Avaliação da composição centesimal das silagens biológicas de resíduos de pescado armazenada por 30 dias e 90 dias em temperatura ambiente 1.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Norival Ferreira dos; Departamento de Tecnologia de Alimentos da CCA/UFC
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Sales, Ronaldo de Oliveira; Departamento de Tecnologia de Alimentos da CCA/UFC, Azevedo, Abelardo Ribeiro de; Prof. Doutor DZ/CCA/UFC
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de higiene e sanidade animal
Texto Completo: http://www.higieneanimal.ufc.br/seer/index.php/higieneanimal/article/view/692
Resumo: Elaboraram-se duas silagens A e B por método biológico com composição e formulação idênticas, porém, em períodos diferentes. Utilizou-se 56% de resíduos de pescado de águas marinhas, 30% de farinha de trigo, como fonte de carboidrato, 10% de fermento biológico e4% de sal. Após total homogeneização a biomassa permaneceu 06 dias em condição de anaerobiose até estabilização do pH em 4,5. Ao final desta fase, constituía-se a silagem biológica úmida, a qual foi exposta ao sol à temperatura variando de 27 a 33° C, identificada como A e armazenada por 90dias. Quando a silagem A estava com 60 dias, formulou-se a silagem B, armazenando-a por 30 dias. Foram encontrados valores semelhantes nas determinações de umidade, proteína, lipídios, cinzas, carboidratos e valor calórico, quando comparado as duas silagens com tempos de processamento diferentes, sendo possível se concluir que não houve perdas significantes de nutrientes após armazenamento por 30 e 90 dias.
id UFC-4_8b21fe798ff4be21ddce02ae8bcb1b2a
oai_identifier_str oai:ojs.www.higieneanimal.ufc.br:article/692
network_acronym_str UFC-4
network_name_str Revista brasileira de higiene e sanidade animal
repository_id_str
spelling Avaliação da composição centesimal das silagens biológicas de resíduos de pescado armazenada por 30 dias e 90 dias em temperatura ambiente 1.fermento biológico, período de armazenamento, temperatura ambienteElaboraram-se duas silagens A e B por método biológico com composição e formulação idênticas, porém, em períodos diferentes. Utilizou-se 56% de resíduos de pescado de águas marinhas, 30% de farinha de trigo, como fonte de carboidrato, 10% de fermento biológico e4% de sal. Após total homogeneização a biomassa permaneceu 06 dias em condição de anaerobiose até estabilização do pH em 4,5. Ao final desta fase, constituía-se a silagem biológica úmida, a qual foi exposta ao sol à temperatura variando de 27 a 33° C, identificada como A e armazenada por 90dias. Quando a silagem A estava com 60 dias, formulou-se a silagem B, armazenando-a por 30 dias. Foram encontrados valores semelhantes nas determinações de umidade, proteína, lipídios, cinzas, carboidratos e valor calórico, quando comparado as duas silagens com tempos de processamento diferentes, sendo possível se concluir que não houve perdas significantes de nutrientes após armazenamento por 30 e 90 dias.Revista Brasileira de Higiene e Sanidade Animal2023-01-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.higieneanimal.ufc.br/seer/index.php/higieneanimal/article/view/69210.5935/rbhsa.v16i3.692Revista Brasileira de Higiene e Sanidade Animal; v. 16, n. 3 (2022); 1-12reponame:Revista brasileira de higiene e sanidade animalinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.higieneanimal.ufc.br/seer/index.php/higieneanimal/article/view/692/3349Santos, Norival Ferreira dos; Departamento de Tecnologia de Alimentos da CCA/UFCSales, Ronaldo de Oliveira; Departamento de Tecnologia de Alimentos da CCA/UFCAzevedo, Abelardo Ribeiro de; Prof. Doutor DZ/CCA/UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-28T18:27:10Zoai:ojs.www.higieneanimal.ufc.br:article/692Revistahttp://www.higieneanimal.ufc.br/PUBhttp://www.higieneanimal.ufc.br/seer/index.php/higieneanimal/oaiwesleylyeverton@yahoo.com.br||ronaldo.sales@ufc.br1981-29651981-2965opendoar:2024-06-28T18:27:10Revista brasileira de higiene e sanidade animal - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da composição centesimal das silagens biológicas de resíduos de pescado armazenada por 30 dias e 90 dias em temperatura ambiente 1.
title Avaliação da composição centesimal das silagens biológicas de resíduos de pescado armazenada por 30 dias e 90 dias em temperatura ambiente 1.
spellingShingle Avaliação da composição centesimal das silagens biológicas de resíduos de pescado armazenada por 30 dias e 90 dias em temperatura ambiente 1.
