O Guerra do Rio, guerra do Extra ... guerra de quem?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: APARECIDA PASSOS KNEIPP, VALQUIRIA
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Ferreira de Moraes, Renato
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Passagens
Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/42614
Resumo: Este artigo se propõe a analisar a estratégia do jornal Extra, do Rio de Janeiro, ao criar a editoria “Guerra do Rio” para classificar as notícias relacionadas à violência urbana na capital fluminense. Utilizamos como aporte teórico o conceito de (dis)função narcotizante da mídia apontada por Merton e Lazarsfeld (2000), um quadro característico dos jornais populares em que política, economia e variedades se misturam num pacote de entretenimento e informação e, ainda, num cenário de banalização da violência, apontado por autores como Chauí (1999) e de transformações da política na era de comunicação de massa, indicado por Gomes (2004). Utilizamos, como metodologia, análise de discurso da reportagem principal publicada na data da criação da editoria, bem como de cinco capas do jornal com o termo “guerra”, quatro antes e uma depois do surgimento da editoria.
id UFC-20_e5831f879bdf96dce3e1f0f7e3361080
oai_identifier_str oai:periodicos.ufc:article/42614
network_acronym_str UFC-20
network_name_str Revista Passagens
repository_id_str
spelling O Guerra do Rio, guerra do Extra ... guerra de quem?Este artigo se propõe a analisar a estratégia do jornal Extra, do Rio de Janeiro, ao criar a editoria “Guerra do Rio” para classificar as notícias relacionadas à violência urbana na capital fluminense. Utilizamos como aporte teórico o conceito de (dis)função narcotizante da mídia apontada por Merton e Lazarsfeld (2000), um quadro característico dos jornais populares em que política, economia e variedades se misturam num pacote de entretenimento e informação e, ainda, num cenário de banalização da violência, apontado por autores como Chauí (1999) e de transformações da política na era de comunicação de massa, indicado por Gomes (2004). Utilizamos, como metodologia, análise de discurso da reportagem principal publicada na data da criação da editoria, bem como de cinco capas do jornal com o termo “guerra”, quatro antes e uma depois do surgimento da editoria.Universidade Federal do Ceará2020-07-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/42614Passagens: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará; Vol. 11 No. 1 (2020): Passagens; 144-167Passagens: Periódico del Programa de Posgrado en Comunicación de la UFC; Vol. 11 Núm. 1 (2020): Passagens; 144-167Passagens: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará; v. 11 n. 1 (2020): Passagens; 144-1672179-9938reponame:Revista Passagensinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/42614/161773Copyright (c) 2020 Passagensinfo:eu-repo/semantics/openAccessAPARECIDA PASSOS KNEIPP, VALQUIRIAFerreira de Moraes, Renato 2020-12-31T05:30:33Zoai:periodicos.ufc:article/42614Revistahttp://periodicos.ufc.br/passagens/PUBhttp://periodicos.ufc.br/passagens/oaipassagensufc@gmail.com2179-99382179-9938opendoar:2020-12-31T05:30:33Revista Passagens - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv O Guerra do Rio, guerra do Extra ... guerra de quem?
title O Guerra do Rio, guerra do Extra ... guerra de quem?
spellingShingle O Guerra do Rio, guerra do Extra ... guerra de quem?
APARECIDA PASSOS KNEIPP, VALQUIRIA
title_short O Guerra do Rio, guerra do Extra ... guerra de quem?
title_full O Guerra do Rio, guerra do Extra ... guerra de quem?
title_fullStr O Guerra do Rio, guerra do Extra ... guerra de quem?
title_full_unstemmed O Guerra do Rio, guerra do Extra ... guerra de quem?
title_sort O Guerra do Rio, guerra do Extra ... guerra de quem?
author APARECIDA PASSOS KNEIPP, VALQUIRIA
author_facet APARECIDA PASSOS KNEIPP, VALQUIRIA
Ferreira de Moraes, Renato
author_role author
author2 Ferreira de Moraes, Renato
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv APARECIDA PASSOS KNEIPP, VALQUIRIA
Ferreira de Moraes, Renato
description Este artigo se propõe a analisar a estratégia do jornal Extra, do Rio de Janeiro, ao criar a editoria “Guerra do Rio” para classificar as notícias relacionadas à violência urbana na capital fluminense. Utilizamos como aporte teórico o conceito de (dis)função narcotizante da mídia apontada por Merton e Lazarsfeld (2000), um quadro característico dos jornais populares em que política, economia e variedades se misturam num pacote de entretenimento e informação e, ainda, num cenário de banalização da violência, apontado por autores como Chauí (1999) e de transformações da política na era de comunicação de massa, indicado por Gomes (2004). Utilizamos, como metodologia, análise de discurso da reportagem principal publicada na data da criação da editoria, bem como de cinco capas do jornal com o termo “guerra”, quatro antes e uma depois do surgimento da editoria.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/42614
url http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/42614
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/42614/161773
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Passagens
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Passagens
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Passagens: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará; Vol. 11 No. 1 (2020): Passagens; 144-167
Passagens: Periódico del Programa de Posgrado en Comunicación de la UFC; Vol. 11 Núm. 1 (2020): Passagens; 144-167
Passagens: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará; v. 11 n. 1 (2020): Passagens; 144-167
2179-9938
reponame:Revista Passagens
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Revista Passagens
collection Revista Passagens
repository.name.fl_str_mv Revista Passagens - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv passagensufc@gmail.com
_version_ 1803388384332218368