository.name.fl_str_mv Revista Passagens - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv passagensufc@gmail.com
_version_ 1803388384338509824