Santos, Norival Ferreira dos; Departamento de Tecnologia de Alimentos da CCA/UFC
fermento biológico, período de armazenamento, temperatura ambiente
title_short Avaliação da composição centesimal das silagens biológicas de resíduos de pescado armazenada por 30 dias e 90 dias em temperatura ambiente 1.
title_full Avaliação da composição centesimal das silagens biológicas de resíduos de pescado armazenada por 30 dias e 90 dias em temperatura ambiente 1.
title_fullStr Avaliação da composição centesimal das silagens biológicas de resíduos de pescado armazenada por 30 dias e 90 dias em temperatura ambiente 1.
title_full_unstemmed Avaliação da composição centesimal das silagens biológicas de resíduos de pescado armazenada por 30 dias e 90 dias em temperatura ambiente 1.
title_sort Avaliação da composição centesimal das silagens biológicas de resíduos de pescado armazenada por 30 dias e 90 dias em temperatura ambiente 1.
author Santos, Norival Ferreira dos; Departamento de Tecnologia de Alimentos da CCA/UFC
author_facet Santos, Norival Ferreira dos; Departamento de Tecnologia de Alimentos da CCA/UFC
Sales, Ronaldo de Oliveira; Departamento de Tecnologia de Alimentos da CCA/UFC
Azevedo, Abelardo Ribeiro de; Prof. Doutor DZ/CCA/UFC
author_role author
author2 Sales, Ronaldo de Oliveira; Departamento de Tecnologia de Alimentos da CCA/UFC
Azevedo, Abelardo Ribeiro de; Prof. Doutor DZ/CCA/UFC
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Norival Ferreira dos; Departamento de Tecnologia de Alimentos da CCA/UFC
Sales, Ronaldo de Oliveira; Departamento de Tecnologia de Alimentos da CCA/UFC
Azevedo, Abelardo Ribeiro de; Prof. Doutor DZ/CCA/UFC
dc.subject.por.fl_str_mv fermento biológico, período de armazenamento, temperatura ambiente
topic fermento biológico, período de armazenamento, temperatura ambiente
description Elaboraram-se duas silagens A e B por método biológico com composição e formulação idênticas, porém, em períodos diferentes. Utilizou-se 56% de resíduos de pescado de águas marinhas, 30% de farinha de trigo, como fonte de carboidrato, 10% de fermento biológico e4% de sal. Após total homogeneização a biomassa permaneceu 06 dias em condição de anaerobiose até estabilização do pH em 4,5. Ao final desta fase, constituía-se a silagem biológica úmida, a qual foi exposta ao sol à temperatura variando de 27 a 33° C, identificada como A e armazenada por 90dias. Quando a silagem A estava com 60 dias, formulou-se a silagem B, armazenando-a por 30 dias. Foram encontrados valores semelhantes nas determinações de umidade, proteína, lipídios, cinzas, carboidratos e valor calórico, quando comparado as duas silagens com tempos de processamento diferentes, sendo possível se concluir que não houve perdas significantes de nutrientes após armazenamento por 30 e 90 dias.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.higieneanimal.ufc.br/seer/index.php/higieneanimal/article/view/692
10.5935/rbhsa.v16i3.692
url http://www.higieneanimal.ufc.br/seer/index.php/higieneanimal/article/view/692
identifier_str_mv 10.5935/rbhsa.v16i3.692
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.higieneanimal.ufc.br/seer/index.php/higieneanimal/article/view/692/3349
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Higiene e Sanidade Animal
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Higiene e Sanidade Animal
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Higiene e Sanidade Animal; v. 16, n. 3 (2022); 1-12
reponame:Revista brasileira de higiene e sanidade animal
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Revista brasileira de higiene e sanidade animal
collection Revista brasileira de higiene e sanidade animal
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de higiene e sanidade animal - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv wesleylyeverton@yahoo.com.br||ronaldo.sales@ufc.br
_version_ 1814256470251798528