Metodologia para seleção de linhagens de soja visando germinação, vigor e emergência em campo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins,Cibele Chalita
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Unêda-Trevisoli,Sandra Helena, Môro,Gustavo Vitti, Vieira,Roberval Daiton
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista ciência agronômica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-66902016000300455
Resumo: RESUMO Cultivares de soja com sementes de maior qualidade fisiológica são de interesse para agricultores e empresas de sementes. Assim, objetivou-se com esse estudo verificar a variabilidade genética e as relações existentes entre caracteres das sementes visando identificar testes passíveis de utilização em laboratório para a seleção de linhagens de soja com sementes de maior germinação, vigor e desempenho em campo. Sementes de 62 linhagens avançadas de soja foram caracterizadas quanto ao teste da primeira contagem e germinação, classificação do vigor de plântulas, condutividade elétrica, teste de envelhecimento acelerado, massa de matéria seca de plântulas e emergência de plântulas em campo. O teor de água das sementes foi determinado antes dos testes de avaliação da qualidade e após o envelhecimento acelerado. Os dados experimentais foram submetidos à análise de variância e covariância estimando-se as correlações fenotípicas, genotípicas e ambientais; herdabilidade; coeficiente de variação genética e ganho por seleção. A variabilidade genética dos caracteres avaliados indica que o melhoramento genético pode contribuir significativamente para a melhoria da qualidade fisiológica das sementes de soja. Os testes de envelhecimento acelerado, primeira contagem, germinação e massa de matéria seca de plântulas podem ser utilizados para a seleção de linhagens de soja com sementes de maior vigor e emergência de plântulas em campo. O ganho genético estimado para a germinação e emergência de plântulas em campo é de 20% por ciclo de seleção.
id UFC-2_bdc39a11704fdb49a1b83320149e6009
oai_identifier_str oai:scielo:S1806-66902016000300455
network_acronym_str UFC-2
network_name_str Revista ciência agronômica (Online)
repository_id_str
spelling Metodologia para seleção de linhagens de soja visando germinação, vigor e emergência em campoGlycine maxSementesTestes de vigorMelhoramentoHerdabilidadeRESUMO Cultivares de soja com sementes de maior qualidade fisiológica são de interesse para agricultores e empresas de sementes. Assim, objetivou-se com esse estudo verificar a variabilidade genética e as relações existentes entre caracteres das sementes visando identificar testes passíveis de utilização em laboratório para a seleção de linhagens de soja com sementes de maior germinação, vigor e desempenho em campo. Sementes de 62 linhagens avançadas de soja foram caracterizadas quanto ao teste da primeira contagem e germinação, classificação do vigor de plântulas, condutividade elétrica, teste de envelhecimento acelerado, massa de matéria seca de plântulas e emergência de plântulas em campo. O teor de água das sementes foi determinado antes dos testes de avaliação da qualidade e após o envelhecimento acelerado. Os dados experimentais foram submetidos à análise de variância e covariância estimando-se as correlações fenotípicas, genotípicas e ambientais; herdabilidade; coeficiente de variação genética e ganho por seleção. A variabilidade genética dos caracteres avaliados indica que o melhoramento genético pode contribuir significativamente para a melhoria da qualidade fisiológica das sementes de soja. Os testes de envelhecimento acelerado, primeira contagem, germinação e massa de matéria seca de plântulas podem ser utilizados para a seleção de linhagens de soja com sementes de maior vigor e emergência de plântulas em campo. O ganho genético estimado para a germinação e emergência de plântulas em campo é de 20% por ciclo de seleção.Universidade Federal do Ceará2016-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-66902016000300455Revista Ciência Agronômica v.47 n.3 2016reponame:Revista ciência agronômica (Online)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC10.5935/1806-6690.20160055info:eu-repo/semantics/openAccessMartins,Cibele ChalitaUnêda-Trevisoli,Sandra HelenaMôro,Gustavo VittiVieira,Roberval Daitonpor2016-05-20T00:00:00Zoai:scielo:S1806-66902016000300455Revistahttp://www.ccarevista.ufc.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||alekdutra@ufc.br|| ccarev@ufc.br1806-66900045-6888opendoar:2016-05-20T00:00Revista ciência agronômica (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Metodologia para seleção de linhagens de soja visando germinação, vigor e emergência em campo
title Metodologia para seleção de linhagens de soja visando germinação, vigor e emergência em campo
spellingShingle Metodologia para seleção de linhagens de soja visando germinação, vigor e emergência em campo
Martins,Cibele Chalita
Glycine max
Sementes
Testes de vigor
Melhoramento
Herdabilidade
title_short Metodologia para seleção de linhagens de soja visando germinação, vigor e emergência em campo
title_full Metodologia para seleção de linhagens de soja visando germinação, vigor e emergência em campo
title_fullStr Metodologia para seleção de linhagens de soja visando germinação, vigor e emergência em campo
title_full_unstemmed Metodologia para seleção de linhagens de soja visando germinação, vigor e emergência em campo
title_sort Metodologia para seleção de linhagens de soja visando germinação, vigor e emergência em campo
author Martins,Cibele Chalita
author_facet Martins,Cibele Chalita
Unêda-Trevisoli,Sandra Helena
Môro,Gustavo Vitti
Vieira,Roberval Daiton
author_role author
author2 Unêda-Trevisoli,Sandra Helena
Môro,Gustavo Vitti
Vieira,Roberval Daiton
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins,Cibele Chalita
Unêda-Trevisoli,Sandra Helena
Môro,Gustavo Vitti
Vieira,Roberval Daiton
dc.subject.por.fl_str_mv Glycine max
Sementes
Testes de vigor
Melhoramento
Herdabilidade
topic Glycine max
Sementes
Testes de vigor
Melhoramento
Herdabilidade
description RESUMO Cultivares de soja com sementes de maior qualidade fisiológica são de interesse para agricultores e empresas de sementes. Assim, objetivou-se com esse estudo verificar a variabilidade genética e as relações existentes entre caracteres das sementes visando identificar testes passíveis de utilização em laboratório para a seleção de linhagens de soja com sementes de maior germinação, vigor e desempenho em campo. Sementes de 62 linhagens avançadas de soja foram caracterizadas quanto ao teste da primeira contagem e germinação, classificação do vigor de plântulas, condutividade elétrica, teste de envelhecimento acelerado, massa de matéria seca de plântulas e emergência de plântulas em campo. O teor de água das sementes foi determinado antes dos testes de avaliação da qualidade e após o envelhecimento acelerado. Os dados experimentais foram submetidos à análise de variância e covariância estimando-se as correlações fenotípicas, genotípicas e ambientais; herdabilidade; coeficiente de variação genética e ganho por seleção. A variabilidade genética dos caracteres avaliados indica que o melhoramento genético pode contribuir significativamente para a melhoria da qualidade fisiológica das sementes de soja. Os testes de envelhecimento acelerado, primeira contagem, germinação e massa de matéria seca de plântulas podem ser utilizados para a seleção de linhagens de soja com sementes de maior vigor e emergência de plântulas em campo. O ganho genético estimado para a germinação e emergência de plântulas em campo é de 20% por ciclo de seleção.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-66902016000300455
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-66902016000300455
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.5935/1806-6690.20160055
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ciência Agronômica v.47 n.3 2016
reponame:Revista ciência agronômica (Online)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Revista ciência agronômica (Online)
collection Revista ciência agronômica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista ciência agronômica (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv ||alekdutra@ufc.br|| ccarev@ufc.br
_version_ 1750297488390094848