AI, EDUCATION AND CONTEMPORANEITY: FROM ENVIRONMENTS TO ASSEMBLAGES: dos ambientes às assemblagens
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Passagens |
Texto Completo: | http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/88632 |
Resumo: | Dado o avanço das plataformas de inteligência artificial (IA) na educação desde a pandemia, o objetivo deste artigo é investigar a contribuição do conceito de assemblagem cognitiva para ressignificar o que se entende por “ambiente de aprendizagem”. Para além da mera reprodução, no virtual, da dinâmica de sala de aula e/ou da configuração escolar, ambientes de aprendizagem se tornam cada vez mais “assemblagens”, isto é, conjuntos de relações entre agentes humanos conscientes e não-humanos (tecnologias) em vários níveis e locais, com limites variando conforme mudam as condições e os contextos. Nesse sentido, como metodologia, buscou-se analisar documentos e conclusões de pesquisas acadêmicas que abordam a visão neutra e utilitarista da educação em relação à IA, tida como fonte de “inovação”. Dentre as origens dessa crença está a ainda presente perspectiva emancipatória e democrática dos primórdios da WEB (anos 90), mas que hoje se transformou completamente dando lugar a preocupações sociais como proteção de dados, vigilância, desinformação e vieses algorítmicos. Foi utilizado, ainda, o relato de experiência da plataforma Pilares do Futuro (pilaresdofuturo.org.br), voltada para a formação de educadores em temas contemporâneos de cidadania digital; a plataforma é um recurso educacional aberto (REA), que incentiva o compartilhamento e o “remix” de boas práticas pelos próprios educadores. Concluiu-se que os impactos da IA são praticamente desconhecidos (e, de certa forma, menosprezados) por educadores e gestores e que educar para a cidadania digital requer um senso de coletividade e bem comum presente na ideia de assemblagens (e não de ambientes). |
id |
UFC-20_c7ac0c2bd9453ec6bc51401cef707e76 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufc:article/88632 |
network_acronym_str |
UFC-20 |
network_name_str |
Revista Passagens |
repository_id_str |
|
spelling |
AI, EDUCATION AND CONTEMPORANEITY: FROM ENVIRONMENTS TO ASSEMBLAGES: dos ambientes às assemblagensIA, Educação e Contemporaneidade: dos ambientes às assemblagensDado o avanço das plataformas de inteligência artificial (IA) na educação desde a pandemia, o objetivo deste artigo é investigar a contribuição do conceito de assemblagem cognitiva para ressignificar o que se entende por “ambiente de aprendizagem”. Para além da mera reprodução, no virtual, da dinâmica de sala de aula e/ou da configuração escolar, ambientes de aprendizagem se tornam cada vez mais “assemblagens”, isto é, conjuntos de relações entre agentes humanos conscientes e não-humanos (tecnologias) em vários níveis e locais, com limites variando conforme mudam as condições e os contextos. Nesse sentido, como metodologia, buscou-se analisar documentos e conclusões de pesquisas acadêmicas que abordam a visão neutra e utilitarista da educação em relação à IA, tida como fonte de “inovação”. Dentre as origens dessa crença está a ainda presente perspectiva emancipatória e democrática dos primórdios da WEB (anos 90), mas que hoje se transformou completamente dando lugar a preocupações sociais como proteção de dados, vigilância, desinformação e vieses algorítmicos. Foi utilizado, ainda, o relato de experiência da plataforma Pilares do Futuro (pilaresdofuturo.org.br), voltada para a formação de educadores em temas contemporâneos de cidadania digital; a plataforma é um recurso educacional aberto (REA), que incentiva o compartilhamento e o “remix” de boas práticas pelos próprios educadores. Concluiu-se que os impactos da IA são praticamente desconhecidos (e, de certa forma, menosprezados) por educadores e gestores e que educar para a cidadania digital requer um senso de coletividade e bem comum presente na ideia de assemblagens (e não de ambientes).Universidade Federal do Ceará2023-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/8863210.36517/psg.v14iespecial.88632Passagens: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará; Vol. 14 No. especial (2023): Dossiê Diálogos com as Infâncias e as Juventudes: os desafios com as tecnologias digitais em debate; 54-82Passagens: Periódico del Programa de Posgrado en Comunicación de la UFC; Vol. 14 Núm. especial (2023): Dossiê Diálogos com as Infâncias e as Juventudes: os desafios com as tecnologias digitais em debate; 54-82Passagens: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará; v. 14 n. especial (2023): Dossiê Diálogos com as Infâncias e as Juventudes: os desafios com as tecnologias