O Guerra do Rio, guerra do Extra ... guerra de quem?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Passagens |
Texto Completo: | http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/42614 |
Resumo: | Este artigo se propõe a analisar a estratégia do jornal Extra, do Rio de Janeiro, ao criar a editoria “Guerra do Rio” para classificar as notícias relacionadas à violência urbana na capital fluminense. Utilizamos como aporte teórico o conceito de (dis)função narcotizante da mídia apontada por Merton e Lazarsfeld (2000), um quadro característico dos jornais populares em que política, economia e variedades se misturam num pacote de entretenimento e informação e, ainda, num cenário de banalização da violência, apontado por autores como Chauí (1999) e de transformações da política na era de comunicação de massa, indicado por Gomes (2004). Utilizamos, como metodologia, análise de discurso da reportagem principal publicada na data da criação da editoria, bem como de cinco capas do jornal com o termo “guerra”, quatro antes e uma depois do surgimento da editoria. |
id |
UFC-20_e5831f879bdf96dce3e1f0f7e3361080 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufc:article/42614 |
network_acronym_str |
UFC-20 |
network_name_str |
Revista Passagens |
repository_id_str |
|
spelling |
O Guerra do Rio, guerra do Extra ... guerra de quem?Este artigo se propõe a analisar a estratégia do jornal Extra, do Rio de Janeiro, ao criar a editoria “Guerra do Rio” para classificar as notícias relacionadas à violência urbana na capital fluminense. Utilizamos como aporte teórico o conceito de (dis)função narcotizante da mídia apontada por Merton e Lazarsfeld (2000), um quadro característico dos jornais populares em que política, economia e variedades se misturam num pacote de entretenimento e informação e, ainda, num cenário de banalização da violência, apontado por autores como Chauí (1999) e de transformações da política na era de comunicação de massa, indicado por Gomes (2004). Utilizamos, como metodologia, análise de discurso da reportagem principal publicada na data da criação da editoria, bem como de cinco capas do jornal com o termo “guerra”, quatro antes e uma depois do surgimento da editoria.Universidade Federal do Ceará2020-07-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/42614Passagens: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará; Vol. 11 No. 1 (2020): Passagens; 144-167Passagens: Periódico del Programa de Posgrado en Comunicación de la UFC; Vol. 11 Núm. 1 (2020): Passagens; 144-167Passagens: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará; v. 11 n. 1 (2020): Passagens; 144-1672179-9938reponame:Revista Passagensinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/42614/161773Copyright (c) 2020 Passagensinfo:eu-repo/semantics/openAccessAPARECIDA PASSOS KNEIPP, VALQUIRIAFerreira de Moraes, Renato 2020-12-31T05:30:33Zoai:periodicos.ufc:article/42614Revistahttp://periodicos.ufc.br/passagens/PUBhttp://periodicos.ufc.br/passagens/oaipassagensufc@gmail.com2179-99382179-9938opendoar:2020-12-31T05:30:33Revista Passagens - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Guerra do Rio, guerra do Extra ... guerra de quem? |
title |
O Guerra do Rio, guerra do Extra ... guerra de quem? |
spellingShingle |
O Guerra do Rio, guerra do Extra ... guerra de quem? APARECIDA PASSOS KNEIPP, VALQUIRIA |
title_short |
O Guerra do Rio, guerra do Extra ... guerra de quem? |
title_full |
O Guerra do Rio, guerra do Extra ... guerra de quem? |
title_fullStr |
O Guerra do Rio, guerra do Extra ... guerra de quem? |
title_full_unstemmed |
O Guerra do Rio, guerra do Extra ... guerra de quem? |
title_sort |
O Guerra do Rio, guerra do Extra ... guerra de quem? |
author |
APARECIDA PASSOS KNEIPP, VALQUIRIA |
author_facet |
APARECIDA PASSOS KNEIPP, VALQUIRIA Ferreira de Moraes, Renato |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira de Moraes, Renato |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
APARECIDA PASSOS KNEIPP, VALQUIRIA Ferreira de Moraes, Renato |
description |
Este artigo se propõe a analisar a estratégia do jornal Extra, do Rio de Janeiro, ao criar a editoria “Guerra do Rio” para classificar as notícias relacionadas à violência urbana na capital fluminense. Utilizamos como aporte teórico o conceito de (dis)função narcotizante da mídia apontada por Merton e Lazarsfeld (2000), um quadro característico dos jornais populares em que política, economia e variedades se misturam num pacote de entretenimento e informação e, ainda, num cenário de banalização da violência, apontado por autores como Chauí (1999) e de transformações da política na era de comunicação de massa, indicado por Gomes (2004). Utilizamos, como metodologia, análise de discurso da reportagem principal publicada na data da criação da editoria, bem como de cinco capas do jornal com o termo “guerra”, quatro antes e uma depois do surgimento da editoria. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/42614 |
url |
http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/42614 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/42614/161773 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Passagens info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Passagens |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Passagens: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará; Vol. 11 No. 1 (2020): Passagens; 144-167 Passagens: Periódico del Programa de Posgrado en Comunicación de la UFC; Vol. 11 Núm. 1 (2020): Passagens; 144-167 Passagens: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará; v. 11 n. 1 (2020): Passagens; 144-167 2179-9938 reponame:Revista Passagens instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Revista Passagens |
collection |
Revista Passagens |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Passagens - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
passagensufc@gmail.com |
_version_ |
1803388384332218368 |