digitais em debate; 54-822179-993810.36517/psg.v14iespecialreponame:Revista Passagensinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/88632/249989Copyright (c) 2023 Passagens: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Cearáinfo:eu-repo/semantics/openAccessGonsales, Priscila2023-12-29T22:03:39Zoai:periodicos.ufc:article/88632Revistahttp://periodicos.ufc.br/passagens/PUBhttp://periodicos.ufc.br/passagens/oaipassagensufc@gmail.com2179-99382179-9938opendoar:2023-12-29T22:03:39Revista Passagens - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AI, EDUCATION AND CONTEMPORANEITY: FROM ENVIRONMENTS TO ASSEMBLAGES: dos ambientes às assemblagens IA, Educação e Contemporaneidade: dos ambientes às assemblagens |
title |
AI, EDUCATION AND CONTEMPORANEITY: FROM ENVIRONMENTS TO ASSEMBLAGES: dos ambientes às assemblagens |
spellingShingle |
AI, EDUCATION AND CONTEMPORANEITY: FROM ENVIRONMENTS TO ASSEMBLAGES: dos ambientes às assemblagens Gonsales, Priscila |
title_short |
AI, EDUCATION AND CONTEMPORANEITY: FROM ENVIRONMENTS TO ASSEMBLAGES: dos ambientes às assemblagens |
title_full |
AI, EDUCATION AND CONTEMPORANEITY: FROM ENVIRONMENTS TO ASSEMBLAGES: dos ambientes às assemblagens |
title_fullStr |
AI, EDUCATION AND CONTEMPORANEITY: FROM ENVIRONMENTS TO ASSEMBLAGES: dos ambientes às assemblagens |
title_full_unstemmed |
AI, EDUCATION AND CONTEMPORANEITY: FROM ENVIRONMENTS TO ASSEMBLAGES: dos ambientes às assemblagens |
title_sort |
AI, EDUCATION AND CONTEMPORANEITY: FROM ENVIRONMENTS TO ASSEMBLAGES: dos ambientes às assemblagens |
author |
Gonsales, Priscila |
author_facet |
Gonsales, Priscila |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonsales, Priscila |
description |
Dado o avanço das plataformas de inteligência artificial (IA) na educação desde a pandemia, o objetivo deste artigo é investigar a contribuição do conceito de assemblagem cognitiva para ressignificar o que se entende por “ambiente de aprendizagem”. Para além da mera reprodução, no virtual, da dinâmica de sala de aula e/ou da configuração escolar, ambientes de aprendizagem se tornam cada vez mais “assemblagens”, isto é, conjuntos de relações entre agentes humanos conscientes e não-humanos (tecnologias) em vários níveis e locais, com limites variando conforme mudam as condições e os contextos. Nesse sentido, como metodologia, buscou-se analisar documentos e conclusões de pesquisas acadêmicas que abordam a visão neutra e utilitarista da educação em relação à IA, tida como fonte de “inovação”. Dentre as origens dessa crença está a ainda presente perspectiva emancipatória e democrática dos primórdios da WEB (anos 90), mas que hoje se transformou completamente dando lugar a preocupações sociais como proteção de dados, vigilância, desinformação e vieses algorítmicos. Foi utilizado, ainda, o relato de experiência da plataforma Pilares do Futuro (pilaresdofuturo.org.br), voltada para a formação de educadores em temas contemporâneos de cidadania digital; a plataforma é um recurso educacional aberto (REA), que incentiva o compartilhamento e o “remix” de boas práticas pelos próprios educadores. Concluiu-se que os impactos da IA são praticamente desconhecidos (e, de certa forma, menosprezados) por educadores e gestores e que educar para a cidadania digital requer um senso de coletividade e bem comum presente na ideia de assemblagens (e não de ambientes). |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/88632 10.36517/psg.v14iespecial.88632 |
url |
http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/88632 |
identifier_str_mv |
10.36517/psg.v14iespecial.88632 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/88632/249989 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Passagens: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará; Vol. 14 No. especial (2023): Dossiê Diálogos com as Infâncias e as Juventudes: os desafios com as tecnologias digitais em debate; 54-82 Passagens: Periódico del Programa de Posgrado en Comunicación de la UFC; Vol. 14 Núm. especial (2023): Dossiê Diálogos com as Infâncias e as Juventudes: os desafios com as tecnologias digitais em debate; 54-82 Passagens: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará; v. 14 n. especial (2023): Dossiê Diálogos com as Infâncias e as Juventudes: os desafios com as tecnologias digitais em debate; 54-82 2179-9938 10.36517/psg.v14iespecial reponame:Revista Passagens instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Revista Passagens |
collection |
Revista Passagens |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Passagens - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
passagensufc@gmail.com |
_version_ |
1803388384726482944 |